terça-feira, 31 de agosto de 2010

Programa da Festa de Santo Amaro

Como habitualmente, a Festa em honra de Santo Amaro, em Ponta Delgada, terá lugar no primeiro fim-de-semana de Setembro.

  • Sexta-feira (dia 3):
22h arraial com o Castro (Ecos do Ocidente).
  • Sábado (dia 4):
22h teatro com «Tia Jirónima de Jasus e sua irmã Rosa»;
23h actuação do duo musical Pedro e Gisela.
  • Domingo (dia 5):
17h missa e 18h procissão;
19h30 espectáculo infantil «Vamos ao Circo»;
22h actuação do duo musical Pedro e Gisela.
Saudações florentinas!!

sábado, 28 de agosto de 2010

Alguns trilhos pedestres florentinos #4

PR2FLO: Lajedo > Fajã Grande

Este trilho começa na freguesia do Lajedo, terminando na Fajã Grande, com grau de dificuldade de nível médio tem a duração total de cerca de 2 horas e meia numa extensão de 10 quilómetros.

Durante o percurso podem observar-se a costa oeste da ilha das Flores e os ilhéus adjacentes. O trilho passa pelas freguesias do Mosteiro e Fajãzinha até chegar à Fajã Grande, onde termina. Em geral, o piso é de terra batida, calçada antiga e, por vezes, é interrompido por pequenos troços de alcatrão, principalmente dentro das localidades.


O percurso atravessa uma Zona de Protecção Especial. É responsabilidade de todos contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat.

Informações do portal Trail-Azores e do Guia Turístico dos Açores.

Saudações florentinas!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Flores e Corvo: alerta laranja para o vento e aviso amarelo para a chuva

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou em aviso laranja as ilhas do grupo ocidental dos Açores por vento muito forte, com rajadas que [hoje à noite] podem atingir os 115 quilómetros por hora.

As ilhas das Flores e do Corvo estão também sob aviso amarelo do IM devido a chuva por vezes forte, trovoadas dispersas e altura significativa das ondas.

O mesmo nível de aviso está activo para as ilhas do grupo central deste arquipélago (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira), onde o IM prevê vento forte, com rajadas até aos 95 quilómetros por hora e ondulação com uma altura significativa.

O nível de aviso laranja do Instituto de Meteorologia adverte para “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, enquanto que o nível de aviso amarelo adverte para a existência de “situações de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica”.


Notícia: jornal «Público», «Diário de Notícias», «Açoriano Oriental», «Jornal Diário», Notícias.RTP.pt, SIC.online e jornal «i».
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Carta de Risco Geológico em 2011

O Governo Regional dos Açores anunciou o envolvimento de 14 especialistas em trabalhos de investigação necessários à elaboração da Carta de Risco do arquipélago em matéria de ordenamento do território, que ficará concluída no final de 2011.

Em resposta a um requerimento parlamentar sobre esta iniciativa, o Executivo [Regional] adiantou que o documento se vai basear em informação científica recolhida ao longo de 20 anos de investigação. A assessoria técnica à elaboração da Carta de Risco é assegurada pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), centrando-se os trabalhos em curso na avaliação de perigos e na delimitação de áreas vulneráveis.

Segundo o Governo Regional, a Carta de Risco Geológico para os Açores irá inventariar as zonas das várias ilhas em que eventuais movimentos de massa [de terra] ponham em causa a segurança de populações, áreas com historial de instabilidade e deslizamento de terras e outras em que a implementação de medidas para prevenção de risco sejam inviáveis.

Em situações de chuvas intensas ou de crises sísmicas as ilhas açorianas são atingidas com frequência por movimento de massas [de terra] de grandes dimensões. Em Outubro de 1997 um fenómeno dessa natureza soterrou dezenas de moradias da Ribeira Quente, ilha de São Miguel, provocando a morte de 29 pessoas.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Diário Digital» e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

UTC irá dar início no dia 1 de Setembro ao transporte colectivo de passageiros

Com 8 autocarros, a operação da União de Transportes dos Carvalhos (UTC) arranca a 1 de Setembro, assegurando também o transporte escolar.

A operação de transporte terrestre de passageiros na ilha das Flores está pronta para dia 1 de Setembro - a garantia foi dada à [rádio] Antena 1 Açores por Luís Lima, responsável pela UTC, empresa a quem foi concessionado o serviço.

No entanto, na ilha das Flores nem todas as freguesias terão o serviço dos autocarros [da UTC] e, pontualmente, existem acordos com outros transportadores - adianta Luís Lima, pelo facto de "alguns acessos [a freguesias] serem difíceis e de não oferecerem a necessária segurança [rodoviária]".

A empresa União de Transportes dos Carvalhos vai operar com 8 autocarros, com diferentes capacidades, empregando 6 colaboradores recrutados na própria ilha. Para além do transporte regular, a operação vai assegurar também o transporte escolar, tendo um custo anual de 200 mil euros.


Notícia: RDP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mau tempo condiciona ligações aéreas

O voo, previsto para esta tarde, que ligava Ponta Delgada às Flores foi obrigado a divergir para a Horta.

O mau tempo que se faz sentir em algumas ilhas açorianas está a afectar as ligações aéreas no Arquipélago. Esta manhã, alguns dos voos saíram com atraso do aeroporto de Ponta Delgada, em virtude do forte nevoeiro que se fazia sentir na maior cidade açoriana. A situação, contudo, já foi normalizada, tendo os passageiros seguido todos para os seus destinos.

esta tarde, um voo que ligava São Miguel à ilha das Flores foi obrigado a divergir para a cidade da Horta, no Faial, devido ao estado do tempo naquela ilha do Grupo Ocidental. Neste momento, a SATA aguarda por mais informações meteorológicas para aferir se a ligação entre o Faial e as Flores se poderá ainda realizar.


Notícia: «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

Voluntariado ambiental visita as Flores

A Gê-Questa, associação de defesa do ambiente dos Açores, está a organizar um voluntariado ambiental em três ilhas açorianas: Graciosa, Flores e Terceira.

O turno na Graciosa já terminou, deixando atrás 15 dias muito bem passados e com um importante trabalho realizado nesta ilha.

O turno na ilha das Flores começará no dia 1 de Setembro, terminando no dia 16. Os pontos de actuação são os seguintes: remoção de flora invasora em locais sensíveis, limpeza de lixo em zonas naturais, sensibilização ambiental e manutenção e proposta de trilhos pedestres. Está prevista a construção de uma ponte em madeira na Ribeira Funda, para preparar o trilho que unirá a freguesia da Fazenda com a Caveira, assim como outros trabalhos que ajudarão a valorizar o património ambiental e cultural da ilha.

Qualquer pessoa interessada pode participar nesta iniciativa e passar connosco uns dias de convivência, solidariedade e lazer. Qualquer ajuda será bem-vinda.

Saudações florentinas!!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Festa de Nossa Senhora dos Remédios

A Festa de Nossa Senhora dos Remédios, na freguesia da Fajãzinha, este ano irá decorrer nos dias 26 a 29 de Agosto.
Saudações florentinas!!

Alugando dois navios, Açores gastam metade do que custava ferry 'Atlântida'

Apenas para fretar dois navios, para os anos de 2010 e 2011, a AtlânticoLine, empresa pública detida pelo Governo [Regional] dos Açores, vai gastar mais de 20 milhões de euros, perto de metade da verba negociada para a construção do ferry Atlântida, nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Navio que continua parado nos ENVC, enquanto o Governo [Regional] dos Açores continua sem uma solução definitiva [para o transporte marítimo inter-ilhas].

Segundo dados disponíveis no portal das contratações públicas, a AtlânticoLine assumiu com a empresa [grega] Hellenic Seaways, por ajuste directo, o fretamento de dois navios para "realizar o serviço de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas da Região Autónoma dos Açores", lê-se na informação publicada pelo portal. As operações decorrem "nos anos 2010/2011, com eventual prorrogação para a operação comercial do ano 2012", lê-se ainda.

Assim, segundo o primeiro contrato, datado de Março deste ano, o primeiro navio foi contratado por 12,896 milhões de euros e o segundo contrato, rubricado 22 dias depois, por 8,350 milhões de euros. Ou seja, para assegurar o transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas do arquipélago dos Açores, entre Maio e Outubro, segundo os contratos públicos, o Governo [Regional] dos Açores vai gastar, em dois anos, cerca de 21 milhões de euros. O serviço actual conta com velocidades que variam entre 20 e 38 nós, para os navios Hellenic Wind e Express Santorini.

Do outro lado está o luxuoso ferry Atlântida, encostado há mais de um ano na doca dos ENVC e que só em manutenção já representa um prejuízo de 300 mil euros, ao que acresce ainda a desvalorização constante do navio, inicialmente avaliado em 49,5 milhões de euros, segundo o contrato fechado com o Governo Regional dos Açores. Para já, a única hipótese de negócio para o ferry Atlântida passa pela sua venda à Venezuela, processo que ainda pode demorar.

O navio construído em Viana do Castelo foi rejeitado pelo Governo [Regional] dos Açores por uma diferença de 1,5 nós na velocidade, o que aconteceu pela primeira vez na história daquela empresa pública. De resto, luxo é algo que não falta ao Atlântida, que apresenta características pouco habituais para aquele tipo de navio. É o caso de um salão especial equipado com slot-machines e de condições para receber um mini-casino. Os dois navios contratados em 2006 e rejeitados pelo Governo [Regional] de Carlos César (o Anticiclone está ainda em fase de casco) deveriam assegurar as ligações entre as ilhas do arquipélago. Com seis pisos, o Atlântida tem capacidade para transportar 750 passageiros e 140 viaturas, dispondo de camarotes e suites.

Entre outras características, conta-se ainda uma zona de restauração self-service e uma cozinha em inox para suportar as centenas de refeições que diariamente poderiam ser servidas pelo navio, além de um bar no exterior e um infantário de apoio. Aspectos que não convenceram o Governo Regional dos Açores, que encomendou o navio aos ENVC mas que decidiu rescindir o contrato alegando a diferença de velocidade. Isto porque contratualmente o ferry devia atingir 18 nós de velocidade, mas nos testes de mar acabou por não ultrapassar os 16,6. Esta diferença [na velocidade máxima atingida pelo Atlântida] ficou a dever-se ainda às alterações que os Estaleiros tiveram de fazer ao projecto inicial, imposto pelo contrato e proveniente de um gabinete russo, e que acabou por aumentar a tonelagem [do ferry], conferindo maior segurança.


Notícia: «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

domingo, 22 de agosto de 2010

Alguns trilhos pedestres florentinos #3

PR1FLO: Ponta Delgada > Fajã Grande

Este trilho começa na estrada agrícola de betão entre Ponta Delgada e o Farol da Ponta do Albarnaz, terminando na Fajã Grande, com grau de dificuldade de nível médio tem a duração total de cerca de 3 horas numa extensão de 12 quilómetros.

No início deve seguir durante cerca de 1,5 quilómetros pela estrada até encontrar um caminho sinalizado à direita, para onde deve virar. Esta parte do trilho, ladeada de hortênsias, desce e atravessa várias ribeiras até chegar a uma cancela que corresponde a cerca de metade do percurso percorrido. Nesse local pode desfrutar de uma vista sobre o ilhéu de Maria Vaz, Ponta do Albarnaz e a ilha do Corvo. A seguir, continue a caminhar descendo até à Ponta da Fajã, por um caminho de terra batida alternado com pedra de calçada. A partir da Ponta da Fajã o caminho é em piso alcatroado até terminar na Fajã Grande.


O percurso atravessa um Sítio de Interesse Comunitário. É responsabilidade de todos contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat.

Informações do portal Trail-Azores e do Guia Turístico dos Açores.

Saudações florentinas!!

sábado, 21 de agosto de 2010

Hoje acabam-se-nos os recursos da Terra calculados para usarmos este ano

Hoje, 21 de Agosto de 2010, os habitantes da Terra terão esgotado os recursos do planeta calculados para um ano [o presente 2010] e passarão a consumir créditos relativos ao próximo ano, alerta a organização não governamental Global Footprint Network (GFN).

De acordo com a Global Footprint Network, que calcula os recursos disponíveis no planeta para o prazo de um ano, a partir deste sábado os habitantes da Terra começarão a gastar os recursos de 2011. «Significa que demorámos menos de nove meses para esgotar o nosso orçamento ecológico para este ano», alertou Mathis Wackernagel, presidente da GFN, lembrando que em 2009 o limite dos recursos naturais foi alcançado a 25 de Setembro.

Segundo o responsável [daquela organização não governamental (ONG)], o desempenho deste ano não significa que o consumo tenha aumentado. «Este ano, analisámos todos os nossos dados e percebemos que, até agora, tínhamos sobreavaliado a produtividade das florestas e das pastagens. Por outras palavras, exagerámos a capacidade de que a Terra tem para regenerar e absorver o nosso excesso». Para o cálculo, a GFN baseia-se numa equação formada pelo fornecimento de serviços e de recursos pela natureza e compara-os ao consumo humano, aos dejectos e aos resíduos - as emissões poluentes, como o CO2. «Em 1980, a nossa pegada ecológica foi equivalente ao tamanho da Terra. Hoje, é de 50 por cento a mais», sublinha a ONG.

«Se você gastar o seu orçamento anual em nove meses, provavelmente ficaria muito preocupado com a situação: não é menos grave quando falamos das nossas reservas naturais [de recursos]», sustentou Mathis Wackernagel, lembrando que as alterações climáticas, a perda de biodiversidade, a desflorestação, a escassez de água e de alimentos «são todos sinais de que não podemos continuar a consumir [este tipo de recursos naturais] a crédito». Na opinião do especialista, para inverter a tendência, é preciso «que a população mundial comece a diminuir [o consumo de recursos naturais do planeta]» - um tabu que começa a ser desmistificado pouco a pouco entre os demógrafos e os defensores do meio ambiente, inclusive no seio das Nações Unidas.


Notícia: «Jornal Digital».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

«RTP Açores: 35 anos, 35 freguesias»

No âmbito da comemoração dos seus 35 anos, a RTP Açores tem vindo a transmitir (diariamente) o programa «35 anos, 35 freguesias».
Com apresentação do jornalista Vasco Pernes e edição de imagem a cargo de Rui Machado, neste seu programa a televisão regional percorre as freguesias mais pequenas dos Açores - aquelas com menos de quinhentos habitantes - mostrando a sua produção cultural, as suas vivências em comunidade, a sua gastronomia típica e as suas gentes.
Ontem o programa esteve a ser filmado na Fajãzinha, hoje (ao final da tarde) sê-lo-á na freguesia da Fazenda.

Saudações florentinas!!

Apoios aos artesãos da Região

Cerca de uma centena de artesãos das ilhas de São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial receberam um montante total de quase 50 mil euros, ao abrigo do sistema de incentivos ao desenvolvimento do artesanato, destinados à realização de diversos projectos de formação e à participação em feiras da especialidade.

Estes incentivos visam responder às necessidades mais regulares e específicas das empresas artesanais, incentivando a sua capacidade de investimento e de competitividade no mercado, aliada à qualidade da produção. Estão inscritas 380 unidades produtivas artesanais no registo do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, sendo que cerca de uma centena destas apresentaram candidaturas para apoio à participação em feiras, o que envolveu um investimento global de cerca de 40 mil euros.

Os restantes apoios destinaram-se à realização de acções de formação, as quais decorreram em São Miguel e na Terceira.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

«Brumas e Escarpas» #6

O “Casamento do Marujo”

No número sete da nova série da «Revista Lusitana», publicado em 1986, pode ler-se um artigo de Pedro da Silveira, intitulado “Catorze Trovas e um Conto recolhidos na ilha das Flores”. Por se tratar de textos orais, no final de cada recolha, aquele poeta e investigador literário fajãgrandense indicava os nomes das pessoas que lhe haviam contado o conto ou declamado cada trova. Neste conjunto de nomes, surgem entre outros e com relevo os nomes de José Inácio da Ponta e Manuel Mariano da Fajãzinha, que durante anos e anos, praticamente sozinho, cantava missa e afins, em canto chão, na Igreja paroquial daquela freguesia.

Ao ler a revista, entre estas quinze preciosidades recolhidas todas elas na Fajã Grande e Fajãzinha entre 1941 e 1951, prendeu-me mais a atenção o “Casamento do Marujo”, não tanto pelo texto em si ou por me recordar de o ouvir mas mais pela pessoa que lho recitara. Nada mais, nada menos do que Angelina Fagundes, ou seja, a minha mãe!

A recolha daquela trova foi feita em Julho de 1942 e, segundo Pedro da Silveira, minha mãe tê-la-ia ouvido a uma sua antiga vizinha chamada Ana Fraga, ou seja, a popular tia Fraga de que não me lembro mas de quem muito ouvia falar quando criança e que teria morado na Fontinha, na velhinha Casa de Lá ou Casa do Tear que meu avô arrematara, dado que após a morte daquela, segundo se dizia, bondosíssima senhora, a casa foi leiloada a favor da Igreja paroquial. Foi lá que os meus avós montaram um dos já poucos teares existentes, na altura, na Fajã, no qual foram tecendo, durante anos e anos, quase toda as minhas tias, sucedendo-se umas às outras, à medida que se iam esquivando para a América ou para o Convento.

Segundo o testemunho da minha progenitora, tia Fraga havia ouvido e decorado o “Casamento do Marujo” quando rapariga a uma mulher que morava na Fajã Grande mas que era natural de São Miguel, por volta de 1860-1865, altura em que se crê que algumas famílias de pedreiros de São Miguel, nomeadamente de Vila Franca do Campo e Ponta Garça, terão emigrado para as Flores, estabelecendo-se muitos deles na Fajã Grande.

Reza assim a dita trova: “O Casamento do Marujo”, a qual me recordo de ouvir recitado pela minha progenitora:

No gozo da minha infância,
Ainda quase uma criança,
Das amadas fui querido.
Logo me ficou no sentido,
A mais bela e engraçada.
Lhe falei p’ra minha amada,
Nem o pai nem a mãe quis.
Ai de mim tão infeliz!
Com quinze anos de idade,
Fui então para a cidade,
E embarquei na “Salvaterra”,
Por ser boa nau de guerra.
Corri todos os Açores
Para ver se achava amores,
A minha satisfação.
Foi uma bela ocasião,
A filha de mestre Amaro,
Que o pai tinha por amparo,
E era uma bela costureira,
Dava pontos à frieira;
Aquilo era um gosto vê-la,
Mais linda do que uma estrela.
Tinha olhos bonitos,
Os meus ficaram aflitos.
Logo ao sair da missa,
Fez-me uma linda malícia;
Meu coração deu um ai,
Fui logo falar ao pai.
O pai ficou muito contente,
Foi dizer à sua gente
Quem casava com a filha.
Até da ponta ilha
Veio gente ao casamento,
Homens de grande talento,
O regedor e o cura,
Mais o filho do Ventura,
Com violas e rebecas,
Vinho em potes e canecas,
O dia do meu noivado
Deixou tudo admirado!

in “Revista Lusitana” (nova série) 1968, nº 7, pag.s 121 e 122.

Carlos Fagundes

Este artigo foi (originalmente) publicado no «Pico da Vigia».

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Apelo à união de empreiteiros açorianos

Os responsáveis pelo sector da construção nos Açores afirmam-se preocupados com as dificuldades sentidas pelas empresas.

As associações do sector da construção afirmam-se preocupadas com o rumo do sector. Essa preocupação deve-se ao facto de muitas empresas concorrerem com custos abaixo do valor-base do concurso a que se candidatam, muitas vezes 25 a 40% abaixo do valor-base, e que são actualmente norma em quase todos os concursos. O alerta foi lançado pelo presidente da AICOPA (Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores) que se mostra preocupado com esta situação que poderá piorar com as dificuldades de crédito, com o atraso nos pagamentos das obras públicas e com a execução aquém do esperado dos projectos aprovados no âmbito do SIDER (Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional).

Refira-se que os responsáveis das associações de construção nos Açores tem vindo a alertar para os problemas por que passa a construção na Região, defendendo uma desqualificação das propostas que se afastem 20% do valor-base do concurso, proposta essa que não tem tido aceite, e uma união dos empreiteiros para pôr cobro a estas estratégias que ameaçam o sector.


Notícia: «Jornal Diário».
No passado mês de Julho, o presidente da AICOPA afirmava que o "Governo [Regional] não cumpriu com promessa à construção civil, [pois] faltavam 57 milhões de euros ao sector [da construção]".

Saudações florentinas!!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

"Uma porta entalada nos Estaleiros"...

Navio rejeitado pelos Açores tem porta de embarque feita à medida para os portos das ilhas [açorianas]. O que dificulta a sua venda.

um ano que o navio Atlântida está parado na doca dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, depois de rejeitado pelo Governo [Regional] dos Açores, e, apesar de um princípio de entendimento com a Venezuela, ainda não é certo o seu futuro. Aos mais de 35 milhões de euros que custa, e à dificuldade de financiamento dos armadores internacionais, soma-se o facto de a porta de embarque, lateral, ter sido construída "à medida" dos portos dos Açores. Ou seja, explicou ao «DN» fonte dos ENVC, a sua venda obrigará à adaptação do navio, com elevados custos.

Ancorado na doca da empresa, com o nome Açores ainda pintado no casco, aquele que é um dos mais luxuosos navios construídos em Viana do Castelo, para já vislumbra a Venezuela como único destino, mas pode não ser o único, tendo em conta a morosidade de negociação com o Governo de Chávez. Por exemplo, o acordo firmado para a construção em Viana de dois asfalteiros, levou oito anos a fechar. Apesar do princípio de acordo com Caracas, o «DN» apurou que os ENVC querem manter a porta aberta para outros compradores, caso esta hipótese não resulte e tendo em conta a constante desvalorização do navio. O objectivo da Venezuela em adquirir o ferry é assegurar as ligações entre o continente e o arquipélago de Margarita, numa parceria do turismo e da empresa Petróleos da Venezuela.

Luxo é algo que não falta ao ferry Atlântida, que apresenta características pouco habituais para este tipo de navio: um salão especial equipado com slot-machines e condições para receber um mini-casino. "Todas as semanas alguém vai lá colocar os motores a trabalhar e dar alguma vida àquilo. Mas de facto é muito triste ter uma categoria de navio como aquele ali parado", desabafou ao «DN» um dos trabalhadores da empresa.


Notícia: «Diário de Notícias».
Mesmo não havendo números para as ilhas das Flores e Corvo, soube-se [ontem] que "os passageiros embarcados nos portos dos Açores para viagens entre as ilhas do arquipélago registou uma quebra de 1,2 por cento no primeiro semestre deste ano".

Saudações florentinas!!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Hoteleiros açorianos propõem voos gratuitos para turistas na época baixa

As principais empresas de hotelaria dos Açores garantiram a adesão a uma campanha de incremento da procura na época baixa que inclui a oferta das passagens aéreas para as ilhas.

A iniciativa, apresentada ao secretário regional da Economia pela Câmara de Comércio e Indústria dos Açores (CCIA), prevê o pagamento aos turistas do Continente que visitem as ilhas entre Outubro a Março dos encargos com os voos, desde que permaneçam no arquipélago um mínimo de cinco noites.

Os hoteleiros garantem o custo das viagens, esperando o apoio do Governo Regional para a divulgação da campanha, referiu à Agência Lusa o presidente da CCIA. Segundo Sandro Paím, a taxa média de ocupação dos hotéis dos Açores atinge valores ligeiramente acima dos 20 por cento entre Outubro e Março, perspectivando a Câmara de Comércio que esta campanha possa resultar num crescimento desse índice em 10 por cento.

Além de contribuir para a melhoria nos resultados de exploração dos hotéis do arquipélago, a iniciativa poderá ajudar também para “desmistificar a ideia de que os Açores são caros”, acrescentou. A procura da hotelaria açoriana regista quebras desde 2008, caindo o número de dormidas nas ilhas 4,8 por cento no primeiro semestre deste ano.


Notícia: «Açoriano Oriental», jornal «A União» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

domingo, 15 de agosto de 2010

Publicidade institucional foi legislada

A portaria que regulamenta a legislação recente do Parlamento [regional] açoriano para garantir “transparência” na aquisição de publicidade pelos serviços das administrações local e regional foi publicada esta quinta-feira [dia 12], entrando em vigor no dia seguinte.

O diploma publicado no Jornal Oficial fixa o prazo para emissão do relatório sobre a publicidade institucional contratada e estabelece os deveres das várias entidades envolvidas no processo.

Proposta pelo PCP, a legislação do Parlamento [regional] açoriano criando normas para assegurar “transparência” na aquisição de publicidade aos órgãos de comunicação social por partes das administrações regional e local, mereceu o apoio do PS.

No debate gerado em torno do tema, o PSD acusou o Governo Regional de “prejudicar uns e beneficiar outros” no quadro de uma estratégia de benefício dos interesses partidários. Em resposta, o Executivo [Regional] sublinhou que “a publicidade institucional não é um apoio aos órgãos de comunicação social, mas um serviço que se compra no mercado”, fundamentando-se, por isso, na obtenção da “melhor relação entre eficácia e custos”.


Notícia: «Açoriano Oriental», RDP/Antena 1 Açores, «Jornal Diário», «Diário de Notícias da Madeira» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

sábado, 14 de agosto de 2010

Alguns trilhos pedestres florentinos #2

PR4FLO: Fajã de Lopo Vaz

Este percurso começa e termina junto ao miradouro da Fajã de Lopo Vaz, com grau de dificuldade de nível médio tem a duração total de cerca de 2 horas numa extensão de 4 quilómetros.

Progride-se por uma descida em que o trilho alterna entre terra batida, calçada e degraus em pedra, até chegar à Fajã de Lopo Vaz. É necessário algum cuidado durante o percurso devido à possível queda de pedras da falésia. A exploração desta Fajã fica ao critério de cada pedestrianista. Nela existe uma fonte com água potável, uma praia, pequenos terrenos agrícolas e podem avistar-se cabras selvagens. Como a Fajã de Lopo Vaz não tem saída, o retorno tem de ser feito pelo mesmo caminho até chegar de novo a este local.


Todo o percurso atravessa uma Zona de Protecção Especial. É responsabilidade de todos contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat.

Informações do portal Trail-Azores e do Guia Turístico dos Açores.

Saudações florentinas!!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sismo de 4,2 a sudoeste do Lajedo

O Instituto de Meteorologia informou que hoje pelas 7h58 foi registado nas estações da rede sísmica do arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 4.2 (na escala de Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 330 quilómetros a sudoeste da freguesia do Lajedo.

Até à elaboração do comunicado do Instituto de Meteorologia não tinha sido recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido pela população.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Jornal Diário» e TV.Net.
Saudações florentinas!!

Geramos 511 quilos de resíduos anuais mas ainda apenas reciclamos 13% disso

No ano passado cada português reciclou (em média) 67 quilos de resíduos, 13 por cento dos 511 quilos de resíduos urbanos produzidos anualmente por cada cidadão, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta percentagem corresponde a apenas cerca de 57 por cento da média da União Europeia. Ainda assim, de acordo com os dados do INE, em Portugal, “as quantidades de resíduos recolhidas selectivamente duplicaram” entre 2004 e 2009, fixando-se no ano passado em 600 mil toneladas, ou seja, cerca de 67 quilos de resíduos urbanos recuperados por habitante. “A evolução favorável dos últimos anos tenderá a indiciar uma trajectória de convergência com a média comunitária”, salienta o instituto.

De acordo com os valores divulgados, entre 2004 e 2009, Portugal gerou 172 milhões de toneladas de resíduos, dos quais 11 por cento (19 milhões) eram resíduos perigosos. Os resíduos sectoriais eram provenientes sobretudo da indústria transformadora e do comércio e serviços. Em 2009, a produção [de resíduos] baixou quase 1/4 face ao ano anterior, devido sobretudo “à forte desaceleração da produção do sector da construção”, fixando-se nos 24 milhões de toneladas. Ainda assim, acrescenta o INE, assistiu-se a um aumento de resíduos gerados pelas indústrias extractivas, em resultado do aumento da actividade de pesquisa e exploração de massas minerais (pedreiras).


Notícia: jornal «Público».
Adicionalmente, leiam-se algumas outras notícias: "Açores têm deficiente gestão de resíduos" em que "87% dos resíduos produzidos vão para aterro", sendo que "mais de metade das embalagens [desses resíduos cá produzidos] é feita de plástico".

Saudações florentinas!!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Plano de ordenamento das bacias hidrográficas das lagoas florentinas

O investimento para elaborar o ordenamento das bacias hidrográficas na ilha das Flores será de 230 mil euros comparticipados com fundos comunitários do ProConvergência.

O Executivo [Regional] vai avançar com o plano de ordenamento das bacias hidrográficas das lagoas Branca, Negra, Funda, Comprida, Rasa, Lomba e das Patas na ilha das Flores. O plano será coordenado pela Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos e vai ser executado pela consórcio Atkins/Espaço e Desenvolvimento(ED), estando prevista a sua conclusão para meados de 2012.

De acordo com a tutela, a finalidade da elaboração deste plano traduz a consciência da importância do planeamento territorial e do planeamento dos recursos hídricos integrados, visando a obtenção de instrumentos que promovam a salvaguarda e valorização ambiental dos recursos naturais, incluindo a preservação do estado da qualidade da água das lagoas. O interesse público prosseguido com a elaboração deste plano tem como objectivos garantir não apenas a melhoria da qualidade das águas, mas também conservar e proteger os ecossistemas e a paisagem.


Notícia: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental», rádio Atlântida, RDP/Antena 1 Açores, jornal «Correio do Norte» e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

«Fala Quem Sabe» nas ilhas ocidentais

O espectáculo "Fala Quem Sabe" vai ser apresentado hoje pelas 21h30 na Casa do Povo das Lajes das Flores e nesta sexta-feira na ilha do Corvo, no âmbito do programa do Festival dos Moinhos 2010.

Numa altura em que os actores que dão corpo às personagens dos três lavradores mais famosos dos Açores estão numa fase de preparação de um novo espectáculo, as duas apresentações a realizar nas Flores e Corvo surgem a título excepcional de modo a corresponder a um desejo antigo de levar o espectáculo "Fala Quem Sabe" a palcos de todas as ilhas dos Açores.

Por esse motivo os actores Roberto Borges, Hélder Xavier e Paulo Costa decidiram retomar as representações do espectáculo "Fala Quem Sabe - Especial", sete meses depois de terem efectuado as últimas representações com lotações esgotadas na Horta, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. Mais de 20 mil pessoas viram o espectáculo "Fala Quem Sabe" em cerca de três dezenas de espectáculos realizados durante o ano de 2009 nas ilhas Terceira, São Miguel e São Jorge.


Notícia: RDP/Antena 1 Açores e produtora AzorWaves.
Saudações florentinas!!

Larva das pastagens continua a afectar mais explorações agrícolas florentinas

A larva da lagarta das pastagens continua a deixar o rasto de destruição nas explorações da ilha das Flores e o número de produtores afectados já ultrapassa as duas dezenas.

Segundo o que a reportagem do «Diário dos Açores» conseguiu apurar já chegaram ao Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores mais casos e a praga já se estende ao concelho de Santa Cruz, pelo menos à freguesia de Ponta Delgada. No Faial também já se registam alguns casos.

A larva da lagarta das pastagens, mythimna unipuncta, vulgarmente conhecida por “rosca”, danificou várias pastagens no concelho das Lajes das Flores, afectando as explorações de uma dezena de agricultores numa fase inicial e quando tudo apontava para que a situação não se estendesse a outros locais neste momento já há confirmação de casos nas freguesias da Lomba e na vila das Lajes. Além do concelho das Lajes, embora ainda não esteja sob acompanhamento dos Serviços de Desenvolvimento Agrário das Flores, em Ponta Delgada, concelho de Santa Cruz das Flores, os relatos da infestação desta praga também já começaram a aparecer e por toda a ilha se fala desta praga. Os agricultores que especialmente nesta altura se dedicam à silagem têm visto as suas explorações produzirem metade dos silos em relação aos anos anteriores e há mesmo casos de explorações que ficaram quase na sua totalidade afectadas pela larva das pastagens.

As explorações estão neste momento a ser vistoriadas pelo Serviço de Desenvolvimento Agrário e os agricultores já pedem nesta altura apoios para os danos causados por esta praga. Entretanto, os técnicos procedem ao levantamento de toda a área e explorações afectadas não havendo ainda o número total atingido. De qualquer das formas o conselho que é dado aos agricultores que por esta altura fazem a silagem é que o façam já, cortando a erva o mais depressa possível. O tratamento químico além de ser dispendioso não é muito fácil de executar. A chuva em grande proporção seria a melhor solução, mas mesmo a precipitação que se fez sentir na passada semana parece não ter sido suficiente para limitar a acção desta praga por não ter sido em quantidade suficiente. Quando se proporciona uma chuva intensa é a melhor forma de combater esta praga, mas nesta altura de Verão a chuva não tem sido grande ajuda.


Clique aqui para ler na íntegra esta notícia...
Além desta praga não ser recorrente nos últimos anos, com esta proporção não se tinha registado há mais de 10 anos na ilha das Flores e segundo alguns relatos poderá estar já a ser sentida na ilha do Faial com o aparecimento de alguns casos. A condição atmosférica, como a humidade, pressão ou temperatura permitem à lagarta desenvolver-se mais, mas a vigilância tem que ser ponto assente para os agricultores uma vez que nestes casos quando se têm apercebido da presença anormal da praga nas pastagens já é tarde de mais.

A lagarta é conhecida por em poucos dias poder, quando a população é grande, danificar uma pastagem e foi o que ocorreu em áreas localizadas. Acontece que, ao invés das explicações dadas ao «Diário dos Açores» quando se tomaram conhecimento dos primeiros casos, as zonas abrangidas já se estendem e não se limitam a uma área específica da ilha das Flores. Os agricultores afectados vão esperar pelos resultados que o Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores está ainda a avaliar. Neste momento importa perceber a dimensão das explorações dos agricultores afectados que já entraram em contacto com os técnicos, sendo que pelo menos 20 casos já estão assinalados e outros há que ainda não deram entrada no Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores.

A lagarta que existe em todas as pastagens, e na sua fase adulta se encontra sob a forma de borboleta, vulgarmente conhecida no meio por “rosca”, está a deixar um rasto de prejuízo aos agricultores florentinos que terão, à semelhança dos demais, que ter especial atenção a uma praga que pode prejudicar rapidamente as suas pastagens. Caberá também aos agricultores vigiar os seus bens, no caso concreto das pastagens, compreendendo que quando a praga aparece é necessário proceder a “lutas” culturais, fazendo cortes, pastoreio, limpar os dejectos e noutra fase proceder a uma “luta” química. Ainda assim, o conselho mais prudente nesta altura será proceder à silagem dos terrenos destinados para tal, uma vez que embora a área afectada ainda não esteja totalmente contabilizada será relativamente grande e outros pontos tendencialmente podem vir, também, a ser afectados.


Notícia: «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

RTP/Açores assinala hoje 35 anos

Criado na sequência da Revolução de Abril de 1974, o canal [televisivo regional açoriano] abriu a 10 de Agosto de 1975 com uma intervenção do presidente da Junta Governativa dos Açores, o general Altino Pinto de Magalhães.

Nesse dia de abertura, a emissão durou seis horas, terminando com um Telejornal. Seguiram-se, durante vários meses, emissões experimentais com a duração de três horas diárias.

A criação da RTP/Açores - já existia um canal na Madeira - não pode dissociar-se do clima político e da realidade tecnológica da época. Na altura, ainda não eram correntes as transmissões televisivas por satélite, o que impossibilitava a colocação nas Regiões Autónomas das emissões nacionais dos canais públicos.

Os telejornais chegavam de avião e com atraso. Durante anos, o canal regional - a par da televisão americana da base das Lajes, a que apenas os vizinhos tinham acesso - foi a única janela dos Açores para o Mundo.


Notícia: RTP/Açores.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

«Em Santa Cruz das Flores só se ga$ta o que se t€m», afirma Manuel Pereira

Na remota ilha das Flores, o ponto mais ocidental da Europa, onde prosperidade rima com América, a Câmara [Municipal] de Santa Cruz é exemplo de boa gestão financeira.

É na remota ilha das Flores, o braço mais ocidental da Europa, onde durante décadas o sonho da prosperidade foi inspirado na América, que se encontra um dos exemplos de boa gestão autárquica do país. Nas estatísticas da Direcção-Geral das Autarquias Locais, a pequena Câmara [Municipal] de Santa Cruz das Flores figura como a [autarquia] que mais rapidamente paga aos seus fornecedores: demora, em média, um dia, um feito invulgar.

Manuel Pereira, o presidente da autarquia de 2.500 habitantes, ri-se, condescendente com a curiosa aritmética usada nos gabinetes de Lisboa, e, ao telefone com o «Jornal de Negócios», confessa que “[pagamentos] a um dia não direi... mas certamente que pagamos a menos de 30 [dias].

Com muitas facturas para despachar todos os meses – essencialmente de materiais de construção, bens e serviços correntes e equipamentos – Manuel Pereira diz que “em período de crise não há necessidade de reter dinheiro às empresas”, “quase todas [são] do concelho, porque [assim] também são impostos que ficam cá”.

Uma história que revela ser possível pagar a tempo e horas.


Notícia: «Jornal de Negócios».
Saudações florentinas!!

domingo, 8 de agosto de 2010

Chegaram primeiros autocarros da UTC

No passado dia 28 de Julho chegaram à ilha das Flores os primeiros (quatro de um total de oito) autocarros da União de Transportes dos Carvalhos (UTC), empresa [nortenha] que irá garantir o serviço de transporte público colectivo [rodoviário] de passageiros.

O início das (5+1) carreiras regulares a efectuar pela UTC na ilha das Flores está programado para dia 1 de Setembro.


Notícia: edição em vídeo de Rui América.
Saudações florentinas!!

sábado, 7 de agosto de 2010

Alguns trilhos pedestres florentinos #1

PR3FLO: Poça do Bacalhau

Este trilho começa no Miradouro das Lagoas terminando na Poça do Bacalhau, com grau de dificuldade de nível médio tem a duração de cerca de 3 horas numa extensão de 7 quilómetros.

O percurso inicia-se a cerca de 50 metros do miradouro ao lado da Caldeira Comprida, e segue por um caminho de pé posto, ao longo de uma área muito rica em vegetação endémica rasteira. Após caminhar cerca de 1 quilómetro, chegará a uma estrada alcatroada e, mesmo em frente, encontra-se a Caldeira Seca. Depois de contemplar a mesma, ande um pouco na estrada e entre no caminho de pé posto localizado à sua esquerda. Este caminho poderá ter algumas zonas com águas paradas e lamas, sendo por isso conveniente ter algum cuidado. Percorridos mais 500 metros, encontrará a Caldeira Branca com o seu aspecto pantanoso. Continuando o percurso, chegará a um caminho de terra batida onde deverá virar à sua direita. Seguindo em frente, atravessará a ponte da Ribeira do Ferreiro e, após andar mais 1 quilómetro, deverá virar à sua esquerda para um novo caminho de pé posto que segue em direcção à falésia. Este caminho apresenta marcas de nevoeiro, de maiores dimensões para serem mais facilmente reconhecidas. Chegando à falésia, deverá ter uma bonita vista sobre a Fajã Grande. Desça a pastagem ao longo da falésia até encontrar à esquerda uma cancela de madeira que dá acesso a uma antiga escadaria em pedra. Esta escadaria é muito inclinada e pode-se encontrar escorregadia, sendo assim necessário algum cuidado. Ao chegar às pastagens da Fajã Grande, siga o caminho ao longo da Ribeira das Casas até à Poça do Bacalhau, onde o trilho termina.


O percurso atravessa duas zonas de reserva: Sítio de Interesse Comunitário e Reserva Florestal. É responsabilidade de todos contribuir para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.

Informações do portal Trail-Azores e do Guia Turístico dos Açores.

Saudações florentinas!!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

AtlânticoLine quer complementaridade nos transportes aéreos e marítimos

O presidente da AtlânticoLine, António Raposo, defende a complementaridade entre os transportes marítimos e aéreos nos Açores como forma de garantir um melhor serviço aos passageiros entre [todas as] ilhas do arquipélago.

"Vivemos numa região pequena e, por isso, é preciso conjugar esforços para que não haja esbanjamento", afirmou António Raposo, que preside à empresa responsável pelo transporte marítimo de passageiros entre as ilhas dos Açores, considerando que a complementaridade "é rentável e importante para o desenvolvimento económico da Região".

António Raposo salientou que existe actualmente uma "nova visão" das necessidades dos residentes nas ilhas, sobretudo por parte do secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, criticando o anterior titular da pasta, Duarte Ponte. Nesse sentido, considerou que "os açorianos não precisam de cruzeiros com camarotes e afins", mas de um "bom autocarro no mar", adiantando que as estatísticas do transporte marítimo de passageiros de 2010 comprovam essa opção.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cenário tenebroso na Fajã do Calhau

A Associação Ecológica Amigos dos Açores denunciou, na passagem [a 28 de Julho] do Dia Mundial da Conservação da Natureza, o “cenário desolador” e a “degradação severa e permanente” da Fajã do Calhau, na costa sul de São Miguel.

Sem discussão pública e sem estudo de impacte ambiental, mas com verbas de todos os contribuintes, foi destruída a paisagem e diversos habitats com o intuito de promover a agricultura e, acima de tudo, o acesso automóvel a casas de veraneio”, refere a associação Amigos dos Açores.

Em causa está a construção do caminho de acesso à Fajã do Calhau, uma zona plana junto ao mar no concelho da Povoação, situada no fundo de uma falésia com cerca de 400 metros, que desce quase na vertical. Os ambientalistas recordam que nunca se opuseram “à construção de um acesso que assegurasse a qualidade ambiental”, mas manifestam “profundo pesar” pela actual situação, que “quebrou o valor edílico próprio de um lugar remoto”.


Notícia: «Açoriano Oriental» (com vídeo).

Mais do que concursos/animações televisivas das «Maravilhas Naturais de Portugal», devíamos preocupar-nos com as «Ex-Maravilhas Naturais de Portugal» destruídas pela dilapidadora acção humana...

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Trilhos pedestres não são valorizados

A associação [ecológica] Amigos dos Açores acusa o Governo Regional de não valorizar os trilhos pedestres [açorianos].

Comparativamente ao arquipélago da Madeira, visitado recentemente por uma delegação desta associação, que avaliou a forma como as autoridades locais tratam o ambiente, os Açores encontram-se num nível muito inferior àquele que se verifica na Madeira. Para Diogo Caetano, presidente da associação ecológica, “a atenção dada pelas autoridades [açorianas] aos trilhos do arquipélago nada tem a ver com a importância atribuída pelo Governo [Regional] da Madeira aos seus trilhos”.

Presentemente, está nos Açores, a convite da associação [ecológica] local, uma delegação de ambientalistas das Canárias para ver os bons e os maus exemplos ambientais da Região.


Notícia: «Jornal Diário» e RDP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Praga de larvas das pastagens está a causar prejuízos a alguns agricultores

A larva da lagarta das pastagens, mythimna unipuncta, vulgarmente conhecida por “rosca”, danificou várias pastagens no concelho das Lajes das Flores, afectando explorações de uma dezena de agricultores que viram parte das suas pastagens “devoradas”.

O engenheiro Rigoberto Gomes, do Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores e Corvo, afirmou ao [jornal] «Diário dos Açores» que em dez anos de serviço nunca teve relatos de um ataque da lagarta de pastagens com populações elevadas. “Foi a primeira vez que os agricultores se queixaram que estava a haver um ataque deste género, embora conhecessem a praga”, afirmou.

Crê-se que esta que foi uma situação pontual porque esta é uma lagarta vulgar existente em todas as pastagens, mas quando permitido pelas condições atmosféricas (humidade, pressão ou temperatura) a lagarta desenvolve-se mais e acontecem situações como as vividas por nove agricultores das freguesias do Lajedo e Mosteiro.

Na opinião de Rigoberto Gomes, a subida da população desta lagarta deveu-se em parte por falta de informação dos agricultores, uma vez que o Serviço de Desenvolvimento Agrário transmite toda a informação possível. A vigilância tem que ser ponto assente para os agricultores, uma vez que nestes casos “já foi tarde de mais quando se aperceberam da presença anormal da praga nas pastagens”, afirmou.

Embora ainda não esteja confirmado que se trate desta praga (para não ser cometido nenhum erro de avaliação foi enviada uma amostra para a Direcção de Serviços de Agricultura e Pecuária para identificação), o que é certo é que só num dos casos a mythimna unipuncta foi responsável por destruir 4 hectares de uma exploração.

“A lagarta é conhecida por em poucos dias, quando a sua população é grande, poder danificar uma pastagem e foi o que ocorreu em áreas localizadas. Não é uma área muito elevada que foi atingida, trata-se de uma zona específica da ilha das Flores, onde o clima e diversas alterações provocaram um desenvolvimento anormal da população daquela lagarta”, explicou o engenheiro dos Serviços de Desenvolvimento Agrário das Flores e Corvo.

Estes “ataques” às pastagens podem acontecer em qualquer altura do ano, quando as condições sejam adequadas ao desenvolvimento da lagarta, como ocorreu agora. “Se tivesse chovido há alguns dias atrás, se calhar não teria acontecido o aparecimento e subida da população da lagarta, mas esta é uma situação que tem que estar sempre sob vigilância das pastagens, especialmente quando a produção [está destinada] para silagem (rolos ou fardos de erva seca)”, referiu Rigoberto Gomes.

Os agricultores afectados vão esperar pelos resultados que o Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores está ainda a avaliar. Neste momento importa perceber a dimensão das explorações dos agricultores afectados que já entraram em contacto com os técnicos. “Temos estado a acompanhá-los no terreno para avaliar a situação e percebermos o total da área afectada”, considerou Rigoberto Gomes, acrescentando que os técnicos estão neste momento disponíveis para ajudar qualquer agricultor e aqueles que tenham sido afectados podem sempre deslocar-se ao Serviço de Desenvolvimento Agrário para poderem controlar e serem acompanhados relativamente a este problema.

Ainda não estão, desta forma, avaliados os prejuízos e os trabalhos continuam para que durante a próxima semana se possa ter dados mais concretos. Ainda assim, para Rigoberto Gomes e assinaladas as áreas afectadas, “não se tratam de dimensões catastróficas, pois encontram-se numa zona específica e restrita onde se criaram condições de micro-clima permitindo que a população da lagarta tivesse este aumento” verificado em algumas pastagens da ilha das Flores.

A lagarta que existe em todas as pastagens, e na sua fase adulta encontra-se sob a forma de borboleta, vulgarmente conhecida por “rosca”, deixou prejuízos aos agricultores florentinos que terão, à semelhança dos demais, de ter especial atenção a uma praga que pode prejudicar rapidamente as suas pastagens. Caberá também aos agricultores vigiar os seus bens, no caso concreto das pastagens, compreendendo que quando a praga aparece é necessário proceder a “lutas” culturais, fazendo cortes, pastoreio, limpar os dejectos e noutra fase proceder a uma “luta” química.


Notícia: «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

€mpresas municipais muito endividadas

São mais de 20 as empresas municipais existentes na Região, distribuídas por 14 municípios açorianos.

São cada vez mais as empresas municipais nos Açores com dificuldades financeiras. Foram criadas, nos últimos anos, mais de duas dezenas de empresas municipais que actuam em áreas como ambiente, cultura, acção social e habitação, distribuídas por 14 dos 19 municípios dos Açores.

Com a alteração da lei de finanças locais e o facto de algumas destas empresas [municipais] estarem em risco de falência, devido ao seu endividamento, é no entender de João Ponte, presidente da Associação de Municípios dos Açores, "uma situação preocupante". O governante local considera que o [presente] problema de endividamento não será, no entanto, grave se as autarquias "assumirem [no futuro] as suas responsabilidades".

Refira-se que as empresas municipais permitem às autarquias ultrapassar limites de endividamento e a contratação de mais funcionários.


Notícia: «Jornal Diário» e «Telejornal» da RTP/Açores (com vídeo).
Adicionalmente, leia-se também uma notícia do «Jornal de Negócios»: "Empresas municipais agravam a dívida pública".

Saudações florentinas!!

O Zeca festejaria hoje 81 anos... viva!!!


Esta música faz parte do último concerto de Zeca Afonso, em 29 de Janeiro de 1983, no Coliseu dos Recreios (Lisboa).

domingo, 1 de agosto de 2010

Projecto ambiental traz-nos voluntários

Um projecto de voluntariado ambiental, promovido pela associação Gê-Questa e pioneiro nos Açores, arranca este domingo [hoje] na ilha Graciosa, onde estará até dia 15; a sua permanência na ilha das Flores será de dia 18 de Agosto até 1 de Setembro.

O projecto Voluntariado Ambiental nos Açores no Verão 2010, que vai decorrer nas Reservas da Biosfera, em partilha e inter-ajuda com as comunidades locais, foi desenvolvido por duas jovens provenientes de Espanha, que estão na Terceira ao abrigo de um programa de estágio.

A principal missão dos voluntários - do arquipélago, do Continente e de Espanha – é a interacção com a comunidade local, para promover boas práticas ambientais, consistindo o trabalho de campo na eliminação de espécies invasoras, recolha de lixo junto à costa e desenvolvimento de acções de sensibilização da população local, na qual "por vezes não há grande interacção com o meio físico", afirmou Orlando Guerreiro, presidente da Gê-Questa - Associação de Defesa do Ambiente. "É preciso sensibilizar quem cá está para ver que vêm pessoas de fora para ajudar e que elas próprias podem fazer mais pelo meio ambiente", acrescentou.

O projecto desenvolve-se com recurso a voluntários, entre os quais nove oriundos de Espanha, que vão permanecer nas ilhas Graciosa, Terceira e Flores durante 15 dias.


Notícia: «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!