sexta-feira, 20 de junho de 2014

Explorações agrícolas estão em risco

Na ilha das Flores a preocupação com a proposta açoriana para o novo POSEI é grande e extensível à maioria dos produtores. De acordo com a Associação Agrícola daquela ilha, se o documento for em frente, o desaparecimento de explorações é mais que certo.

Em declarações ao jornal «Diário Insular», o vice-presidente do Associação Agrícola, Valter Câmara, explicou que com a abolição dos prémios - sobretudo aos bovinos machos e às vacas aleitantes - há cerca de 400 mil euros que deixam de entrar na economia agrícola daquela ilha: "Fizemos as contas e é esse o valor em causa. Arrisco-me a dizer que isso vai levar à rutura de algumas explorações, mais ainda numa altura em que os custos de produção são cada vez maiores. Esse dinheiro é praticamente o lucro de alguns produtores", sublinhou.

Trata-se de verbas que os agricultores com explorações já instaladas não conseguem ir buscar de nenhuma outra forma. "Se víssemos que a perda dessa ajuda era completada com outra, não nos preocuparíamos tanto, mas não é isso que acontece. Intensificar a produção também está fora de questão: as Flores é uma ilha de carne e não podemos aumentar o encabeçamento", avançou Valter Câmara.

A proposta açoriana para o POSEI elimina os suplementos à extensificação da produção e criação animal, que têm vigorado até agora. Essa abolição, acreditam produtores e especialistas, pode resultar na intensificação produtiva, o que acarreta consequências preocupantes ao nível do ambiente e da qualidade alimentar, por exemplo.

A eliminação dos prémios que compensam quem tem menor número de animais por hectare é, de facto, a linha de mudança do POSEI que maiores dúvidas coloca. De acordo com o documento, essa medida "contribui para a simplificação técnica do programa", mantendo, contudo, "o nível de apoio às atividades económicas predominantes e à melhoria qualitativa da produção de carne de bovino e dos produtos da criação animal tradicional".

Produtores e especialistas contactados pelo jornal «Diário Insular» acreditam que a abolição dessa compensação pode fazer com que os produtores passem a recorrer às rações para alimentar os animais, sendo certo que a alimentação à base de erva é uma das componentes que confere à carne e ao leite açorianos os seus valores nutricionais. A proposta de novo POSEI deverá induzir ao aumento de importações e à dependência do exterior: "Os contribuintes estavam dispostos a pagar para ter essa qualidade ambiental e alimentar. Com esta proposta, vai-se pagar por piores. É um documento que vai contra todas as boas regras".


Notícia: jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Uma atividade económica que funciona à conta de "prémios", "subsídios" e "compensações", provenientes dos impostos de todos, tem porventura futuro?

Anónimo disse...

trabalhei nesta actividade vários anos e nem dez centavos o governo dáva como subsidios e, era levantar da cama pelas tres horas da madrugada para ir ordenhar pelos caminhos velhos e a pé descalço, hoje anda tude a levantar-se tarde e sempre a pedir subsidio porque choveu muito outro subsidio porque o verão foi muito seco enfim tude o explorar o desgraçado do contribuinte seja ele da função publica ou reformado que já não se aguentam em pé com tantos impostos

Anónimo disse...

Por que será que os iates não entram para a Marina nas Lajes.

Anónimo disse...

È simples nao querem pagar marina..

Anónimo disse...

Qundo nas Flores pagam uma bacatela para estarem na Marina, no Faial e na Terceira pagam o seu justo por isso andam fora da Marina.

Anónimo disse...

O problema nas Flores,e que ha muitos malandros,que passam os dias nos cafes a espera dos subsidios,se chove querem subsidio porque choveu muito,se faz sol querem subsidio porque esta tudo seco,mas trabalhar e tratar das vacas como deve ser,eles nao querem,has vezes vejo animais tao mal tratados,de inverno,metidos em tanta lama,com fome e frio e os donos nos cafes e ainda se queixam,eu gostava mesmo era que esses donos dos animais mal tratados ficassem tambem amarrados junto a eles alguns dias,para verem se era bom,e se nao recebessem subsidios,eles iam trabalhar de verdade,mas pode ser que isso venha a acontecer,se calhar mais depressa do que pensam,essa malandrice toda um dia vai acabar.

Anónimo disse...

Epa grande merda e so falar mal dos aglricutores mas esse mesmo assim fazem algo para ter algum subsidio mas nao ha maiores malandros e mamoes do k os pescadores mas desses nao se fala ,com bom tempo esta sse no cafe com mau tempo e so dizer k nao podem sair para o mar mas estao sempre a receber e nao percisam de ir adubar o mar nem mudar os peixes ,tem despesa sim mas nao tanta como o agricultor e recebem mais mas enfim sempre foi o Ze povino k paga as favas