segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Inaugurado Museu da Fábrica da Baleia

No passado dia 21 de Julho, Vasco Cordeiro inaugurou o Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão, um investimento em conjunto com a reabilitação do edifício e que ascende a cerca de 1,5 milhões de euros.

“O Governo Regional fez, convictamente, este investimento na ilha das Flores, não apenas para termos um espaço para visitar, mas por ser um investimento que serve o objetivo de coesão regional”, afirmou Vasco Cordeiro.

Segundo disse o presidente do Governo Regional, o investimento efetuado na recuperação desta antiga unidade fabril, localizada em Santa Cruz das Flores, “serve o objetivo de aproximar as ilhas”, potenciando “aquilo que esta ilha pode e está, efetivamente, a dar para essa perspetiva mais regional de valorização do passado e da memória”.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou que este investimento integra-se na estratégia de transformar espaços que são da memória e do passado dos Açores, não apenas como locais de preservação da nossa história, mas atribuindo-lhes uma função de “alicerce da construção de um novo futuro”.

“É isso que estamos a fazer aqui, quando, com base na antiga Fábrica da Baleia do Boqueirão, lhe damos nova funcionalidade como pólo de atração turística e cultural, transformando-a num espaço que tem ainda muito a dar para o progresso e desenvolvimento da ilha das Flores”, adiantou Vasco Cordeiro.

Este projeto, que se desenvolveu ao longo de várias fases, incluiu a recuperação de dois botes baleeiros, a reconstrução do edifício e a musealização da antiga Fábrica da Baleia. Foi assim possível conciliar a organização deste espaço com um discurso expositivo capaz de retratar a memória de uma atividade que foi de grande importância para a ilha das Flores.


Notícia: «Correio dos Açores», «Jornal Diário», RTP Açores e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

o governo investe milhões em santa cruz e nas lajes nada, votem neles outra vez concelho das lajes que eles estão a dar emprego. o zé da música arranjou um bom tacho mas espero que não seja por muito tempo é ele o autor de votar contra o ensino obrigatória nas lajes.

Anónimo disse...

Calma que vão construir uma fonte de riqueza no vosso concelho mais uma "central para produzir energia" e criar empregos na Fajazinha e aumentar os habitantes naquela freguesia!

Anónimo disse...

este presidente da camara das lajes nada pede ao governo com tanto que falta fazer nas lajespara dar emprego, tambem digo volta joão lourenço tu é que sabes fazer grandes obras com pouco dinheiro.