sábado, 8 de agosto de 2015

Transformar cana-roca em utensílios

A planta infestante conteira ou roca-de-velha pode, em breve, ser transformada em produtos de comum uso doméstico. O projeto é da Universidade dos Açores e está a andar a bom ritmo.

É levar à letra a velha máxima "se não podes vencê-los, junta-te a eles". Erradicar a conteira como espécie invasora seria uma tarefa dispendiosa e pouco exequível, a estratégia passa por tirar proveito da planta: "É uma transformação quer do caule quer das folhas, por forma a que sejam prensadas e moldadas em objectos de utilidade corrente, como sejam pratos, copos, talheres... já há protótipos destes artigos, que continuarão a satisfazer a sua clientela e que continuarão a ser descartáveis, só que são biodegradáveis."

Roberto Amorim é um dos três investigadores da Universidade dos Açores que desenvolvem este projeto de aproveitamento da conteira, que até pode ir mais além dos produtos de uso comum, "em termos de aproveitamento para pesticidas ou para fármacos". Quanto à receptividade, existe "por parte dos proprietários (e inclusivé já tivemos uma abordagem por parte da associação de proprietários florestais) há também todo o interesse, porque se conseguirmos daqui remunerar este tipo de actividade, obviamente que há muitos interesses conjugados".

É um novo olhar para a conteira, uma espécie invasora que afinal encerra valor acrescentado.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Todo o perú tem o seu Natal. Chegou a hora do cana-roca ganhar dinheiro.

Anónimo disse...

agora estes moços novos vai ser um tal pegar no sacho e fazer dinheiro com cana-roca, em breve temos os pastos limpos. agora é preciso inventar para que servirá a silva a fim de haver limpeza nos pastos.

Anónimo disse...

A silva dá amoras.

Anónimo disse...

a silva dá amoras mas não dá leite nem carne.

Anónimo disse...

Esta da cana roca deve ser uma piada só me deu vontade para rir, mas o que mais há por ai e cana roca por isso agora é que vai ser, não vai faltar mais empregos nem dinheiro na Ilha das Flores.

Anónimo disse...

força moços inchada para as mãos e toca arrancar canaroca é o que está a dar.

Anónimo disse...

vamos ter jovens empresários ao serviço da cana-roca.

Anónimo disse...

E para atrair turismo há Ilha nada melhor do que cana-roca, agora sim vamos ver desenvolvimento na Ilha, até vai vir cruzeiros para verem a famosa cana-roca. A Ilha das flores vai ser falada em todo o mundo.