domingo, 18 de janeiro de 2015

Não há nenhum município açoriano no mapa das autarquias livres de pesticidas

Grupo de cidadãos lançou petição a defender o fim do uso de herbicidas em espaços públicos nos Açores.

A petição “Não ao uso de herbicidas em espaços públicos nos Açores” é endereçada à Associação de Municípios dos Açores, às Assembleias e Câmaras Municipais açorianas e às Assembleias e Juntas de Freguesia açorianas. Em poucos dias esta petição já conseguiu angariar mais de 200 assinaturas.

O texto refere que “o uso de herbicidas (nomeadamente daqueles em que a substância ativa é o glifosato) é uma prática generalizada em diversas autarquias locais” e alerta para se tomar em consideração “os riscos de vários herbicidas e em particular daqueles cuja substância ativa é o glifosato que atua nos animais como desregulador hormonal e cancerígeno, mesmo em doses muito baixas”, informando também “que há outros meios para o controlo das ervas espontâneas, como os mecânicos e térmicos” e que “a nova legislação sobre o uso de pesticidas aponta para que só haja aplicação de herbicidas quando não existam outras alternativas viáveis, nomeadamente meios de combate mecânicos e biológicos”.

Os cidadãos peticionantes apelam a todas as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia açorianas para que adiram ao manifesto “Autarquia sem Glifosato”, a qual significa evitar o uso de herbicidas e recusar a utilização de glifosato, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida de todos os que residem ou visitem os Açores.

Já no ano passado, a Quercus e a Plataforma Transgénicos Fora tinham iniciado a nível nacional uma campanha alertando para os riscos ambientais e de saúde da aplicação de herbicidas em espaços urbanos.

A associação ambientalista Quercus recebe inúmeras queixas e denúncias que reportam a abusiva e inadequada aplicação de herbicidas, ou simplesmente um receio dos cidadãos face aos impactes dos químicos no ambiente e na saúde.


Notícia: «Diário dos Açores» e «Diário de Notícias da Madeira».
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Com o novo quadro comunitário que arrancou hoje dia 19/01/2015, espero que esteja incluindo o aumento do Porto de Recreio das Lajes das Flores Azores e passando a Marina.
Saudações do Concelho das Lajes.

Anónimo disse...

O burro de cima aposta no deleite, na festa e na fanfarra.
Trabalho por um canudo.

Anónimo disse...

vamos fazer uma marina porto da lomba

Anónimo disse...

Alguém sabe informar se vão terminar a piscina do pavilhão municipal?

Anónimo disse...

Agora estão é alargar a estrada da caldeira que está a fazer muita falta, é muito movimento para o cemitério lol. A piscina quando for perto das eleições para a Cámara começam as obras e lá para 2017 vão acabar aquela ponta de cáis que ficou a envergonhar o que já está feito. Esperem meus amigos.

Anónimo disse...

só vão terminar a piscina no ano de eleições para a camara e a ponta do cais no porto das lajes para as eleições de 2017. tomem nota do que escrevi se eu for vivo nesta data estarei aqui a confirmar o que escrevi no ano 2015.

Anónimo disse...

Inicialmente comentava-se que iria ser uma pista de karts no entanto apenas vejo lá montado uma churrasqueira e umas mesas para os trabalhadores almoçarem enquanto a obra não tem fim!

Anónimo disse...

mas em compensação destruiram a churrasqueia da picada e vão fazem uma pista de motocross, é como o Espirito Santo uma semana em cada casa.