terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Caça está proibida preventivamente

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente anunciou a proibição da caça nas ilhas das Flores e São Jorge devido ao "significativo" número de coelhos-bravos que nos últimos dias apareceram mortos, tal como já acontece desde Dezembro na Graciosa.

A tutela adianta que a interdição da caça ao coelho-bravo nas ilhas das Flores e São Jorge “é uma medida apropriada e que deve ser tomada a nível preventivo antes da confirmação da doença”, acrescentando que a patologia, “apesar de muito contagiosa para os coelhos (bravos e domésticos), não é de modo algum transmissível aos seres humanos ou a outras espécies animais”.

Enquanto se espera pelos resultados das análises para apurar as causas da mortandade entre os coelhos nestas ilhas, a Direção Regional dos Recursos Florestais tem em curso iniciativas destinadas a informar a população sobre os comportamentos a adoptar, nomeadamente no que se refere à promoção de boas práticas para impedir a disseminação do vírus, caso se confirme tratar-se da doença hemorrágica viral dos coelhos.

Em locais públicos, como portos e aeroportos, têm sido colocados editais informativos proibindo o trânsito de coelhos e seus derivados para o restante arquipélago. O Governo Regional assegura que a implementação de todas estas iniciativas tem permitido “uma evolução positiva na contenção dos efeitos do surto” da virose hemorrágica detetada na ilha Graciosa.

Além do controlo e da realização diária de vistorias, recolha e eliminação dos cadáveres com o apoio da Câmara Municipal das Lajes, como forma de eliminar potenciais focos infeciosos, está a ser distribuído um folheto informativo sobre a forma de atuar perante a deteção de animais mortos, apelando-se a que os Serviços Florestais locais sejam imediatamente avisados para a sua recolha e registo.

A tutela revela, ainda, que também já foram registados dois animais mortos na ilha Terceira, tendo-se igualmente procedido à recolha de amostras para análise no Laboratório Regional de Veterinária, que determinará eventuais medidas adicionais.

É desaconselhado o consumo humano de carne de coelhos eventualmente infetados.


Notícia: «Açoriano Oriental», Antena 1 Açores e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Queremos medidas concretas para eleminar a virose ,só palavrinhas mansas não dá

Anónimo disse...

Mas a caça está proibida ao coelho muito bem, mas existe outras espécies dentro do calendário venatório em que penso eu a caça não está proibida ,por isso a noticia não é nada esclarecedora como é apanágio dos serviços florestais.

Anónimo disse...

Queremos medidas e não falas mansas.
Eis algumas:
Fazer a dança da chuva e preces aos deuses.
Procurar gente entendida e fazer por ai uns benzidos.
Fazer rigorosos jejuns e aspergir tudo com águas bentas.
Apanhar um a um os coelhinhos e meter-lhes supositórios.
É escolher.

Anónimo disse...

Isto é tudo uma treta ,quem manda nesta m.... toda não percebe nada do assunto , no debate na RTP Açores a unica pessoa que disse alguma coisa de util foi o sr da Terceira , ou seja neste momento a caça está fechada não se pode sair com os cães de caça etc,etc , com os lulus já pode sair de casa com os cães de gado tambem , se deviam deixar sair os cães de caça pois estes pelo menos iam trazendo á mão a caça morta para depois ser devidamente enterrada ,dizem os entendidos que nada percebem que os cães a passar de uns terrenos para os outros transmitem o virus , e então as pessoas que andam a recolher os coelhos não o transmitem e o gado seja ele bovino ovino ou caprino para não falar noutras espécies as passaroucas tambem não o propagam ,as brigadas que andam a limpar os coelhos dos pastos e atiram as luvas descartaveis na berma das estradas tambem não propaga o virus , as entidades competentes que tudo percebem acham que não ,só o que propaga o virus são os nossos fies companheiros cães de caça tenham mas é tarelo

Anónimo disse...

Já sei qual é o problema destes Senhores. Andavam a vender coelhos à grande e à francesa e agora acabou-lhes a mama.Temos pena...didiquem-se a apanhar peixe porco.

Anónimo disse...

É verdade mas só alguns são matadores os outros são caçadores tem diferença;

Anónimo disse...

alguém hoje que não tem qualquer intresse em coelhos , nem pra caça ,nem pra comer , mas que se preocupa com o meioambiente , e que pensa que oque se esta a passar e muito grave , deicha aqui uma pergunta . muito simples , , se não e possível vacinar algumas dezenas de coelhos em varias partes da ilha ? e se assim não e possível parar esta mortandade e invitar que se percam tudo .