quarta-feira, 5 de agosto de 2015

CMLF presta homenagem aos baleeiros

Com o intuito de prestar homenagem aos antigos baleeiros lajenses, a Câmara Municipal de Lajes das Flores vai realizar ao longo do mês de Agosto um conjunto de atividades relacionadas com a caça à baleia, inseridas nas comemorações dos 500 anos do concelho.

A sessão de abertura da iniciativa “Agosto, mês do baleeiro” decorrerá no próximo sábado (dia 8) no Museu Municipal pelas 16 horas, onde será inaugurada uma exposição de fotografia e haverá uma tertúlia com antigos baleeiros.

A tertúlia com os baleeiros e com as suas esposas e outros familiares, tem como objetivo primordial recordar os tempos em que no mar, e da caça à baleia, faziam a sua vida. Esta tertúlia permitirá efetuar um registo do momento de conversa para que permaneça para a posteridade o testemunho e a memória daqueles que vivenciaram a época da baleação.

A Câmara Municipal das Lajes apresentará, ainda na mesma sessão, a exposição de fotografias intitulada “Memória Baleeira” que ilustra momentos, pessoas e acontecimentos relacionados com esta atividade e com essa época histórica e de grande importância para a economia e para o desenvolvimento do concelho das Lajes.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Anónimo disse...

Estas homenagens não trazem emprego, precisamos obra feita para o desenvolvimento desta Vila das Lajes a fim de dar emprego, tanto que é preciso fazer e estou a ver que vai ser 4 anos só para homenagens e a Vila parada no Tempo.

Anónimo disse...

E verdade só homenagens e jantaradas e assim vai passando o tempo, de resto não se vê mais nada, as funcionárias da Câmara (algumas) passam o dia no Facebook em horário de trabalho e ninguém faz nada, um pouco de vergonha não ficava mal a ninguém, também há quem queira um emprego mas depois vão passar as festas a outras ilhas(e não têm direito a férias ainda). Isto está bonito ninguém tem dono,o encarregado coitado não tem capacidade para mais.mas não e com certas pessoas que estão na camara que eles vão ganhar eleições mas eles assim querem.

Anónimo disse...

Devia ter sido escolhido outro dia , pois já não é só a Câmara de santa cruz das F.lores a lixar as festas dos padroeiros como a das Lajes tambem não está a olhar para o calendário

Anónimo disse...

Fassam homenagens a João Lourenço pela obra feita. Esse sim merece homenagens. Pelas obras feitas, e pela obrazinha feita.

Anónimo disse...

sim é verdade o joão lourenço merece mas é uma grande homenagem, pelas grandes obras que fez, grande homem com uma grande visão para grandes obras.

Anónimo disse...

As grandes obras que ele fez foi muitos contentores de cimento e tinta a dividir por dois, carrinhas dividir por dois e muitas coisas a dividir por dois, por isso, tem muito dinheiro,,,

Anónimo disse...

e estes que agora se encontram na camara é só gastar dinheiro em forró que não trás emprego, e tanto que falta fazer nas lajes, nem pedem ao governo para fazer obra e são da mesma cor deixam é fugir tude para são miguel.

Anónimo disse...

Já estou cansado com tantas comemorações e de ouvir falar nos 500 anos do Concelho, até ao fim do ano vai ser mais do mesmo irra que já não se pode o que será que vem a seguir.

Anónimo disse...

eu admito que se faça uma festinha a honrar os 500 anos mas não andar todo o ano a viver nesta cantilhena todo o ano e não fazer mais nada, esta vila desenvolve-se é com obras emprego e que tanto falta fazer, como assim... centro de saúde, hoteis, pousada da juventude, aumento deste porto de recreio passando a marina, etc,etc.

Anónimo disse...

para o ano vai aparecer umas obras para fazer porque é ano de eleições se não me engano.

Anónimo disse...

pois é...pois é... tambem se não me engano para o ano há eleições para a camara das lajes. volta joão lourenço.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com vídeo-reportagem da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "Tertúlia de antigos baleeiros florentinos".