segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Nova candidatura a Reserva da Biosfera

Açores já possuem três ilhas classificadas como Reserva da Biosfera (Flores, Corvo e Graciosa), havendo no total do país oito zonas com esta distinção. Agora avança a candidatura das fajãs de São Jorge.

Este “peso dos Açores” nas Reservas da Biosfera portuguesas foi destacado por Jorge Mesquita, da comissão nacional da UNESCO, que considerou impressionante a “riqueza natural” do arquipélago, “a dimensão das fajãs de São Jorge” e “a sua ligação com a identidade cultural e o modo de vida local”, dizendo que “tudo isto é reconfortante” em relação a esta nova candidatura.

Também o secretário regional da Agricultura e Ambiente se mostrou confiante no êxito da candidatura das fajãs de São Jorge a Reserva da Biosfera, dizendo que as suas “enormes potencialidades” foram reconhecidas: “Estão reunidas todas as condições, do ponto de vista humano, cultural, social, económico, para que esta candidatura possa sair vencedora”.

Neto Viveiros destacou ainda “os ganhos” que a classificação da UNESCO traz consigo, como “tornar os Açores mais conhecidos no mundo” e “tornar mais conhecidos os produtos” que se fazem na ilha de São Jorge, que poderão passar a ostentar o selo da Reserva da Biosfera. Ainda salientou que a classificação de um local como Reserva da Biosfera “não representa” a imposição de restrições.

Uma Reserva da Biosfera é “um lugar vivo”, que “necessariamente tem de ter pessoas e atividade humana”, onde a conservação da riqueza natural e do património cultural se alia ao desenvolvimento sustentável, acrescentou, por seu turno, Anabela Trindade, do programa MaB: “Se uma Reserva da Biosfera não está a contribuir para o desenvolvimento regional e local não está a cumprir a sua função” e acabará por ser desclassificada, sublinhando que a sua gestão exige cooperação de diversas entidades e o envolvimento das populações.

A decisão em relação à candidatura das fajãs de São Jorge será conhecida em Março de 2016, no Peru, onde decorrerá o próximo Congresso Mundial de Reservas da Biosfera.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

alguem me sabe dizer quantas viagens o santorin vai fazer às flores neste mês visto que só termina no fim deste mês.

Anónimo disse...

estou de férias este mes preciso saber quantas viagens o santorin va fazer às flores.