segunda-feira, 30 de maio de 2016

Promover as ilhas através do geocaching

A GeoTour Azores é a segunda geotour existente na Península Ibérica e a maior geotour do planeta.

Este projeto de geocaching pretende "conduzir" o turista/visitante às ilhas dos Açores, para que fique a conhecer melhor a realidade de cada uma das ilhas visitadas sendo "conduzido" através do geocaching. Desta forma ficará a conhecer melhor os principais locais de interesse turístico mas também alguns recantos, bem como alguns dos "temas" que caracterizam a "alma" de cada ilha açoriana.

Deste projeto de geocaching fazem parte 170 "objetivos", que constam do passaporte (virtual) associado a esta geotour, sendo 150 caixas constantes da listagem base, mais 20 caixas "joker", distribuídas por todas as nove ilhas do arquipélago e pelos dezanove concelhos açorianos. Cada geocacher só pode levantar um único passaporte e participar nesta geotour uma única vez.

A realização da GeoTour Azores permite aos geocachers que atinjam os objetivos fixados (totalidade da geotour, 50% da geotour ou completar um grupo de ilhas) a conquista de prémios. Foi privilegiada nesta geotour a deslocação às ilhas "mais pequenas", sendo sempre necessário para se atingir qualquer prémio a deslocação a pelo menos duas ilhas da Região.

Este projeto de geocaching foi elaborado desde Agosto de 2015 por uma equipa de geocachers liderada por Luís Machado e Pedro Almeida, em conjunto com mais 16 geocachers (dois por cada ilha), em parceria com a Direção Regional do Turismo. Integram também este mega-projeto várias outras entidades, nomeadamente a Direção Regional da Cultura, todas as Câmaras Municipais açorianas, os Parques Naturais das Flores, Graciosa, Santa Maria, Faial e São Miguel, a Marinha Portuguesa, os Serviços Florestais dos Açores, o GeoParque Açores, as associações Amigos dos Açores e Os Montanheiros, bem como várias outras entidades.


Notícia: jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: