quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Atividades de “Agosto, mês do baleeiro”

No âmbito do programa “Agosto, mês do baleeiro”, a Câmara Municipal das Lajes organiza, nos próximos dia 15 e 28, a atividade “Rota da Baleação”, levando os interessados a visitar o Museu da Baleia das Lajes, a vigia da baleia na Fazenda, o Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão e a vigia da baleia em Santa Cruz, em transporte fornecido pela Câmara Municipal das Lajes.

Esta iniciativa, que permite dar a conhecer, tanto à população local como às pessoas que nos visitam, o património baleeiro existente na ilha das Flores, está agendada para dois dias e horários diferentes com o objetivo de permitir a visita ao máximo de pessoas possível. Assim sendo, no dia 15 (sábado) a saída está prevista para as 15 horas e no dia 28 (sexta-feira) para as 10h30. O local de concentração será o parque de estacionamento da Câmara Municipal das Lajes.

Na presente semana tiveram início as tardes de iniciação ao remo e à vela em botes baleeiros. Esta atividade destina-se a toda a população e decorre até final do mês às segundas, quartas e sextas-feiras, pelas 17h30, no Porto das Lajes.

Ainda no mês de Agosto, entre os dias 20 e 30, irá realizar-se a Primeira Regata em Botes Baleeiros para entidades. Esta regata também surge no âmbito da iniciativa “Agosto, mês do baleeiro”, integrada nas comemorações dos 500 anos do concelho, permitindo envolver as instituições da ilha das Flores neste conjunto de atividades que pretendem homenagear os antigos baleeiros.

As entidades poderão participar nas três provas distintas que se vão realizar (prova feminina, masculina e mista) ao inscrever, por equipa, sete elementos e um suplente, não existindo limite de equipas por instituição ou por prova. Caso a entidade não tenha elementos suficientes para constituir equipa, tal não é impeditivo da sua participação uma vez que se pode aliar a outra entidade para participar nas provas. Os participantes terão a oportunidade de praticar, sob orientação de responsáveis dos botes baleeiros do Clube Naval das Lajes, de 20 a 30 de Agosto, em horários a acordar, conforme disponibilidade dos mesmos.

A data prevista para a realização das provas da Regata é o dia 30 de Agosto, data condicionada à situação meteorológica.


Notícias: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Grandes Homens lutadores que merecem todo o respeito.

Anónimo disse...

eu vi alguns a trabalhar nas terras ao lado das minhas e quando rebentava a bomba ficava tude para trás era um tal correr para o porto a fim de arrear a lancha e os botes a fim de apanhar alguma baleia para seu sustento e da familia.

Anónimo disse...

Estas actividades são lindas, mas a Câmara Municipal tem que fazer um pouco mais, pequenas coisas que podem melhorar pelo menos o aspecto que o concelho tem para quem nos visita, por exemplo:
- pintar o moinho da fajãzinha com cal
- por caixotes de lixo nos miradouros
- mandar limpar os caixotes do lixo das zonas balneares todos os dias
- fazer um acesso em condições da rampa da Fajã até aos duches e não uma "ciclovia"
- fazer um reboco novo sobre o porto da Fajã Grande e na rampa
... e mais não digo que não me pagam para dar conselhos a quem só pensa nos votos

Estamos fartos da teoria do coitadinho, que não há dinheiro para nada. Seria bom que a equipa camarária visitasse algumas zonas balneares do arquipélago para aprender a fazer coisas bem feitas. Aqui temos condições naturais fantásticas com infraestruturas terrestres péssimas, e a deteriorar-se de ano para ano. Quem devia promover as condições em terra não faz nada a não ser esperar uma reeleição. Continuem assim que os vossos empregos de origem estão à vossa espera vou rir-me a bom rir ao ver-vos voltar, de rabo entre as pernas, aos vossos postos de trabalho; por acaso passou-vos pela cabeça que iriam fazer grande carreira na política?

Anónimo disse...

muito bem anónimo das 23.45, pelas lajes é só gastar dinheiro em festinhas que dava para fazer a piscina no porto e ficava a promessa eleitoral comprida.

Anónimo disse...

aqui pelo lado das lajes anonimo das 23.45 eles só fazem umas festinhas para caçarem votos e o dinheiro destas festinhas já tinha dado para fazer a piscina no Porto e ficavam com uma das promessas compridas.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com vídeo-reportagem da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "Regata de botes baleeiros na ilha das Flores".