segunda-feira, 23 de maio de 2016

Censo de Garajaus nas ilhas açorianas

Serviços de Ambiente e Parques Naturais de Ilha promovem a realização do Censo de Garajaus entre 25 de Maio e 10 de Junho.

O arquipélago dos Açores, região da Europa onde nidificam metade dos garajaus-rosados, vai ser palco de um censo dedicado a esta ave marinha, espécie considerada como uma das 30 mais raras deste continente.

O objetivo deste Censo de Garajaus é quantificar as populações das duas principais espécies de garajaus que nidificam nos Açores, nomeadamente o garajau-comum (Sterna hirundo) e o garajau-rosado (Sterna dougali).

Segundo Filipe Porteiro, para o recenseamento desta espécie foram “contratualizadas viagens por mar à volta de todas as ilhas dos Açores e foi adquirido equipamento ótico adequado para observação de aves, nomeadamente binóculos e telescópios”, o que vai permitir que os técnicos dos Parques Naturais de Ilha efetuem “contagens nas colónias mais inacessíveis, em particular nos ilhéus costeiros que são um refúgio para aves marinhas”.

Os investigadores estimam que na Europa cerca de metade dos garajaus-rosados nidifiquem nos Açores, onde existem mais de três dezenas de colónias desta espécie protegida, considerada uma das 30 mais raras no continente europeu. No arquipélago dos Açores, as principais colónias de garajaus rosados concentram-se nas ilhas Graciosa, Flores e Santa Maria. No ilhéu da Praia (na Graciosa) encontra-se a segunda maior colónia de garajaus-rosados da Europa.

A monitorização e a recolha de dados populacionais de aves marinhas com estatuto de proteção regional, comunitária e internacional, como é o caso dos garajaus comum e rosado, constitui uma obrigação legal no âmbito da Diretiva Aves (Rede Natura 2000), da Diretiva Quadro Estratégia Marinha, tendo ainda enquadramento na Convenção OSPAR.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Tribuna das Ilhas».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Vamos a ver se estes censos esclarecem algumas coisas. As principais colónias de garajaus rosados não se concentram apenas nas ilhas da Graciosa, Flores e Santa Maria. Apontem lá o binóculo para os ilhéus das Mós, na baía das Contendas na Terceira e para a parte sul do ilhéu de Vila Franca em S. Miguel.