terça-feira, 14 de junho de 2016

Limpeza efetuada à Rocha dos Bordões

De 22 de Outubro a 4 de Novembro do ano passado, a associação “Os Montanheiros”, com sede na ilha Terceira, fez deslocar à ilha das Flores uma equipa de profissionais numa missão de limpeza da Rocha dos Bordões, um dos monumentos de interesse geológico mais impressionantes dos Açores e quase único no Mundo.

Formada por 8 pessoas esta equipa d' Os Montanheiros teve como objectivo limpar a vegetação que alastra na base e nas faces expostas dos bordões, acabando por cobrir uma das paisagens mais procuradas pelos turistas na ilha das Flores.

Deve ser dito que os bordões são formações geológicas, também conhecidas como disjunções prismáticas, que ocorrem quando há um arrefecimento muito particular da lava. Na Rocha dos Bordões tem mais de 100 metros de extensão com mais de 200 bordões, tendo alguns mais de 30 metros de altura, ali encostados quase na vertical.

A logística envolvida e a dificuldade da missão não permite que seja feita uma limpeza da vegetação todos os anos, por isso em 2015 perfaziam já dezanove anos desde a anterior limpeza efectuada na Rocha dos Bordões, precisamente também pelos Montanheiros. Segundo Paulo Barcelos, presidente da associação e responsável/supervisor da operação, esta missão exigiu muito conhecimento e preparação.

Assim, a Rocha dos Bordões ficou de "cara lavada" para receber as milhares de pessoas que se deslumbram com tamanha raridade e imponência. Costa Ocidental esteve no local a recolher imagens que fazem parte deste documentário sobre a operação de limpeza, bem como a entrevista a Paulo Barcelos e a outros elementos da equipa, que deram o seu testemunho mesmo dependurados a alguns metros de altura.

Obrigado a José Gabriel Eduardo (director dos Serviços de Ambiente da ilha das Flores), a Paulo Barcelos e aos elementos do grupo e todos os que tornaram possíveis estas imagens.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: