quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Concerto de Reis na Matriz das Lajes

O concerto da Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios, que [no passado domingo] se realizou na Igreja Matriz das Lajes, marcou a entrada em 2015, quando se assinalam os 500 anos de presença da Igreja Católica no lugar mais ocidental da Europa.

“Este ano somos convidados a olhar a nossa História: a descoberta da ilha por volta de 1452, seguindo-se o povoamento após 1504, depois com a formação da Paróquia e da vila, somos levados a um passado de 500 anos (1515-2015) que constroem aquilo que é o falar e o sentir das gentes desta ilha que outrora se chamou dos Corvos Marinhos, depois São Tomás, e, por fim, pela abundância de flores se veio a chamar o nome que hoje ostenta: ilha das Flores”, lembrou o diácono Eurico Caetano na abertura do concerto.

A presença da Igreja está intimamente ligada ao povoamento e por isso falar dos 500 anos desta paróquia é falar em toda a História da ilha das Flores e isso corresponde a um esforço que permite “conhecer de onde vimos, ao mesmo tempo que devemos perguntar: Que queremos ser? Para onde vamos, como florentinos e como cristãos”, destaca o diácono ordenado em Agosto de 2014 e colocado na Ouvidoria das Flores.

Eurico Caetano apelou à recuperação de tradições antigas que façam preservar a memória coletiva dos florentinos. Entre elas a do rei preto, que está ligada ao concelho das Lajes. Reza a lenda que existiu um “rei preto” a quem chamavam de atrasado visto ter chegado à lapinha oito dias depois. Em sua homenagem os florentinos saem à rua todos os anos nesta data para visitar os amigos, entoando canções alusivas à época.

O programa comemorativo dos 500 anos da paróquia de Nossa Senhora do Rosário prossegue durante todo o ano de 2015.


Notícia: portal «Igreja Açores».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Não são todos os dias que se faz 500 anos. Parabéns Lajes das Flores.

Anónimo disse...

Parabéns Vila das Lajes das Flores.
J.A.

Anónimo disse...

Cinto-me muito orgulhoso em saber que a minha Vila das Lajes das Flores faz este ano 500 anos.
Parabéns Vila das Lajes Flores Azores.