sábado, 1 de agosto de 2015

Genuínas tentações gastronómicas

Não obstante a oferta de restauração existente no concelho de Santa Cruz, o festivaleiro tem ao seu dispor no Cais das Poças uma concentração deveras representativa dos mais genuínos sabores da gastronomia florentina.

Difícil mesmo será escolher... Das irresistíveis lapas às ilustres cracas, passando pela famosa linguiça das Flores ou pelo aromático polvo guisado, não faltam motivos para se perder à mesa durante os três dias do Cais das Poças. E tudo sem sair do recinto do festival. Há um esforço e uma boa dose de empenho da organização do certame e dos dinamizadores dos restaurantes barraquinhas para que seja proporcionada ao festivaleiro uma verdadeira viagem pelos mais genuínos sabores da ilha das Flores. Sabores com tradição que têm de brilhar numa ementa que, ainda assim, incluiu outros petiscos menos tradicionais.

"Há uma exigência que é feita a quem se inscreve para participar na área da restauração no festival: pelo menos três pratos têm de ser tradicionais da ilha. O objetivo é que o Cais das Poças seja uma montra de referência para a gastronomia florentina. Temos tantos e tão afamados sabores que seria impensável não aproveitar esta oportunidade para os promover e divulgar", justifica fonte ligada à organização. "Além disso, se fosse para só comer hambúrguer ou bifana, os forasteiros não precisariam de vir à ilha das Flores. Quem nos visita, em regra, chega com vontade de provar o que temos e é esse esforço que é feito", acrescenta.

Tudo indica que na edição deste ano sejam perto de uma dezena os espaços destinados à restauração dispostos pelo Cais das Poças. Três serão áreas de maior dimensão, os chamados restaurantes do festival, disponibilizando um número muito considerável de mesas em recintos fechados e cobertos. Os restantes serão espaços de menor área e com mesas dispostas ao ar livre. Em todos eles há, no entanto, a possibilidade de se montarem cozinhas anexas, se bem que nem todas barraquinhas irão optar por confecionar petiscos. "Há umas só com bebidas, há ainda uma destinada a filhoses... E tudo indica que também haverá um espaço destinado a uma mostra de artesanato local".

Oportunidades de negócio que são aproveitadas pelos agentes da restauração do concelho de Santa Cruz mas também por particulares que se juntam e assim dinamizam uma tasquinha com petiscos. Aliás, a autarquia faz saber que qualquer um pode participar, basta seguir as orientações e recomendações do regulamento.

E uma vez garantida a satisfação do palato, falemos do 'descanso do guerreiro'. E nesse domínio, Santa Cruz das Flores não é um dos concelhos onde essa tarefa seja muito complicada. Desde logo, porque no centro da vila, paredes meias com o mar, vamos encontrar três unidades hoteleiras. A essa possibilidade de alojamento, juntam-se ainda as residenciais e alguns particulares que já começam a preparar e disponibilizar o aluguer de quartos ou mesmo de moradias. Em todo o caso, para os amantes do contacto com a natureza, o acampamento pode também ser uma possibilidade. Apesar do concelho ainda não dispor de um parque de campismo, locais inspiradores e sedutores para esse fim são coisa que abundam na ilha das Flores.


Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: