sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Novas lixeiras (municipais?) a céu aberto nesta galardoada Reserva da Biosfera

Deputado regional do PCP denunciou a existência na ilha das Flores de novas lixeiras a céu aberto, de grandes dimensões, com resíduos perigosos e mesmo queima deliberada de resíduos a céu aberto, sem quaisquer condições. Os comunistas exigem esclarecimentos urgentes do Governo Regional.

"Estas lixeiras são conhecidas pelas entidades locais e regionais que, ao contrário do que seria o seu dever, não tomam qualquer atitude para encerrar estas lixeiras e identificar os responsáveis", afirmou o deputado comunista Aníbal Pires.

Segundo o deputado regional do PCP, estão em causa situações que podem constituir crime ambiental e que são “tanto mais graves numa ilha que é Reserva da Biosfera e em que existem valores ambientais únicos e frágeis que têm de ser protegidos”.

Para o deputado comunista, a existência de lixeiras clandestinas na ilha das Flores surpreende pela negativa e merece uma resposta rápida por parte das autoridades competentes: “O PCP exige esclarecimentos urgentes do Governo Regional e o rápido encerramento destas lixeiras ilegais, bem como responsabilização legal e administrativa dos indivíduos e ou entidades causadoras deste grave prejuízo ambiental”.

No final da sua visita à ilha das Flores, o deputado comunista voltou também a criticar os transportes aéreos: “A situação dos transportes aéreos, fator fulcral do desenvolvimento da ilha, com a completa saturação dos voos inter-ilhas a causar problemas muito sérios aos florentinos, incluindo nas suas deslocações para a realização de exames e tratamentos médicos, o que se traduz em estadias mais prolongadas, com o consequente aumento da despesa pública e, naturalmente, com os transtornos causados aos utentes”, disse Aníbal Pires.

O deputado comunista referiu ainda que o desemprego juvenil atinge uma “dimensão avassaladora”, sendo “um desastre económico que compromete por muitos anos o desenvolvimento da ilha das Flores”: “Os empregos sazonais, ligados ao setor do turismo, sempre precários e mal remunerados, bem como os estágios e programas ocupacionais temporários que o Governo Regional usa para tentar disfarçar a real dimensão deste fenómeno, não resolvem qualquer problema da nossa juventude que ambiciona e tem direito a um emprego estável que lhe permita fixar-se na ilha das Flores e aí construir a sua vida”, afirmou Aníbal Pires.

Em relação ao Museu das Flores, o deputado comunista considerou “lamentável” que uma instituição “tão importante para a cultura e identidade florentinas, bem como para o setor do turismo”, esteja encerrada há tantos anos.


Notícia: «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e jornal «i».
Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

a todos os camaradas das lajes e aqueles que não são não se esqueçam em outubro votar anibel pires este é um homem que defende as lajes e o concelho.

Anónimo disse...

O lixo que produzimos é um problema grave que temos entre mãos. Levamos anos e anos a fio a despejar sem rei nem roque, sem que as pessoas e as Camaras se importassem. Essa mentalidade ainda não acabou.
A recolha e o tratamento dos lixos não se faz de graça. Custa dinheiro. Para se colocar lixo no Centro de Processamento, paga-se. Pagam-se maquinas, pagam-se pessoas, pagam-se tecnologias, pagam-se instalações, paga-se energia. Quem é que deve pagar a factura? As pessoas através de taxas das Camaras? As Camaras, delapidando o orçamento? O governo regional?
Se quisermos viver numa terra limpa, temos de resolver estas questões. E depois é agir. Carregar com a força toda em quem prevarica, sejam Camaras, sejam pessoas, sejam departamentos do governo.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através do esclarecimento da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente.

1. Contrariamente ao que foi divulgado pelo deputado do PCP, o Governo Regional não tem conhecimento da existência de quaisquer lixeiras ilegais na ilha das Flores;

2. Quanto à queima de resíduos, a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, após averiguação, constatou que a mesma correspondia à realização de uma queimada de subprodutos de origem florestal, incorporando alguns resíduos de outra natureza, tendo sido efetuado o correspondente auto de notícia pelo Serviço de Ambiente das Flores, ao qual será dado o seguimento adequado;

3. Recorde-se, ainda, que o Centro de Processamento de Resíduos da Ilha das Flores está em pleno funcionamento desde 2013, promovendo a valorização de mais de 85% dos resíduos urbanos gerados na ilha, e que, neste momento, decorre a empreitada de selagem das duas lixeiras da ilha das Flores, no valor de cerca de 1,1 milhões de euros e que deverá ficar concluída durante o próximo mês de Setembro.

Anónimo disse...

Viva!! Nem sei se tenho o direito de comentar sobre coisas que não conheço, pois não sou morador da Ilha das Flores. Mas, finalmente leio um comentário que focaliza estritamente o problema em discussão, sem entrar em mexericos políticos ou bairristas. Parabéns, anônimo das 20:16

Anónimo disse...

Viva!
Direito de comentar tem-se sempre desde que com vergonha na cara.
O mexerico politico para certa gente tornou-se regra, quando devia ser excepção.
A politicada que vemos por aí, passa a vida na intriga, no murmúrio, e, bem pior, a delapidar a honra dos adversários.
Alguns até, mais azeiteiros, fazem-no pelas esquinas ou em esplanadas de cafés.
Há gente que usa tudo na mira do protagonismo. Engana uns (cada vez menos), mas não engana outros.
Há lideres de partidos por aí, sem pinga de vergonha na cara, que trocam as profissões que tem, pela intriga caseira tola mascarada de politica.
E depois dizem que não fazem politica.
Fazem o quê então?

Anónimo disse...

Não há lixeiras nas Flores? o que é aquilo na antiga pedreira por baixo do campo de futebol das Lajes ? Está fechada, só a Cãmara é que tem a chave, mas é um tal ver se te avias de camiões a despejar resíduos de quase toda a estirpe lá .

Anónimo disse...

mas que grande lixeira anónimo das 19.44 mesmo perto da nossa porta mas o governo não sabe dessa.

Tiago R. disse...

Caros amigos:

Para quem (se ainda há alguém) que tem dúvidas sobre a existência das lixeiras, cliquem neste link e vejam as fotos tiradas por mim mesmo na passada quarta-feira:
https://drive.google.com/folderview?id=0BxcBpvS2iHJuflpkcTBFTlJIYTl0SE9lQllMbjBaeXBBbXNRMHhtVS03aU5yaXZTWXYtRUk&usp=sharing

A dimensão da lixeira, situada num terreno da Câmara Municipal de Santa Cruz é obviamente grande demais para que as autoridades possam dizer "que não sabiam", parece-me.

Anónimo disse...

Como e que numa terra com escassas 4000 almas nao se sabe quem sao os porcos que largam lixo pelos cantos.....

Anónimo disse...

onde anda o zé da música que é do ambiente e não vê este lixo.

Anónimo disse...

Se a lixeira é da camara ...

Anónimo disse...

se a lixeira é da camara não vale a pena o zé da música intervir.

Anónimo disse...

Perto do lugar do monte tem uma enorme lixeira a céu aberto onde se fazem queimadas. Uma vergonha para quem nos visita. Ainda por cima logo abaixo tem a podridão da ETAR da cooperativa mesmo ao lado da estrada. Uma vergonha em plena biosfera, onde as nossas supostas forças políticas não fazem nada.

Anónimo disse...

Quem entra para a cuada a direita quem desce mais uma lixeira,para não falar na britadeira da Camara