quinta-feira, 19 de junho de 2014

XIV Convívio de Pesca Desportiva

Já vem sendo hábito nos Açores serem realizadas iniciativas no âmbito da pesca. Um grupo de amigos/pescadores de Peniche há alguns anos a esta parte que vem fazendo, em diversas ilhas, o seu encontro anual de pesca desportiva de mar. Desta feita coube ao grupo Ocidental, às Flores e Corvo, serem as ilhas escolhidas para tal efeméride.

O grupo composto por quase quatro dezenas de pessoas, dedicaram alguns dias a estar junto das águas cristalinas do Atlântico e, com a paciência e o conhecimento que convém, capturaram várias centenas de quilos de peixe, em mais de um milhar de exemplares de várias espécies.

O convívio, camaradagem, amizade, cumplicidade e sobretudo o enorme gosto pela pesca são o prato forte para o sucesso desta “operação” que teve duração de vários dias, divididos entre as ilhas das Flores e do Corvo e, como convém, o descanso, o lazer, o desfrutar das belezas das ilhas, o convívio e muita partilha. De salientar que todo o pescado reverteu para uma instituição social, neste caso a Santa Casa/Lar de Idosos de ambas as ilhas.

Por motivos óbvios não foi possível à Costa Ocidental acompanhar as tarefas diárias destes homens do mar, mas não pudemos faltar à cerimónia de encerramento que aconteceu no restaurante Pôr do Sol, na freguesia da Fajãzinha, e que constou, para além do jantar, da entrega de prémios e muita música, visto alguns dos elementos do grupo serem músicos e de um modo geral todos cantarem entoadamente e conhecedores de muitos temas ali interpretados.

Resta agradecer ao senhor Gaspar (da MAP) que cedeu as imagens do pescado, ao restaurante Pôr do Sol onde foram captadas estas imagens, aos intervenientes e a todo o grupo que tudo fizeram para que este trabalho fosse possível. Especial agradecimento à Luísa Silveira pela ajuda na produção, fotografia e algumas imagens em vídeo.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: