terça-feira, 31 de maio de 2016

Município das Lajes premiado pela qualidade da água fornecida ao público

Os Açores são a primeira região do país a garantir 99% de qualidade de água canalizada da rede pública, revelam os resultados de mais de 23 mil análises efetuadas em 2015 aos 19 concelhos açorianos.

Os números foram divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), durante uma cerimónia de atribuição de "selos de qualidade" a vários municípios do arquipélago.

"A melhoria nas análises verificada em 2015 faz com que os Açores sejam a primeira região do país a atingir os 99% da qualidade da água, que é a meta imposta pela União Europeia para a qualidade da água", revelou Hugo Pacheco.

Para premiar a melhoria gradual da qualidade da água da rede pública no arquipélago, a entidade reguladora decidiu atribuir, pela primeira vez este ano, "selos de qualidade" procurando incentivar também os concelhos que não apresentam os melhores parâmetros de qualidade. "Estes certificados vêm premiar as Câmaras Municipais e os serviços municipalizados que se distinguiram pela excelência da qualidade colocada à disposição dos consumidores", realçou o presidente da administração da ERSARA, adiantando que o prémio representa também um incentivo para as autarquias que ainda não atingiram os patamares mais elevados.

Lajes (ilha das Flores), Madalena e São Roque (ilha do Pico), Velas (ilha de São Jorge), Angra do Heroísmo (ilha Terceira) e Ribeira Grande, Lagoa e Nordeste (ilha de São Miguel), foram os concelhos premiados pela ERSARA pela qualidade de água fornecida ao público durante 2015.

Apesar desta melhoria na qualidade da água nos Açores, que aumentou de 96% em 2010 (ano em que foi criada a ERSARA), para 99% em 2015, alguns municípios açorianos queixam-se da falta de financiamento na rede de abastecimento de água.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns à Câmara Municipal das Lajes,que no meio da crise,deu prioridade ao bem estar dos seus munícipes.
É uma boa respostas a quem critica a falta de obras. Que melhor obra que esta?

Anónimo disse...

A noticia serve como uma luva a certos trombones, que nunca vêm nada de positivo na administração Lajense. Passou-se do último lugar no país e nos Açores para os postos dianteiros. As leis, que pura e simplesmente não eram respeitadas pondo-se em causa a saúde pública, passaram meritoriamente a ser.

Para além de se ter de pagar os calotes, fruto de anos seguidos de destarelo orçamental, cortou-se em obras tolas, difíceis de sustentar. Há quem esteja descontente? Temos pena. Que berre.

Anónimo disse...

O trambolho do costume, que só vê obras, cimento empastado e faz pródigos elogios à anterior administração, está caladinho.

Nada como as evidencias.

Anónimo disse...

Mais ou menos litro de cloro e eis a felicidade de meia dúzia de capangas, que não tendo mais nada de positivo a evidenciar, acham que a população ao beber lixívia, fica imune a todos os males!

Anónimo disse...

Isto realmente e uma ótima noticia e muito boa para todos que vivem e usam a água das Flores, mas se e só esta obra não vale a pena fazer tanta propaganda, la por ser ano de eleições as pessoas não ficam com amnésia.

Anónimo disse...

Este ano vale tudo, é só propaganda as dosagens devem ser pesadas para que tudo esteja bem.

Anónimo disse...

A conhecida ratazana das 17:25 não bebe cloro nem lixivia. Bebe gesso, para não se falar doutra coisa.

Anónimo disse...

Para o burro das 17:23 qualquer liquido serve. Tem exigências mínimas e, como se pode constatar, sente-se feliz com muito pouco. É um iluminado, um dos tais "educadores do povo", que se acha mais discreto e pré-destinado a comandar. Quando dejectam naquilo que diz, como ainda recentemente aconteceu, culpa quem não o escolheu. Passa...