quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Porto das Poças, que remodelação afinal?

O PSD/Açores questionou o Governo Regional sobre a ampliação do Porto das Poças, uma obra que “quase 15 anos depois de prometida, e segundo o Conselho de Governo do passado mês de Julho, vai ser posta a concurso. Lamentavelmente, o tempo vai passando e aquele investimento, essencial para o desenvolvimento da ilha das Flores, nunca foi concretizado”, critica o deputado Bruno Belo.

“Não houve ano de eleições regionais em que essa [ampliação do Porto das Poças] não tenha sido uma promessa feita [aos florentinos]”, lembra Bruno Belo, recordando que, “em Setembro de 2000, o Governo Regional anunciou pela primeira vez que ia reabilitar aquela infraestrutura portuária. Até hoje”.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa Regional, o deputado social-democrata florentino elenca várias dúvidas sobre o concurso público agora anunciado, querendo saber “a capacidade de atracação para embarcações no projeto final de requalificação existente”, assim como “qual a área de terrapleno que nele consta, e que calendarização está prevista para o investimento”.

Segundo o deputado do PSD/Açores, e “tendo em conta o nível de segurança a que uma infraestrutura daquela natureza obriga, é preciso saber-se as dimensões do molhe e do contra-molhe a construir”, da mesma forma que interroga a tutela sobre “os resultados dos ensaios de mar para o projeto que será efetivamente ser executado”.

Bruno Belo realça que “há muito tempo que a ilha das Flores reclama a requalificação do Porto das Poças, para que os seus pescadores, os passageiros, as empresas marítimo-turísticas e a náutica de recreio possam ter melhores condições de trabalho e segurança”.

E, sobre “o rol de promessas que os vários Governos Regionais socialistas criaram”, lembra ainda que, “em Setembro de 2004 foi dito que se iam desencadear os procedimentos para a elaboração do projeto. Passados quatro anos (2008), o Governo Regional apresentou o anteprojeto, e em 2012 apresentou o projeto final. Ao longo dos últimos três anos, parece ter ocorrido uma longa revisão ao projeto”, refere o deputado florentino.

“Em 2012, a obra de ampliação aprovada pelos profissionais das pescas consistia na construção de um molhe de proteção de 302 metros, um contra-molhe de 102 metros para bom abrigo da bacia interior do porto, e cerca de 15 mil metros quadrados de área molhada, 8 mil metros quadrados de terrapleno, cais e pontões com capacidade para 88 embarcações. Aguardamos agora as respostas do Governo Regional sobre o que vai ser feito”, concluiu Bruno Belo.


Notícia: "sítio" do PSD/Açores.
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Ó home de Deues , deves estar doido .Gastar dinheiro no Porto das Poças é a mesma coisa que deita-lo pela água abaixo. As Lajes já tem um Porto de Pescas que dá para menos de 4000 alminhas que vivem nos dois Concelhos. Gastar milhões no Porto das Poças é um grande erro, mais vale juntar os Pescadores de Santa Cruz para o Porto das Lajes, e sendo necessário algumas obras para o bem dos Pescadores já tem caminho feito e seria investimento muito reduzido.

Anónimo disse...

Dou toda a razão ao anonimo das 14.45 e falar no porto das poças eu vejo que este porto da maneira em que está chega muito bem para todos os pescadores de santa cruz e tambem digo que este porto antigamente serviu para as descarga do barco de carga com grandes batelões melhor serve agora para tres ou quatro barcos de pesca que são pequeninos. também acho um erro gastar dinheiro naquele porto e em tempo de crise.

Anónimo disse...

Também estou de acordo passar todos os barcos de pesca para as lajes. O partido socialista anda a uma duzia de anos a prometer um porto em condiçoes e querem fazer lá uma porcaria e os de santa cruz ficão bem contentes. Força sr pareira eles votao na mesma

Anónimo disse...

também estou de acordo não gastar dinheiro no porto das poças que tem porto para os pescadores de santa cruz quanto queira, e além disso está o porto de pesca de ponta delgada e o das lages das flores seria a meu ver um grande erro gastar dinheiro ali.

Anónimo disse...

eu sou de santa cruz e a meu ver não é preciso porto melhor do que temos.