sábado, 28 de maio de 2016

A rádio que liga as nove ilhas há 75 anos

A rádio pública nos Açores, que hoje completa 75 anos, foi o primeiro órgão de comunicação social a fazer cobertura das nove ilhas, tendo contribuído para a divulgação do arquipélago no país e no mundo.

Fundada a 28 de Maio de 1941, a rádio pública nos Açores tem atualmente redações nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial e vários correspondentes nas restantes ilhas. “Somos a única rádio que chega às nove ilhas dos Açores. Temos esta obrigação de tocar todas as ilhas e, sempre que possível, os dezanove concelhos, o que não é tarefa fácil. É cada vez mais difícil, porque somos cada vez menos”, afirmou Paulo Alves, chefe de redação da RDP Antena 1 Açores.

Para o jornalista Pedro Moreira, a importância da rádio pública manifesta-se com preponderância nas situações de emergência, pois “é o meio mais ágil de fazer passar informação” ao nível da Proteção Civil, por exemplo. “É nessas alturas que as pessoas mais se socorrem do rádio, esteja ele no automóvel, na mesa-de-cabeceira, tenha ele grande ou pouca qualidade”, refere uma das vozes que diariamente dão a conhecer as principais notícias do dia nos noticiários da Antena 1 Açores.

Pedro Moreira adiantou que quando as catástrofes ou outros acontecimentos relevantes ocorrem, é obrigação da rádio pública “lá estar a cobrir com rapidez, porque chega às nove ilhas do arquipélago. Temos um público fiel que nos exige notícias regionais, mas também notícias das suas ilhas, porque mais do que no contexto nacional, nos Açores faz sentido chegar a todas as ilhas”, considerou Pedro Moreira, que tem no currículo oito anos de experiência de rádio e 14 anos de televisão.

Apesar das melhorias tecnológicas ao dispor, o chefe de redação da Antena 1 Açores lamentou a diminuição dos recursos humanos, numa casa que tem sido “uma verdadeira escola para os jornalistas na Região. Alguns dos jornalistas de referência no arquipélago formaram-se aqui”, destacou Paulo Alves.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: