sexta-feira, 13 de junho de 2014

Harmonizar os tarifários da água

O presidente da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) alertou para a necessidade de ser harmonizada a forma de cálculo dos tarifários da água na Região.

"Há uma grande dicotomia na própria construção dos tarifários dos Açores, quer quanto à estrutura, quer quanto à forma, quer quanto aos escalões", frisou Hugo Pacheco na sessão de abertura do II Seminário Ambiente e Desenvolvimento.

Segundo o presidente da ERSARA, o que importa não é harmonizar os preços, mas a forma de cálculo dos tarifários nos diferentes concelhos dos Açores. Hugo Pacheco considerou ainda que é preciso recuperar o défice de tarifário que existe, lembrando que em alguns concelhos "não houve atualização" de preços durante muitos anos. Frisou ainda que os principais desafios no abastecimento de água atualmente são o reforço da sua qualidade e uma gestão "mais eficiente".

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória apelou a uma maior consciencialização da população para a gestão dos recursos existentes. Roberto Monteiro salientou que não é possível falar em ambiente e em desenvolvimento sustentável sem ter em conta a racionalidade dos recursos e a viabilidade económica das entidades que os gerem.

O autarca, que preside também à Associação de Municípios dos Açores, frisou que para além dos recursos serem limitados, a sua gestão envolve investimentos avultados, que a população não tem em mente quando se fala na necessidade de atualizar os tarifários: "Há duas formas de manter isto sempre equilibrado: ou se pratica um tarifário que cobre a totalidade das despesas que se tem ou, em contrapartida, se reduz no serviço que é oferecido para poder em correspondência ajudar o tarifário".


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Lá vêm os politico-burocratas,com conversa lógica e bem intencionada, abrir caminho para a tomada de medidas que afiram tudo pela mesma bitola. Isto é conversa para cobrar mais dinheiro que permita sustentar a cada vez mais vasta camada de boys político-partidários, que estão alojados nas Autarquias, Empresas Municipais, Serviços Municipalizados,etc.
Os municípios que não têm essas doideiras e dispõe de recursos abundantes de água, caso de Santa Cruz das Flores,devem ajustar os preços, mas sem nada que se pareça com essa loucuras que estão a ser praticadas em alguns concelhos. Haja bom senso! As pessoas estão desempregadas,tem sofrido cortes nos salários e nas pensões, muitas das quais modestas, não vivem como oa Autarcas e seus Boys...
Eles sabem muito bem quando é que as fazem, é no meio das eleições...Eles que se cuidem porque as pessoas já vão acordando.

Anónimo disse...

É isso mesmo. E há os que mamam à conta do erário publico para fazem investigações e estudos (?) que não servem para a ponta de um corno e, ainda por cima, tem o atrevimento de mandar postas de pescada.
Andam escudados em partidos, são até comandantes, travestindo numa suposta importância, uma indisfarçável crapulisse.
Esses que se cuidem. porque há por aí quem os conhece de ginjeira.

Anónimo disse...

Pois pois .... Mas chega-se ao momento, e vai tudo lá fazer a cruzinha neles, a troco de um prato de lentilhas. E eles a governarem-se, eles são casas na Fajã Grande, eles são caminhos para as sua terras, eles são pareceres de advogados ... enfim ...

Anónimo disse...

Há mamões, dirigentes de partidos, que andam a chupar o erário público para estudos que não servem para merda nenhuma.
Não tem emprego, nem o procuram, porque a espelunca de partido por onde andam, encarrega-se de os "encaminhar".
São do partido do governo pensam alguns, ou do que gere a camara pensam outros .......
Puro engano.
Não são.
São da oposição tinhosa que temos, que só usa a língua porca que tem, porque quer pressionar tacho ou ir para lá para fazer bem pior.
Andamos à conta das carochas.