quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Chuva de estrelas na próxima noite

A noite de 12 para 13 de Agosto será o momento mais propício para se assistir à chuva de meteoros das perseidas. Não é preciso material específico para observar o fenómeno. Com céu limpo e ajuda da Lua, basta dirigir-se para uma área sem influência de iluminação.

Visível anualmente entre os dias 17 Julho e 24 de Agosto, a chuva de meteoros tem em 2015 o seu pico a 13 de Agosto, entre as 07h30 e as 10 horas, com cerca de 100 meteoros ou "estrelas cadentes" por hora, refere o Observatório Astronómico de Lisboa.

Embora infelizmente não seja possível observar o seu máximo em Portugal, já que o fenómeno vai ocorrer durante o dia, a observação "será ainda bastante favorável durante a noite de 12 para 13 de Agosto, a partir das 23 horas, quando a constelação de Perseu aparecer acima do horizonte, a nordeste, e durante a madrugada de quinta-feira". A Lua também ajuda à observação da chuva de meteoros, acrescenta o Observatório Astronómico de Lisboa, já que "estará na fase de Lua Nova".

As perseidas são uma "chuva de estrelas" resultante da passagem da Terra, na sua órbita à volta do Sol, perto dos detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle. Todos os anos por esta altura a Terra cruza a órbita do cometa, atravessando zonas onde permanecem esses detritos. A última passagem do cometa junto à órbita da Terra ocorreu em 1992.


Notícia: TSF - Rádio Notícias, RTP.Notícias, «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: