domingo, 2 de agosto de 2015

Do verde luxuriante ao azul límpido

No mar ou em terra, sugestões não faltam para preencher as horas que antecedem o festival Cais das Poças: de um mergulho nas piscinas naturais a um passeio de barco para descobrir a costa da ilha das Flores, passando por uma aventura no Parque da Fazenda ou a descoberta do cais do Boqueirão.

Com o romper de um radioso dia de Agosto, nada melhor do que um saltinho às Piscinas Naturais do Altio, localizadas num dos mais encantadores recortes da orla costeira de Santa Cruz. Um espaço com uma beleza natural indescritível que a associação de conservação da natureza Quercus tem galardoado, nos últimos anos, como "Praia com Qualidade Ouro", o que exige qualidade excelente da água nas quatro últimas épocas balneares. Aliás, há mesmo quem diga que "mergulhar nas piscinas naturais de Santa Cruz das Flores é como entrar dentro de um aquário". E a explicação é simples: as águas são tão cristalinas que mesmo à superfície é possível contemplar a sua fauna: desde sargos a garoupas, e, com sorte, até pequenos meros. Como se não bastasse, esta zona balnear ainda oferece espaços distintos, ora para quem gosta de ser aventurar num mar mais mexido, ora para quem se sente menos à vontade nesse ambiente. O 'bónus' é desfrutar destas águas límpidas tendo a vizinha ilha do Corvo como pano de fundo.

Ainda de olhos postos do mar, uma outra opção para um dia em cheio pode passar por um passeio de barco em redor da orla costeira da ilha das Flores, onde os encantos a descobrir são mais do que muitos: desde furnas a grutas onde é possível entrar com o barco. Um dos ex-líbris das Flores nesse domínio é a Gruta do Galo, localizada na freguesia de Ponta Delgada. Além de uma caverna que proporciona um contraluz único, também encerra uma cascata de água doce que cai diretamente no mar a poucos metros da entrada, permitindo começar e acabar um mergulho debaixo de uma cascata natural.

Do mar voltamos a terra para uma nova espécie de encantamento, agora com o verde luxuriante que cobre esta ilha. A paragem é no Parque Florestal da Fazenda. Com uma extensão de 3 hectares, encerra várias espécies de árvores e arbustos, na sua maioria introduzidas nos Açores e originárias de variadas partes do mundo, como é o caso das camélias, da hortênsia ou da azálea. Entre as espécies arbóreas dos Açores destaque para o pau-branco e o cedro-do-mato. Nesta reserva natural vai também encontrar coelhos, ovelhas, galinhas, faisões, pintadas, pavões, perus, patos, gansos e pequenas aves como a estrelinha ou o tentilhão. Existem ainda tanques onde é possível observar trutas arco-íris destinadas à reprodução e ao repovoamento dos cursos e lagoas de água doce da ilha das Flores.

Por fim, mesmo a terminar o dia, a descoberta da zona do Boqueirão, onde pode contemplar a Fábrica da Baleia, imóvel de interesse público carregado de história e estórias, e, depois, relaxar, uma vez mais, nas águas límpidas e quentes que banham o cais.


Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: