segunda-feira, 27 de junho de 2016

Programas ocupacionais servem para mascarar estatísticas do desemprego

Trabalhadores ocupacionais aumentaram 143,1% (isto é, mais do dobro) nos Açores em apenas um ano.

Os trabalhadores ocupacionais são pessoas desempregadas inscritas nos Centros de Emprego dos Açores e que são distribuídas por instituições da administração regional e local ao abrigo de programas ocupacionais, como sejam o Recuperar, FIOS, PROSA, Integra e CTTS, entre outros.

De acordo com dados publicados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, entre Abril de 2015 e Abril de 2016 o número de trabalhadores ocupacionais teve um aumento de 143,1% nos Açores (mais 1.770 pessoas), correspondendo ao aumento de 131,6% no Centro de Emprego de São Miguel, 152,6% na Terceira e 226,9% no Centro de Emprego da Horta.

de Março para Abril deste ano, os trabalhadores ocupacionais nos Açores aumentaram em 306 pessoas. Ainda de acordo com o IEFP, entre Março e Abril deste ano, o número de desempregados inscritos nos três Centros de Emprego dos Açores diminuiu em apenas 23 indivíduos.

Recorde-se que os programas ocupacionais têm gerado alguma polémica na Assembleia Regional, com a acusação de que esses programas representam uma “limpeza” na estatística de desempregados nos Açores.


Notícia: jornal «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

31 comentários:

Anónimo disse...

grande verdade.

Anónimo disse...

Já toda a gente sabe que esses programas servem para mascarar as estatísticas do desemprego, mas numa ilha em que não há desenvolvimento e portanto também não há muitos empregos, acho que isso enquanto dura ajuda muita gente. Mas isto é só a minha opinião e vale o que vale.

Anónimo disse...

Preso por ter cão, preso por não ter cão. Se deixasse as pessoas sem emprego, como se preconizava no triste governo Passos/Portas, não estava bem. Se se criam formas de ocupar as pessoas desempregadas devido à crise, dando-lhes algum rendimento, também não está bem. E uma "pá de merda rala" pela cara fora?

Anónimo disse...

Alguem sabe se ja há luz verde relativamente aos candidatos do partido do poder para as legislativas? Se nao ficou decidido hoje, nunca mais fica...

Anónimo disse...

A propósito de desemprego, diz que a Cristas foi sem dar nas vistas a São Miguel resolver as ultimas brigas e trapaças politicas que puseram as hostes do PP em guerra civil. Diz que o outro da Terceira, habituado a por e a dispor, não foi chamado nem ouvido. Isto está bonito, está... Nas Flores é que nunca há problemas porque o candidato, com medo que se pela, abana sempre a cabeça a dizer que sim.

Anónimo disse...

Anonimo das 23:41,
Parece que foi o ze da musica.

Anónimo disse...

Anónimo das 23:41:00, ao que parece ficou tudo na mesma. o que já está ganhou com a diferença de um voto.
Se tiver vergonha não aceitará encabeçar a lista. Sem um apoio incondicional, devia se meter em casa. isto mostra que o mandato não foi grande coisa.

Anónimo disse...

anónimo das 23:41:00 é vira o disco e toca o mesmo! quem comeu a carninha agora vai ter de roer os ossinhos para manter a postura e a barriguinha! o da rua da palha e outros parecidos iriam ficar muito tristinhos se assim não fosse!

Anónimo disse...

Anónimo 28/06/2016, 00:52:00,

o mandato não foi grande coisa, ou melhor, o mandato foi zero...zero para os dois, Sr. Manuel e Sra. Arlinda.

no entanto, o homem será candidato novamente porque não houve ninguém com "eles no sitio" pra lhe dizer isso e fazer frente...e será eleito novamente deputado porque qualquer um no lugar dele é eleito, quem encabeça a lista do PS e PSD é sempre eleito, até pode ser um "jagunço" qualquer que tem sempre os votos necessários.

agora, a Sra. Arlinda que se esqueça, porque a partir de outubro vai fazer companhia à sua colega do registo predial das lajes.

Anónimo disse...

Se houve-se menos de zero eu dava, referente à senhora Arlinda o lugar dela é lá no Registo que não tem pulso para lutar contra ao seu governo para que se tenha feito alguma coisa nesta Vila das Lajes durante estes 3 anos, ficou as Lajes entalada na cepa torta e só sairá com mudança de Governo. Assina o sempre atento para o Melhor nas Lajes.

Anónimo disse...

Mas também escolher o Zé da música para fazer frente ao Manuel Pereira??!! mas quem é o Zé da música neste mundo e neste ilha??!!
Este PS anda mal, anda muito mal.

Anónimo disse...

Há Florentinos que estudaram fora, voltaram à sua terra e estão dispostos a trabalhar por ela. O Sr. Engenheiro é um deles. As Flores precisam de gente formada, inteligente e com vontade de contribuir para o bem estar das Flores. Honra lhe seja feita e muito boa sorte.

Anónimo disse...

As Flores precisam é de gente humilde, sem arrogância, consciente de que a política não é emprego mas sim serviço público e acima de tudo, gente que não se submeta aos caprichos de São Miguel, com prejuízo do poleiro político!
Na maior parte dos casos, quanto mais formados mais mal educados!

Anónimo disse...

Em terreolas pequenas, as Flores são uma terreolazinha, quem se eleva e sobressai é motivo de invejas. É fonte de murmúrio, intriga, mexericos e calunias.
O Sr. Engenheiro já tem idade suficiente para perceber isso, dar o desconto, e perceber que certas almas penadas, roídas de inveja, vociferam por aí não hesitando em "assassinar" o nome das pessoas.

Repito: as Flores e os Açores precisam de gente inteligente, formada e com voz para contra certas "mentes purulentas" encrustadas em S. Miguel defender a ua terra.

Anónimo disse...

Este programa é um desenrasque o pior desse programa é não haver alguém responsável na ilha para prestar atenção porque estão a ser contratados para exercer e assinão contrato e dias depois já estão à exercer cartogrias que não tem nada a vêr mas vindo do pessoal do PS já tudo ė possível

Anónimo disse...

isto só pode ser nas lages, a mas nem tudo acontece na Camara !!!!!

Anónimo disse...

Pois é!!! nem tudo se passa na câmara existe locais públicos no conselho das lages piores que a câmara mais parece uma casa de doidos e o meu amigo deve estar a falar de onde tou a pensar que a dias passei por lá para resolver uns papéis e ninguém se entendia e vi umas manobras em funcionários destes programas com uma subida e viva o Ps

Anónimo disse...

O Lar de Idosos é mesmo uma Santa casa quem tem no lar uma madrinha ou padrinho, sob logo de catogria, apoio ao idoso queixa da coluna passa a apoio ao domicilio ganha mais dar menos hora precisa de ajudante. arranja tacho para o genro, e para a madrssta do genro essa vai ser uma boa funcionária, falta para a filha higiene no trabaho que bem precisava,, para o filho vai levar alguns anos que ele não sai da escola primária, a madrinha não consegue, força PS
Mais imformacões nos prõximos dias,

Anónimo disse...

O Lar idosos é mesmo a Santa Casa quem tem uma madrinha e padrinho do PS tem tudo, funcionária apoio ao Idosos queixa da coluna foi transferida ao apoio ao domicilio. sem conhecimento geral da mesa adm.ganha mais dar menos horas diária, dias de folga e ainda tem uma ajudante, mas consegue arranjar um tacho para o genro e e ainda um trabaho para a madrasta do genro essa vai ser uma boa funcionaria menos mal, agora precisava um tacho para a filha higiene e segurança no trabaho que bem precisava, dificil é para o filho ele ainda anda na primária.

Anónimo disse...

E viva PS tudo o mesmo o concelho das lages tá desgraçado mas isso um dia ainda ade melhorar

Anónimo disse...

Sera que a nova funcionaria do apoio do domicilio tambem vai ver a novela para o cafe na faja grande??

Anónimo disse...

Sim sim...isto vai melhorar nas proximas eleicoes. O joao lourenco vai fazer uma lista pelo psd. So que a Alice tambem vai querer fazer lista se calhar pelo psd2. Bom mas pelo que dizem o eng nelson tambem quer fazer lista, se calhar pelo psd3...quero estar aqui pra ver...porque ainda dizem que uma loiraça quer ser candidata tambem...
Isto é que vai ser psd e uma guerra feia...

Anónimo disse...

Nao, a nova funcionaria de apoio domicilio nao fica a ver a novela na faja grande porque faz o trabalho todo sozinha...a sua ajudante nem pra conduzir serve, nem pra lavar as panelas..

Anónimo disse...

e se algum idoso institucionalizado na sanata casa quiser deixar uma terrinha cuidado o 3eto pode ficar zangado e levas um processo

Anónimo disse...

Isto tá mau no lar mas não é só lá passem na fazenda também tá giro mas isso é tudo PS já mete nojo

Anónimo disse...

Pois acho muito bem qualquer um destes candidatos pelo PSD e a Alice seria uma boa escolha para estar a frente de qualquer serviço é uma grande mulher já é que devia estar nos serviços agrícola talvez as coisas tivesse melhor por lá pelo o que se houve e se vê quando lá vou tá mau vê-se muita confusão e mau ambiente talvez por o doutor ser bom de mais que boa pessoa ele é!!! não tenho dúvidas

Anónimo disse...

O Lar está mau... agora??? Mas então eles tiveram de contrair um empréstimo de 500 mil euros para pagar dívidas das anteriores direções... agora não se ouve queixas de deverem nada a ninguém... não percebo porque está mal agora, acho que agora aquilo está bem, bem melhor do que já esteve...

Agora em relação a certa funcionária que tem falado... isso é outra coisa... mas também é estranho no meio de 30 ou 40 funcionários só haver uma que se queixa... e só uma é que acha que as coisas estão mal... é no mínimo estranho, não acham??

Anónimo disse...

ome esses candidatos todos fundidos não fazem um de jeito.

Anónimo disse...

Por que se fala aqui aparece que as coisas andam mal neste locais de trabalho que vergonha arranjem gente que saba tomar conta como é devido e deixem de políticas não entreça a cor ou raça

Anónimo disse...

Ó pessoal vamos falar de coisas alegres, porque tristezas não pagam dívidas está chegando a festa dos emigrantes que vai ser de arromba e que s.pedro não se lembre de mandar chuva para se andar abaixo e acima e beber e comer à grande gozem as festas e deixem a política para a altura certa bem haja

Anónimo disse...

Já que se fala do lar da câmara dos agrícolas mas tirem um pouquinho do vosso precioso tempo e façam um visita a todos estes lugares e parem o depois é façam uma análise e veigem onde e que está a desgraça nuca vi tanto por um lugar público vai desde a chegar lá houvire palavrões,gaitadas,gritos parece um hospício não veigem só o lar nem câmara porque já vai para 40 anos que passo várias vezes no ano mas de vez para vez parece que tá pior