sábado, 18 de junho de 2016

Parques de merendas em todo o lado

Há mais de meio século que os Açores constroem parques de merendas de utilização gratuita, contabilizando atualmente 91 espaços em oito das nove ilhas do arquipélago.

A propósito do Dia Internacional do Piquenique, que hoje (18 de Junho) se assinala, o diretor regional das Obras Públicas e Comunicações explicou que apenas a ilha do Corvo não tem nenhum parque de merendas.

Bruno Pacheco disse que os parques de merendas nos Açores estão localizados em reservas florestais ou nas proximidades das estradas regionais, caracterizando-se por terem zonas próprias para piqueniques, churrasqueiras, parques de estacionamento, zona infantil de recreio, miradouros, sanitários ou equipamentos de ginásio ao ar livre.

“Mais do que zonas de merendas, são zonas de lazer”, considerou o diretor regional, acrescentando que estes equipamentos são utilizados gratuitamente durante “todo o ano por residentes e, cada vez mais, por turistas”.

São Miguel é a ilha com maior número de parques de merendas - 47 no total. A ilha de Santa Maria tem 12 parques de merendas, o Faial dez, a Terceira e São Jorge têm ambas sete, Pico quatro e Flores tem três. A Graciosa tem um parque de merendas e vai ter um segundo a partir da próxima semana.

Bruno Pacheco explicou que os parques de merendas inseridos em reservas florestais têm horários de funcionamento definidos, sendo no Verão mais alargados, e os que ficam nas proximidades de estradas regionais “não têm horário de utilização, por se tratar de zonas abertas”.

Quanto à limpeza diária destes espaços de lazer, o diretor regional das Obras Públicas referiu que estão a cargo de equipas de funcionários regionais que “a partir de Maio garantem a limpeza dos parques de merendas mais do que uma vez por dia”, bem como a colocação de madeira nas churrasqueiras.

Além dos 91 parques de merendas da responsabilidade do Governo Regional, também existem nos Açores equipamentos do mesmo tipo que são responsabilidade municipal.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e «Diário Digital».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: