quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Retorno ao normal tratamento da água para consumo no concelho das Lajes

Estão concluídos os trabalhos que permitem neste momento todas as zonas de abastecimento (num total de 10) no concelho das Lajes estejam com os sistemas de tratamento de água a funcionar em pleno, pelo que o Município de Lajes das Flores deixa de ser o único concelho dos Açores sem tratamento da água destinada a consumo humano.

A legislação em vigor determina que as entidades gestoras dos sistemas públicos de abastecimento de água têm obrigatoriamente de assegurar um adequado tratamento da água destinada ao consumo humano, devendo a água distribuída ser submetida a um processo de desinfeção. De acordo com a mesma legislação as entidades estão obrigadas a fazer o controlo da qualidade da água, pelo que os cidadãos podem consultar mensalmente os resultados das análises de água das zonas de abastecimento.

Como se verifica também que muitas pessoas recorrem a alguns fontanários não ligados à rede pública, nomeadamente no Lajedo e na Fajãzinha, foi efetuada também a análise da água destes e o resultado indicou que se trata de água bacteriologicamente própria para consumo. De modo a garantir também o controlo destes fontanários, a Câmara Municipal das Lajes irá continuar a efectuar a análise da água com alguma regularidade.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Espelho da doidura: obras inúteis, dinheiro estarraçado e a água que bebíamos sem tratamento, em completo desrespeito pela lei.
Esta escandalosa incúria, com comprovados reflexos na saúde pública, teve o seu fim.
E depois vem certos torquemadas, que ontem andavam de braço dado e esbanjavam e que hoje se travestem de frugais, vociferar porque há cargos a mais.
Todos são poucos desde que tomem decisões inteligentes e acertadas.

Anónimo disse...

em quase tres anos só reativaram as bombas que já estavam montadas pelo último presidente joão lourenço, venham me pedir de novo que eu vote em voces e no josé da música que destrui a vila das lajes votando contra o ensino obrigatório.

Anónimo disse...

Este anónimo das 9.48 na maneira de fala parece que descobriu a polvora. Agora pergunto eu, já que o acha muito esperto, gostaria de saber desde o tempo em que a água não era tratada isto é antes do 25 de Abril quantas pessoas adoéceram por falta de tratamento da água. Aguardo uma resposta. Tenho hoje 71 ano e muitas vezes bebi água da torneira e de um nascente que havia e que penso ainda existir na canada do fundão a seguir à ribeira e à direita muitas vezes lá bebi água e muitas vezes lá fui buscar para as terras onde andava-mos a sachar milho em copas de inhames e ainda estou vivo e de boa saúde, vejo que estes meninos de hoje em dia querem é tude de mão beijada mas trabalhar pelo canudo, pensam eles que estudar é só arranjar um emprego e não pegar num sacho. Assina o idoso que ainda pega num sacho com 71 anos e sinto orgulho disto.

Anónimo disse...

Os nossos antepassados não cuspiam no prato onde comiam. Tinham respeito pela natureza e não emporcalhavam a água que bebiam.
Mete-se pelos olhos dentro que hoje não é assim.
Porque se usam adubos, porque se queima com herbicidas e porque há vacas a defecar por todo o lado.
Das crianças que nasciam antigamente, só se criavam as mais fortes, os que resistiam às doenças da água.
O Sr. de 71 anos e que ainda tem forças para sachar, foi dos que escapou a beber água inquinada. E quantos irmãos de constituição mais fraca lhe morreram?
Hoje não morrem bébés.
Os bois tem nome: nos dias que correm abastecer pessoas sem tratar a água é duma irresponsabilidade atroz, que alegadamente roça a incúria criminosa.
Houve dinheiro para tanta porcaria e tantos "apoios". Para o que era essencial, não.
Uma infâmia.

Anónimo disse...

Infelizmente todos têm razão e não têm...Os parametros da Natureza muiito construídos pelo bicho hemem alteram-se e muito.Quando era rapaz ia para o mato mondar,ao leite para a Fajã Lopo Vaz e bebia água de grotas nascentes sem o mínimo de consideraçãoes.Hoje só de garrafa .São muitas vacas a defecar para a terra e consequntemente todas estas bactérias vão para às grotas,ribeiras e nascentes .Os adubos antigamente eram um pouco de Nitrato do Chile nos milhos e batats um Pouco de Fosfato Thomaz nas relvas,tudo adubos naturais. Os érbicidas eram o foicinho,a saida e a sachola e a foice. Agora,nesta conjectura a água doméstica tem que ser toda tratada. Progressos ???...não sei.
N.F.