segunda-feira, 9 de maio de 2016

Adjudicada a "requalificação" das Poças

Obra no porto das Poças contempla a construção de um molhe de proteção da bacia com 302 metros.

Com prazo de execução de 24 meses, a empreitada de requalificação do porto das Poças foi adjudicada por 9,8 milhões de euros.

Fonte da empresa pública Portos dos Açores explicou que a obra de requalificação para aumento da capacidade do transporte de passageiros, além do molhe de 302 metros de comprimento, contempla “a remoção de diversos afloramentos rochosos e a dragagem do canal de acesso ao cais. Com esta obra pretende-se melhorar as operações das embarcações de transporte de passageiros que efetuam as ligações entre as ilhas das Flores e do Corvo, mas vai também optimizar a forma de aproximação ao cais de todas as outras embarcações de pesca e de atividades marítimo-turísticas”.

Segundo a mesma fonte, “a largura mínima do canal de acesso ao porto ficará com 22 metros” e “há melhoria de toda a segurança do cais, com redução da agitação marítima. Este investimento visa garantir a proteção da orla marítima de toda aquela zona”.

Estão a decorrer os trâmites que levarão à assinatura do contrato, o qual ainda será posteriormente submetido a visto do Tribunal de Contas.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Anónimo disse...

Peca por tardia esta obra.

Anónimo disse...

Na véspera da eleição para esta legislatura até levaram pessoas para o laboratório de Lisboa para verem a maqueta e os testes de mar. Agora dizem que vão fazer. A mesma obra serve para varias campanhas. Não foi feito nada de jeito nesta legislatura.

Anónimo disse...

O que é que dá graça à costa de Santa Cruz e ao Cais das Poças? Não são os escolhos aqui e ali, quais pequenas ilhotas de pedra no mar? Não é isso que torna este troço da costa bonito? Pois vão rebenta-los todos, sem hipótese de voltar atrás. Cabeças malucas com dinheiro a mais.

No lugar de melhorarem o porto que a ilha tem, operacionalizando-o para cruzeiros, trazendo mais dinheiro para toda a ilha e gerando empregos e riqueza, como acontece em São Miguel, vem atirar areia para os olhos fazendo mais um portozinho, contentando certas cabeças de abóbora de Santa Cruz na perspectivas de ganhar votos e destruindo o que temos de mais bonito.

Que Deus lhes perdoe.

Anónimo disse...

Isto é assim: no lugar de termos um carro, ficamos com duas lambretas.

Anónimo disse...

Eu já sabia !... Eu já sabia, que logo que esta obra se tornasse realidade (porque com o tempo que levou e as pressões que entretanto foram sendo feitas para que se aumentasse a marina das Lajes, já havia quem acreditasse que isto já estava esquecido!)
Mas o que não esperava era que a reacção fosse justificada,com uma louvaminha sobre as belezas naturais do Porto das Poças, que se vão perder e nunca mais as vemos...
Finalmente alguém das Lajes aprecia algo de ou em Santa Cruz e lamenta a sua perda.Obrigado pela condolência.
Será que,quando foi construído o Porto marítimo e o seu acesso,sentiram tanta pena pela alteração da baía das Lajes (talvez não lhe achavam beleza) e sobretudo pela demolição do núcleo urbano mais antigo da Vila?
E ainda há outra coisa; creio serem os mesmos que diariamente neste espaço,clamam por obras,"a Câmara das Lajes,o Governo,não fazem obras para criar emprego e desenvolvimento". Ah estas obras,que ainda não existiam, não criarão emprego e desenvolvimento!
V.Exªs.sabem quando foi a última vez que o Porto das Poças teve obras,e que obras foram? No 1º.mandato dos Governos PS 1996-2000.Exactamente há 20anos e foi apenas a conservação do cais.que estava a cair e o enchimento do varadouro com cais.
Eu acho que isto não é não perceber, é provocar.Então força!

Anónimo disse...

Provocar o quê? Aqui não há Lajes nem Santa Cruz. Há as Flores.

Uma ilha com escassas 3000 almas precisa porventura de dois portos? Uma coisa é reparar, outra coisa é gastar nove milhões numa obra desnecessária, porque já existe um porto nas Flores e uma marina, que vai destruir irreparavelmente uma das paisagens mais bonitas da ilha. Fizeram por acaso um estudo de impacte ambiental? Consultaram, como a lei manda, as pessoas de Santa Cruz e da ilha?

No lugar de apostarmos num porto de jeito, que sirva para nos trazer mais valias, apostamos em miudezas, uma aqui para contentar estes, outra ali para contentar aqueles, e não passamos da cepa torta. A culpa? A culpa é de quem na ânsia de votos - as democracias do terceiro mundo tem estas características - estarola dinheiro sem planear e sem ter uma visão de ilha e de futuro.

Bruxelas precisava saber disto, e não acreditar nas patranhas que para lá mandam para sacarem aos impostos de todos os europeus, os célebres "fundos". Infelizmente, é isto o que temos. Gerações vão vir, se entretanto não fechar-mos as portas e migrar-mos para São Miguel, que hão-de pedir contas às que hoje por cá andam, por mais este destarelo.

Anónimo disse...

A lucidez faz falta numa terra onde domina a politica rasteira, onde tudo serve para se caçar votos. Seguindo a mesma ordem de ideias de certos nabos brancos, deve-se fazer mais um aeroporto nas Flores, desta vez nas Lajes. Palmas para o comentador das 13:01.

CAP CRÉUS disse...

Vergonha.
Isto ainda é possível de evitar. Façam-se ouvir, caramba!

Anónimo disse...

Independentemente de ser ou não uma boa medida, é assim que se faz, pura e dura, campanha política em prol de um partido e com dinheiro dos contribuintes! Alguns, por sinal, nem socialistas são! Por isso é que eu digo que esta palhaçada, a que todos chamam de eleições democráticas, está feita à medida daqueles que lá estão!

O povo continua a ser enganado, forte e feio, com promessas que apenas aparecem nos três ou quatro meses que antecedem as eleições. Porque será? O descrédito na classe política atingiu o limite!

Anónimo disse...

Finalmente vamos ter porto força.

Anónimo disse...

Agora vamos ter e muitas promessas, muitos beijinhos e abraços e muitos sorrisos até Outubro mas não passa disso,e mais do mesmo em ano de eleições e como os políticos são muito esquecidos fica tudo igual.Acredita quem quer.

Anónimo disse...

Do lado da manhã, quando o tempo enclarear, despeçam-se do Porto das Poças, tirando uns retratinhos para mostrarem aos filhos e netos. Um dos sítios naturais mais emblemáticos das Flores, vai ser dinamitado, para dar lugar a betão e a tetrápodes. Aquilo que é património de todos e que nos valoriza colectivamente é assim esbandalhado, sem se consultarem as pessoas e sem o devido e necessário debate.

Alguém já fez uma análise custo-benefício desta obra? O que é que se vai lucrar a mais com ela, e o que é que se vai perder? Será que as ligações de Santa Cruz ao Corvo não podem continuar a ser feitas da mesma forma, com menos gastos e algumas reparações? Nunca há só uma solução para se resolver um problema.

A Camara de Santa Cruz, honra lhe seja feita, tem tomado muitas medidas acertadas. As verdades tem de ser ditas, sob pena de ser-mos injustos. Mas neste assunto, tem de se pronunciar. Tem de pedir explicações à Portos dos Açores, e abrir uma discussão pública. A Portos dos Açores não foi eleita nem é dona das Flores. As pessoas tem opinião e esta tem de ser respeitada.