sábado, 25 de setembro de 2010

Plano de ordenamento hidrográfico (já) inclui (agora) todas as lagoas açorianas

O investimento governamental para a execução deste plano de ordenamento é de 180 mil euros.

O secretário regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, assinou o contrato destinado à elaboração do Plano de Ordenamento das bacias hidrográficas das lagoas do Fogo, do Congro, de São Brás e da Serra Devassa, [todas] na ilha de São Miguel. Desta forma está completo o quadro dos instrumentos de gestão territorial para todas as lagoas da Região, sendo que o investimento da tutela para a execução deste novo plano é da ordem dos 180 mil euros, beneficiando da comparticipação dos fundos comunitários no âmbito do ProConvergência.

O projecto será coordenado pela Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos e vai ser executado pelo consórcio entre o Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda. e a Universidade dos Açores, estando a sua conclusão prevista para meados de 2012. Refira-se que a finalidade subjacente à elaboração deste plano traduz a consciência da importância do planeamento territorial e do planeamento dos recursos hídricos integrados, visando a obtenção de instrumentos que promovam a salvaguarda e valorização ambiental dos recursos naturais, incluindo a preservação do estado da qualidade da água das lagoas.


Notícia: «Jornal Diário», «Correio do Norte» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Há mês e meio atrás, já havíamos informado do Plano de ordenamento das bacias hidrográficas das lagoas florentinas.

Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu quando era criança muitas vezes fui a pé para esta lagoa acarretar feiches de queirós e sentia uma alegria em olhar para as duas lagoas azuis, hoje sinto uma grande tristeza em vela desta maneira.

MILHAFRE disse...

Espero que esses 180 mil euros sejam efectivamente aplicados nas lagoas e não em mais estudos da treta...