quarta-feira, 4 de junho de 2014

Dia da Criança na ilha das Flores

O Dia Mundial da Criança é celebrado em todo o Mundo, variando as datas de país para país. Na certeza porém de que a criança é lembrada e tem um dia consagrado a ela. O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de Novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989. Em Portugal essa efeméride é celebrada a 1 de Junho, talvez porque o primeiro Dia da Criança foi comemorado no Mundo inteiro a 1 de Junho de 1950.

Na ilha das Flores e por motivos de agenda escolar e conveniência, o concelho de Santa Cruz escolheu sexta-feira dia 30 para assinalar essa efeméride. De salientar a enorme afluência, com cerca de 200 crianças do concelho de Santa Cruz a marcarem presença. Alguns jogos, demonstração de rapel, insufláveis, brincadeiras, uma merenda, boa disposição, camaradagem... enfim, uma tarde bem preenchida.

Mesmo ao lado do Polidesportivo encontrava-se uma atracção muito especial. O Oceanário de Lisboa fez deslocar a esta ilha do Sol Poente a sua “embaixada” ambulante, nem mais nem menos que uma viatura adaptada para produção de multimédia, com capacidade para mais de uma dezena de pessoas, onde profissionais dão explicações e tiram dúvidas sobre a vida marinha, focando algumas espécies.

Já no concelho das Lajes, o Dia Mundial da Criança foi comemorado a 1 de Junho com algumas actividades, sensibilização para a natureza, com a distribuição de algumas espécies de plantas e um lanche no campo de jogos das Lajes e à noite foi exibido o filme "Khumba", no auditório do Museu municipal.

Costa Ocidental esteve presente nas duas comemorações e aqui ficam as imagens captadas, para prova e memória futura. Obrigado às organizações, à Luísa Maria Silveira pela fotografia e ajuda na produção e a todos os que tornaram possíveis as imagens captadas.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

alguem me sabe dizer se a camara das lajes já pediu ao governo um enfermeiro permenente para a casa do povo das lajes.

Anónimo disse...

pelo que vejo aqui pelas lajes e com a camara da mesma cor do governo continua nada feito amigo das 18.03 eu não vejo enfermeiro nenhum todo o diaq na casa do povo das lajes vejo é só subsidios para festanças e os doentes que se amolem em gastar sem terem dinheiro irem a santa cruz medir a tensão ouse pisarem numa ou pé da parte da tarde ter que pagar carro de praça se tiver dinheiro. amigo eu sou do tempo do Salazar mas está pior do que naquele tempo.pois eu digo que chegou haver aqui na radio naval um médico e mais tarde enfermeiro e hoje que dizem e falam em democracia e ajudar o povo aqui nas lajes está pior que o tempo do Salazar.votem de novo neles.