segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Procedimentos perante coelhos mortos

O aparecimento nos últimos dias de coelhos-bravos mortos na ilha das Flores, poderá indiciar a ocorrência da doença hemorrágica viral, embora a confirmação esteja ainda dependente dos resultados laboratoriais dos coelhos-bravos enviados para análise.

O Serviço Florestal das Flores e do Corvo torna público o seu Boletim Informativo, indicando alguns procedimentos que os cidadãos devem cumprir perante o aparecimento de coelhos-bravos mortos.

Considerando a necessidade de se acautelarem eventuais repercussões ao nível da saúde pública, resultantes do surgimento de um elevado número de coelhos-bravos mortos no campo e de se reduzirem as hipóteses de disseminação da eventual doença pelas populações de coelhos-bravos e coelhos-mansos, torna-se necessário, no mínimo prudente, atender ao seguinte:

• a doença hemorrágica viral (DHV) é uma doença infecto-contagiosa dos coelhos (mansos e bravos) causada por um vírus (calcivírus), quase sempre fatal, que provoca a morte do animal num espaço de cerca de 48 horas após a infeção;

• o vírus transmite-se por contato direto entre coelhos doentes ou pelo contato com material orgânico proveniente de coelhos doentes. A sua transmissão também é possível através de vetores vivos e de objetos contaminados, podendo o homem funcionar como um meio de disseminação da doença, principalmente durante o período venatório;

• não é considerada uma doença transmissível ao homem, nem a animais de outras espécies.

Como principal forma de evitar a propagação da DHV, é muito importante que se recolham e eliminem todos os coelhos encontrados mortos no campo. A colaboração de todos é essencial!

Algumas normas a cumprir na recolha e eliminação dos coelhos encontrados mortos:

• Recolher todos os coelhos encontrados mortos e proceder de uma das seguintes formas: enterra-los no local onde foram encontrados (cobrindo-os com cal, antes de tapar a cova) ou colocá-los num saco de plástico bem vedado e depositá-los em local identificado para o efeito junto das oficinas dos Serviços Florestais, em Santa Cruz.

• Para evitar o contacto direto com os coelhos devem utilizar-se luvas descartáveis ou um saco de plástico, que devem ser posteriormente eliminados juntamente com os coelhos.

• Deverá proceder-se à desinfeção do material utilizado (sachos, pás, etc.), vestuário e calçado, com um desinfetante que tenha ação viricida ou em alternativa utilizar lixívia.

Para esclarecimentos adicionais deve contatar-se telefonicamente os Serviços Florestais, através do 292590370.

Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Bonito trabalho... Só faltava mais esta... Pobre terra...

Anónimo disse...

Os Agricultores (alguns ) e alguma população com responsabilidades estão contentes com o acontecimento , a estes chamo BURROS estúpidos ,não percebem que o coelho é uma mais valia para a ilha das Flores só um ignorante não vê , mas os serviços Florestais não venham com tretas , a graciosa nunca tinha tido problemas á dois meses teve restava as Flores e São Jorge e quase em simultaneo estes bastões do coelho bravo deparam-se com tal calamidade ,hoje a Terceira e já se fala que dentro de 15 dias está São Miguel outra vez á perna , vejam Lá é se metem a judiciária ao barulho por que há peixe grado por detrás de tamanha barbaridade vamos lá achar os responsáveis e julgalos em praça publica , nestes casos sou a favor da pena de morte

Anónimo disse...

ó home estes coelhos estão contaminados derivados ao escesso de adubos nas relvas.