Plano de ordenamento hidrográfico (já) inclui (agora) todas as lagoas açorianas
O investimento governamental para a execução deste plano de ordenamento é de 180 mil euros.
O secretário regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, assinou o contrato destinado à elaboração do Plano de Ordenamento das bacias hidrográficas das lagoas do Fogo, do Congro, de São Brás e da Serra Devassa, [todas] na ilha de São Miguel. Desta forma está completo o quadro dos instrumentos de gestão territorial para todas as lagoas da Região, sendo que o investimento da tutela para a execução deste novo plano é da ordem dos 180 mil euros, beneficiando da comparticipação dos fundos comunitários no âmbito do ProConvergência.
O projecto será coordenado pela Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos e vai ser executado pelo consórcio entre o Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda. e a Universidade dos Açores, estando a sua conclusão prevista para meados de 2012. Refira-se que a finalidade subjacente à elaboração deste plano traduz a consciência da importância do planeamento territorial e do planeamento dos recursos hídricos integrados, visando a obtenção de instrumentos que promovam a salvaguarda e valorização ambiental dos recursos naturais, incluindo a preservação do estado da qualidade da água das lagoas.
Notícia: «Jornal Diário», «Correio do Norte» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Há mês e meio atrás, já havíamos informado do Plano de ordenamento das bacias hidrográficas das lagoas florentinas.
Saudações florentinas!!
2 comentários:
Eu quando era criança muitas vezes fui a pé para esta lagoa acarretar feiches de queirós e sentia uma alegria em olhar para as duas lagoas azuis, hoje sinto uma grande tristeza em vela desta maneira.
Espero que esses 180 mil euros sejam efectivamente aplicados nas lagoas e não em mais estudos da treta...
Enviar um comentário