quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Confirmado surto viral no coelho-bravo

Análises laboratoriais confirmaram que há um surto de doença hemorrágica viral entre os coelhos-bravos das ilhas das Flores, Terceira e São Jorge, onde já foram recolhidos mais de quatro mil animais mortos.

As análises foram realizadas pelo Laboratório Regional de Veterinária e pelo CIBIO da Universidade do Porto às amostras de coelhos-bravos mortos recolhidos nas ilhas das Flores, São Jorge e Terceira, tendo-se confirmado “a presença da nova estirpe da doença hemorrágica viral nas populações de coelho-bravo” daquelas três ilhas, segundo comunicado do Governo Regional.

Entre dia 2 e 19 de Janeiro foram recolhidos 2.780 coelhos mortos na ilha das Flores, 1.333 em São Jorge e 80 na Terceira. Na ilha das Flores, os Serviços Florestais têm contado com a colaboração da população, da Câmara Municipal das Lajes, das Juntas de freguesia de Ponta Delgada e Caveira e dos Serviços operativos do Desenvolvimento Agrário, das Obras Públicas e do Ambiente.

O Governo Regional vai manter a proibição de qualquer ato venatório, decidida preventivamente no início deste ano para as ilhas das Flores e São Jorge devido ao surgimento de um significativo número de coelhos-bravos mortos.

Os caçadores dos Açores já reagiram ao que consideram ser “uma tragédia de proporções incalculáveis”.


Notícia: RTP.Notícias, rádio Atlântida e jornal «Correio da Manhã».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem trouxe este virus até nós os dedinhos haviam de ser cortados um a um . Na reportagem vem a RTPAçores falar outra vez no debate já aqui escrevi e repito neste debate não tinha nimguem discreto e alem do mais o debate estes senhores não representam nem as Flores nem São Jorge nem a Graciosa .