quarta-feira, 18 de junho de 2014

Dívidas da CMLF aumentaram 800%

A Câmara Municipal das Lajes deve quase 3 milhões e meio de euros. A dívida aumentou 800% em menos de dois anos, revela auditoria do Tribunal de Contas.

A principal conclusão da auditoria diz respeito ao elevado nível de endividamento. "O valor das contas a pagar, reportadas nos pagamentos em atraso, totalizava 2,5 milhões de euros: mais oitocentos e cinco por cento, entre Janeiro de 2012 e Outubro de 2013. Apurado o valor global das contas a pagar: superior a 3,4 milhões de euros", afirmou o presidente da edilidade Luís Maciel.

O pedido de auditoria surge na sequência da abstenção do Partido Socialista aquando da votação de um empréstimo em 2013. "Recordo que no comunicado em que o Partido Socialista se absteve, justificou que a evolução da dívida do Município era preocupante, na medida em que evoluiu num ano de cerca de 1,7 milhões de euros para cerca de 2,3 milhões de euros. Agora verificamos que era superior a 3,4 milhões de euros", esclareceu Luís Maciel.

O documento realça ainda que a prática do anterior executivo evidencia um forte presidencialismo, com intervenção a todos os níveis, nomeadamente na gestão da contabilidade. Neste sentido é apontado um desfasamento entre a informação reportada e a situação real, ou seja a subavaliação dos valores do passivo, das contas a pagar e dos pagamentos em atraso. As irregularidades detetadas têm graves consequências para a autarquia, nomeadamente a retenção de verbas até ao montante aproximado de um milhão duzentos e setenta e dois mil euros.

Luís Maciel diz que a maior parte das irregularidades ao nível administrativo têm vindo a ser resolvidas, como é o caso da implementação do SIADAP ou a integração dos trabalhadores da Associação de Municípios das Flores na Câmara das Lajes.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

47 comentários:

Anónimo disse...

O que estão há espera para avançar já com uma queixa crime , ou vai mais este processo morrer em águas de bacalhau e alguem ficar a rir

Anónimo disse...

se fosse para haver queixa crime não havia camara nenhuma salva nos açores ia tude para a cadeia. o joão merece ilogios desxou divida mas fez muita obra agora há outros que deixam dividas e obra pelo canudo.

Anónimo disse...

Crime? Mas desde quando a classe política é responsabilizada pelos seus actos?
O que mais me impressiona são os e as "lourençistas" que, nem que o homem seja condenado a 100 anos de prisão, continuam a não enxergar um boi à frente!
Se houvesse justiça, a Câmara fechava as portas!

Anónimo disse...

Fazer obras assim, jogando a bola para a frente, só um cepo não as faz ...
Quem é que vai agora pagar? Quem é?
O governo de Lisboa, estrangulado pelos credores?
O governo regional, entalado na crise?
Onde é que se vai buscar dinheiro para sustentar a celebérrima piscina aquecida e o vistoso museu sideral?
Onde?
Quem souber que explique.

Anónimo disse...

Fazer obra, de facto não justifica de todo,tão elevado endividamento,embora nem todo o endividamento seja mau. Só que,tem que ser para obras ou realizações prioritárias para a satisfação de necessidades básicas das populações,ou para promoverem o desenvolvimento que prometa mais valias futuras. Mesmo assim,terá que ter-se sempre em conta a capacidade de suportar o serviço da dívida,ou seja as prestações e respectivos juros e encargos. Isto é;as receitas correntes,neste caso,do Município,devem dar para pagar as despesas correntes e de funcionamento e para o tal serviço da dívida.
Se assim não for, só há dois caminhos: o aumento de taxas e impostos,ou mais endividamento para pagar os juros da dívida,o que se traduz numa espiral de endividamento que nunca mais acaba.
Aém disso,querer fazer toda a obra que se considere necessária,(e isso depende do ponto de vista de cada um)é egoismo e má fé,porque retira capacidade e iniciativa a quem vier depois,obrigando a apenas pagar as dívidas herdades de quem fez as inaugurações e colheu os louros políticos,vendo-se impedido de também dar corpo ao seu programa eleitoral.

Anónimo disse...

agora um dia temos a descoberta da camara de santa cruz com as dividas e em tempo de crise a fazer museus auditorios vai ser lindo quando a bomba rebentar.

Anónimo disse...

Aquela que está sempre a pedir um "infermeiro" para as Lajes que vá pedir ao cabeçudo agora!

Anónimo disse...

Endividar-se mais, diz a criatura das 01:29.
Endividar-se como?
Quem é que vai emprestar dinheiro ou dar aval a uma instituição completamente falida?

Anónimo disse...

Quando uma lagartixa se quer armar em crocodilo só pode dar nisto. Agora é fechar a câmara porque a ilha com tão pouca gente não precisa de duas e transferir o pessoal para trabalhar nos armazéns e nos negócios do J. Lourenço.

Anónimo disse...

Qualquer dia fecha e passa a ser governada pela camara da capital. scf

Anónimo disse...

Mas o objectivo esta cumprido: Facturar materiais de construções.
Agora o indivíduo pode continuar a alugar tranquilamente as 5 casas que comprou com o seu modesto salário de autarca.
A consequente dívida de 3.4 milhões de euros é irrelevante.

Anónimo disse...

tanto comentário ignorante existe por aqui, haja bom censo,sabemos que todos eles são formalados por adeptos santacruzenses e preirinha que nunca consegiu dar a volta ao Senhor João Loureço mas ele soube dar a volta a ele. Saudações Lagenses.

Anónimo disse...

dá-me vontade de rir quando sabem tude o que se passa e depois de ganhar as eleições andam a chorar porque não tem capacidade de fazer nem ideias a não ser para musica e faróz neste caso há sempre dinheiro. com a crise o povo não vive de música nem de feroz mas sim de trabalho e dinheiro.

Anónimo disse...

cada dia aumenta a chegada de iates à marina da capital das flores, lages claro???, é só ligua strangeira nesta capital florentino, até só vou divulgar alguns países para não alrgar muito a escrita.franceses, italianos, de australia, ingleses,holandeses, etc,etc.

Anónimo disse...

quando é que será descoberta a divida da camara de santa cruz.

Anónimo disse...

A grande questão é que não só o ex presidente pode e deve ser culpabilizado!
Todos (as) aqueles (as) que tem envolvimento directo na contabilidade da edilidade devem responder por omissão, pois todos tinham mais que conhecimento da situação, e por um ou outro motivo, entre eles incompetência, não revelaram a situação!

Anónimo disse...

esses parasitas estão preocupados com a divida porque não tens inteligência para trabalhar estão muito preocupados e com os seus bolsos trabalhem façam alguma coisa pelo povo quase um ano e nada feito

Anónimo disse...

Passei por aqui e reparei que só há comentários de pessoal daqui de Santa Cruz vejo que os das Lajes já não ligam às conversas do Presidente. Será que estou certa!!!

Anónimo disse...

ao anónimo de santa cruz das 17,24 eu não sou das lajes mas sim da fagã grande e confirmo que estás certo porque sou amigo de algumas pessoas das lajes e eles já nem ligam à conversa.

Anónimo disse...

E o javardolas que esta sentado ao lado do presidente, quando estava na assembleia, o que fazia la? So fazia corriculo?

Anónimo disse...

A responsabilidade por este descalabro tem naturalmente nome, por muito que queiram disfarçar.
É escandaloso chegar-se a um ponto destes e deixar aos mais novos uma herança destas.
Irresponsáveis. Ainda em véspera de eleições, com a bancarrota à porta, andavam por aí numa fona viva a fazer "obra" para inaugurar.

Anónimo disse...

Ainda há gente que não percebe a gravidade da situação e continua a delirar...

Anónimo disse...

quando não há inteligencia para fazer nada é só falar na divida, o joão se tive-se de presidente arranjava sempre dinheiro para fazer obra. volta joão que estes pequenos tem muito que aprender.

Anónimo disse...

" o João se tivesse de presidente arranjava sempre dinheiro para fazer obra". Aquilo que os números mostram e não mentem é que gastou muito mais dinheiro do que aquele que conseguiu arranjar.
A isto não se chama inteligência mas sim irresponsabilidade e aquilo que me inquieta é que este tipo de conduta continue a ter seguidores.

Anónimo disse...

ouvi dizer que o joão vai-se condidatar nas próximas eleiçoes para a camara das lajes, se assim for está garantido desde já o meu voto não pelo partido mas sim pela pessoa que muito fez pelo concelho.. volta joão és um mouro de trabalho.

Anónimo disse...

A boa gestão pugna pela sustentabilidade.
Fazer obra à toa, gerindo mal os impostos que as pessoas pagam, qualquer um faz. O Manuel, o João, o António e o Joaquim.
Espatifar o dinheiro que as pessoas pagam ao estado, em obras de viabilidade nula, porque vão gerar sempre buracos, e de utilidade duvidosa, é coisa que não pode continuar.
Querem um exemplo?
As Flores precisam de um museu. Não precisam de dois.
As Flores precisam uma marina decente, com boas estruturas de apoio à atividade náutica. Não precisam de duas.
As Flores precisam de uma escola moderna, não de duas com professores a magote e meia dúzia de alunos.
As Flores precisam de um centro de saúde bem equipado, não de dois postos de socorros.
A fulana do enfermeiro, o atoleimado da escola e o cepo que quer mais uma piscina nas Lajes que se juntem ao tal da cana roca e fiquem a falar sozinhos.

Anónimo disse...

O "arranjar dinheiro" referido pela supra inteligência das 10:15, refere-se a quê?
A dinheiro achado no quintal? A uma mina de ouro? A petróleos? Ou a "mistérios" que só as benzedeiras tem capacidade de decifrar?

Anónimo disse...

Não! Dinheiro emprestado pelos bancos,que também não o tinham e foram buscar ao estrangeiro.Foi isso que nos levou onde estamos, à troika.

Anónimo disse...

Gostava que o Anónimo de 19/6, 11H20, explicasse onde é que eu defendi mais endividamento!
Vejo que não entendeu o que eu escrevi.
Eu estava e teorizar sobre a forma e ou a necessidade de endividamento. Ou seja, a explicar um pouquinho de finanças e economia ou administração. Que é o que não foi seguido na Câmara das Lajes e em muitos outros sítios, até no País, com as célebres PPP.

Anónimo disse...

está a precisar já de alguns anos um enfermeiro permanente na casa do povo das lajes e este presidente pelo que vejo não pediu ao governo, espere por mim que vou votar nas próxima eleições nele outra vez.

Anónimo disse...

800% de aumento de dívida é "obra", sem dúvida nenhuma.
Foi e será a maior "obra" que o antigo executivo camarário ergueu no Concelho das Lajes.
Quando é que esta facção "lourençista" que por aqui anda, vai perceber que o que está em causa não tem nada a ver com partidarismos?
É a dívida, meus senhores e minhas senhoras, é a dívida de um órgão público que está em causa.
Pior ainda, é a dívida que nós todos vamos pagar sem termos qualquer tipo de proveito ou mera culpa dela ter sido executada.
Num momento tão crítico da vida do País, como é possível este tipo de gestão danosa, "excesso de presidencialismo", arrogância ou espécie de fascismo instaurados durante anos e anos, passarem incólumes?
Espero que quem de direito tenha os pés bem assentes na terra e chame à razão os responsáveis. Sim porque não foi só um, foram muitos, inclusive os que lá estão agora, porque estes eram oposição e tinham dever, acima do direito, de terem conhecimento das finanças da Câmara Municipal.
Será assim tão difícil de entender?

Anónimo disse...

As finanças das camaras deviam ser como as das nossas casas.
As pessoas recorrem aos bancos, fazem dividas, com o propósito de retorno.
Ora isso não aconteceu.
Aplicou-se dinheiro, e muito, sem se vislumbrar retorno.
Aquela parábola dos talentos, descrita pelo evangelista nas escrituras, é paradigmática, e também se aplica à coisa pública. Quem recebe um (1) tem por obrigação obter dois (2), criando emprego, gerando riqueza e fomentando a prosperidade.

Anónimo disse...

agora fala-se da camara das lajes e não vai levar muito tempo que se vai falar na de santa cruz é fazer mais um museu é fazer auditorio num tempo de crise sem dinheiro.

Anónimo disse...

Para que um Centro de Saúde em boas condições em Santa Cruz se não há Médicos que queiram ir para lá. Também há aqui um cepo que é contra um Enfermeiro na Casa do Povo das Lajes a pedido de uma Fulana,ora essa este fulano está muito enganado no número da porta é que eu ainda não mudei de sexo nem tenciono fazelo, eu como Homem e com eles ainda no lugar vou continuar a lutar para que volte a ter Enfermeiro na Casa do Povo das Lajes Permanente.

Anónimo disse...

uma fonte fidedigna, garante que a divida da camara de scf ascende 1,5 milhões de euros.

Anónimo disse...

tenho para mim que a camara de santa cruz já passa dos 4 milhões.

Anónimo disse...

é muitos museus e muitos auditorios que não sei para que.

Anónimo disse...

O fulano(a) do enfermeiro, tem porta em lugar duvidoso, por isso houve um engano no número.
Vamos em frente, porque para o assunto em questão pouco interessa o sinal do género.
Importa, isso sim, sair do descalabro financeiro onde estamos atolados.
Querer um "infermero", uma escola, um centro de saúde, uma marina mais larga, e, para deleite estival, uma piscina à beira mar plantada, é sonho de gente tola, doida e irresponsável. Seja macho, seja fémea ou seja neutro.

Anónimo disse...

O fulano das 17,49 quer fazer-se tanto esperto a criticar dos outros que mete erros como faúlhas, deve ter a primeira classe tirada já depois do 25 de Abril.Seja discreto.

Anónimo disse...

já que falarm na piscina no prto das lajes quando começa esta promessa do presidente é que eu estou inquieto para dar uns mergulhos.

Anónimo disse...

vamos a ver se é este ano com a visita do governo que vai tomar a decisão de aumentar a marina nas lajes e um enfermeiro permanente para a casa do povo, que luta assim está a pedir trabalho e desenvolvimento para este concelho das lajes.camaradas temos que voltar à c.d.u. para este concelho das lajes e para o bem do povo.

Anónimo disse...

No lugar de "um enfermeiro permanente para a casa do povo" antes deviam contratar um psiquiatra para tratar o estarola que não deve ter aonde cair morto mas que gosta muito de reivindicar tudo o que lhe passa pela tola.

Anónimo disse...

Ao anónimo da 21,28 que quer oferecer aos outros aquilo que precisa, e vou acrescentar a seguinte frase. Nunca deves dar aos outros aquilo que precisas. O sempre atento para o melhor nas Lajes.

Anónimo disse...

este anónimo do dia 23/6/ás 21,28, pela maneira de falar dele anda tambem na pia.

Anónimo disse...

Como não passo cartão à ignorância, pergunto para quando um Enfermeiro todo o dia na Casa do Povo das Lajes as Flores.

Anónimo disse...

Deixando agora a camara municipal das Lajes um pouco de fora e falando numa outra instituição, que se chama junta de freguesia das Lajes, está a ser de uma generosidade escandalosa, pois há um munícipe desta freguesia, proprietário de três habitações, todas elas arrendadas e ele próprio está a residir numa casa pertencente à junta de freguesia das Lajes.Haja vergonha.

Anónimo disse...

como é possivel um menbro ter tres casas suas e de renda e morar numa que não é sua. meus amigos eu tenho uma e estou inquetando para pagala ao banco, vejo que a sorte não é para todos.