terça-feira, 10 de junho de 2014

Telemedicina deve estar quase a chegar

Governo Regional estima que até final do ano o uso da telemedicina se generalize a todas as ilhas do arquipélago, permitindo aos doentes consultas regulares sem deslocações e a realização de alguns exames online.

“No quarto trimestre deste ano já se passarão a fazer consultas regulares recorrendo à telemedicina entre as Unidades de Saúde [de ilha] e os hospitais da Região, com a possibilidade da realização de alguns exames online”, disse fonte oficial da Secretaria Regional da Saúde. Esta possibilidade, segundo acrescentou, decorre da "introdução de uma aplicação informática” que já existia nos Centros de Saúde “e que agora foi implementada nos hospitais".

Atualmente, e segundo a tutela, o recurso à telemedicina "é feito de uma forma pontual" entre o hospital da Terceira e a Unidade de Saúde de São Jorge na especialidade de nefrologia e entre o hospital de Ponta Delgada e o de Coimbra na área da pediatria. Nas outras ilhas também se recorre "a formas de telemedicina", nomeadamente "transmissão de exames de diagnóstico para avaliar a necessidade da realização das evacuações áreas", acrescentou.

O Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores, no grupo ocidental do arquipélago, começou a recorrer em 2003 às novas tecnologias de comunicação para assegurar o acompanhamento “na hora” por especialistas das consultas e exames realizados no seu Centro de Saúde. Segundo a Secretaria Regional da Saúde, "a telemedicina já se realizou de uma forma regular entre o Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores e o hospital do Porto através de um protocolo existente", admitindo que para generalizar o recurso àquela tecnologia no arquipélago "foi necessário encontrar uma solução técnica adequada".

"Desde há muito que se tem desenvolvido esforços para o recurso à telemedicina de forma regular" nos Açores, garantiu a secretaria regional, sublinhando a utilidade do projeto num território descontínuo como os Açores e que permite a optimização dos recursos e evita deslocações dos doentes.

Na mais pequena ilha dos Açores, no Corvo, os habitantes estão expectantes em relação à implementação da telemedicina, tanto mais que só existe um médico de clínica geral na ilha: “Uma vez que as ilhas das Flores e Corvo estão ligadas pelo cabo de fibra óptica está tudo em condições para começar a funcionar, mas não está a funcionar. A telemedicina será certamente uma mais-valia”, afirmou a presidente do Conselho de Ilha do Corvo, Ângela Valadão.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho muito bem ,peca por já vir um pouco atrasada mas logo que funcione e que os nossos médicos de clinica geral não se armem em chicos espertos e respeitem as indicações dos especialistas ,vai correr bem

Anónimo disse...

Acho bem, mas tambem espero que os medicos de clinica geral nao se queiram fazer passar por especialistas,pois nos e que vamos sofrer com isso e ate pode correr mal,no entanto seria bom que resolvessem as coisas melhores no cento de saude das Flores,porque quem nao tem medico de familia nao tem consulta,que e o caso de agora ,o novo medico nao esta ca e na urgencia,muitos chegam la e nao sao atendidos pelo dois medicos que estao ca,a nao ser que estejam ja a morrer ou entao que sejam pacientes desses mesmos medicos.Isto esta muito mau ca na ilha no que respeita a saude,espero bem que melhore,pois todos somos seres humanos,com as nossas dores e nao devemos ser tratados como bichos do mato.