quinta-feira, 9 de junho de 2016

Investigadores descobrem forma de travar a doença de Machado-Joseph

Duas equipas do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra descobriram que a progressão da doença de Machado-Joseph pode ser travada por uma redução de calorias controlada ou através da substância resveratrol, a qual está pronta a ser testada em ensaios clínicos.

A doença de Machado-Joseph é uma doença incurável, fatal e hereditária, de grande prevalência nos Açores, sendo caracterizada pela descoordenação motora, atrofia muscular, rigidez dos membros, dificuldades na deglutição, fala e visão, associadas a um progressivo dano de zonas cerebrais específicas.

Os resultados conseguidos pelas equipas de investigação do Centro de Neurociências e Biologia Celular foram publicados na revista científica «Nature Communications».

Segundo a investigação os resultados positivos em ratinhos de laboratório verificaram-se não só ao nível dos sintomas mas observando-se um bloqueio efetivo do desenvolvimento da doença. “O estudo sugere que uma ligeira redução de calorias, extremamente controlada, sem incorrer no risco de malnutrição e com a presença de todos os nutrientes essenciais ao organismo, ou a administração de resveratrol, contribuem para a melhoria da coordenação motora, marcha, equilíbrio, neuropatologia e ativam o processo de reciclagem dos elementos envelhecidos e danificados das células”, explica Cláudia Cavadas, coordenadora de uma das equipas de investigação.

Luís Pereira de Almeida, coordenador da equipa parceira de investigação, salienta que “os efeitos benéficos obtidos são explicados através de um regulador de informação presente nas células, chamado sirtuina 1, uma enzima cujos níveis aumentam no cérebro através da redução calórica ou administração de resveratrol”. O mesmo adianta que estão a ser feitos os esforços para testar os resultados do resveratrol em ensaios clínicos, o que está dependente de terem financiamento.


Notícia: «Diário de Notícias» e «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Reparem bem. Esta gente da ciência, que de forma palpável contribui para o bem da humanidade e alivia o sofrimento de milhões de pessoas, passa muitas vezes esquecida e não é valorizada. Um estupor qualquer que na mira da teta publica se candidata a deputado, é posto num pedestal sem mexer umas palha que seja para melhorar a sociedade. Perguntem ao investigador quanto ganhou com o seu trabalho e comparem com o que ganha o mamão do deputado.

È este o país que temos, feito de abrolhos e de gente mexeriqueira e inculta, que valoriza o que não deve e esquece os seus melhores.

Anónimo disse...

Ao Anónimo de 10/6,18h50.
Penso haver algum exagero e vontade de "bater" no seu comentário.Concordo que o trabalho científico e de investigação deve ser reconhecido,recompensado e até estimulado,o que muitas vezes é,pois existem prémios e outras formas de o fazer.Mesmo assim merecem o nosso apreço.
Quanto ao resto,não vejo que os deputados sejam postos em nenhum pedestal.Uns conseguem manter o lugar mais tempo do que outros,por simpatia,mérito ou influência.
"Sem mexer uma palha para melhorar a sociedade",já tem mais que se lhe diga.Para começar,acho que é injusto meter todos no mesmo saco.Mas não estou a falar sequer,só dos das Flores!...Mesmo assim,na realidade em que vivemos,um Deputado não pode fazer grande coisa,porque não governa nem dispõe de verbas para isso.
Em circunstâncias normais,o que os Deputados podem fazer é confrontar os Governos com a realidade e leva-los a fazer os tais melhoramentos... Mas qual é a dificuldade que eles tem nisso? Se forem dos Partidos da oposição,o governo raramente atende os seus pedidos,a não ser que coincidam com o programa do próprio Governo.Se forem do partido do Governo,revêm-se nos Planos e Orçamentos do Governo e não têm espaço de manobra fora disso.
É assim! E quem esperar outra coisa dos Deputados,está sonhando ou acredita no Pai Natal.

Anónimo disse...

"Sem mexer uma palha para melhorar a sociedade". Deputados temos nós eleito. Milhares desde a revolução abrilina. Temos um país empandeirado, com o futuro hipotecado e de viabilidade duvidosa.

Fazem muito os deputados? Fazem...fazem... pela sua carteira.

Do que entra no saco - bom e mau - só uma coisa interessa: o que sai. Gastamos dinheiro com eles, os deputados, ouvimos maravilhas, vemos peleias, e temos como remate o radioso país que temos. Vale a pena engorda-los mais!

"O Deputado não pode fazer grande coisa,porque não governa nem dispõe de verbas para isso". Serve para quê então "o deputado"? Para nos chupar a carteira?Para que é que queremos 57 deputados se "servem para pouco"? A democracia não se faz com o numero, com o magote, mas com a qualidade do que temos Não será assim?

O comentador de cima, como cidadão que contribui para pagar deputados, contenta-se com pouco. Essa gente tem por obrigação prestar contas a quem os elegeu. Essas contas não são prestadas nas eleições apenas. Somos muito poucos para termos deputados caros e distantes, que cumprem com a obrigação que tem para quem lhes elegeu, se lhes apetece. As eleições não legitimam tudo!

Anónimo disse...

Estou totalmente de acordo com tudo o que me diz em resposta. Não estou contente,não! De maneira nenhuma! Mas qual é a alternativa? Ou de novo a ditadura ou regime militar,onde se resolve o problemas dos deputados que gastam e não fazem nada,mas teremos outros problemas maiores... pode crer...
A outra alternativa; já o disse aqui algumas vezes,é mudar a lógica de funcionamentos dos partidos,que se protegem a si próprios e aos seus e só mudam o que lhes convém. E como é que se consegue isto? Se houvessem candidaturas independentes,alguma coisa mudaria,mas eles não deixam...
Se as oposições fossem tratadas com o respeito que merecem,sendo ouvidas e as suas propostas acolhidas,pelo menos algumas,seria diferente...
Mas lógica partidária é; tudo o que vem de nós,é bom,é para votar sim.Independentemente de o ser,verdadeiramente. Tudo o que vem das oposições, é mau.Mesmo que seja igual aquilo que nós pensamos fazer,por isso é para votar não.E fica-se por aqui.Há uma coisa que se chama disciplina parlamentar,que se sobrepõe ao mandato popular,mas que protege o lugar e a carteira...

Anónimo disse...

A notícia é sobre um possível travão no avanço da doença do Machado mas vocês só sabem falar de partidinhos e politiquices? Raisparta!

Anónimo disse...

Por favor não engordem mais os deputados! O único que ainda mantém um aspeto salutar é o nosso Belo pois os restante parecem querer rebentar pelas costuras tal é a quantidade de comida que emborcam pela guela abaixo!

Anónimo disse...

Acham que os deputados ganham muito? Eu não acho. Vão para lá os mais fracos e por conseguinte os que ganham pouco, os que ganham bem nos seus trabalhos não estão disponíveis para perder dinheiro para ir para deputado.