terça-feira, 21 de junho de 2016

João Lourenço foi multado pelo Tribunal

O Tribunal de Contas multou o antigo presidente da Câmara das Lajes por ter apresentado tardiamente as contas da empresa municipal Ocidental Mais, à qual continua ligado mesmo contra sua vontade.

João Lourenço deixou de ser presidente da Câmara Municipal das Lajes em 2013 (após três mandatos consecutivos), mas continua ainda a figurar como presidente do conselho de administração da empresa municipal que está em fase de dissolução.

Apesar do Município das Lajes ser gerido atualmente por Luís Maciel, é João Lourenço quem continua a figurar como presidente da administração da Ocidental Mais, mesmo passados três anos desde que abandonou funções públicas.

O Tribunal de Contas vem agora dizer num relatório de auditoria que o antigo autarca não enviou as contas da empresa municipal lajense relativas a 2014 dentro dos prazos previstos na lei, e decidiu por isso multá-lo.

João Lourenço ainda tentou explicar, numa carta enviada ao Tribunal de Contas, que nada tem a ver com a empresa municipal Ocidental Mais porque já não tem responsabilidades executivas, apontando as culpas aos serviços camarários lajenses que "sem explicação plausível" continuam a mantê-lo como presidente do conselho de administração.

O caso é justificado pelo atual presidente da Câmara Municipal das Lajes com a alegada demora, por parte da Conservatória do Registo Comercial daquele concelho, na nomeação de um administrador liquidatário para o processo de extinção da empresa municipal Ocidental Mais.

Indiferente a estas questões, o Tribunal de Contas manteve a coima a João Lourenço, que poderá vir a pagar uma multa que varia entre o mínimo de 510 euros (se for liquidada voluntariamente) e o máximo de 4.080 euros (caso o processo se arraste no tempo).


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Diário de Notícias da Madeira».
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Como é que nada tem a ver se faz parte da administração? Ninguém é obrigado a ocupar um lugar contra a sua vontade. As pessoas costumam demitir-se. Este não se demitiu nunca porquê? Quer a Camara das Lajes queira quer não, ninguém é obrigado a ocupar um cargo.

E depois, apesar da empresa existir, não apresentam contas... Que um cidadão se esqueça e faça contas com o estado tardiamente, aceita-se. Agora uma empresa municipal cujo único acionista é uma Camara? Um serviço público não cumprir com as suas obrigações?

Há coisas que não se entendem. A bem da transparência que deve caracterizar todos os atos democráticos, não se metam com o Tribunal de Contas. Chamem antes a Judiciária.

Anónimo disse...

Ó monços,vocês não sabem que o da Lomba se tinha designado sozinho para cabeça de lista do PPD? Partece que deu sururu na reunião com o do Pico, e parece que afinal vai ter que haver reuniões para o assunto. Já se sabe o resultado, mas é pare ele não pensar que é o dono daquilo tudo, do pouco que resta daquilo. Bom bom, era corre com ele dali para fora, mas são todos uma camada de bananas ...

Anónimo disse...

A rapaziada da Camara das Lajes é boa é para palrar. Quando entraram foi só auditorias e inspeções, mas resolver os problemas, nem por um canudo. Quiseram ir para lá, mas dar a cara para isso, viste-los ? E não los ví, senão em festarolas ...

Anónimo disse...

coitadinho do J.L. é tão pobrezinho e como vai ele pagar a multa estou cheia de pena , se precisares fazemos uma derrama , é justo!!! ficaste pobrezinho á custa de todos nós só um exemplo , um armazém pré fabricado adquirido pela CML no tempo do J.L um adquirido na mesma altura , da mesma marca e da mesma casa , coincidência , kangoos adquiridas para a CML kangoos para J,L, do mesmo fornecedor ,coincidência , já para não falar de tintas 5 paletes para CML 5 paletes para J.L , coitadinho está limpinho limpinho como vai pagar esta multa!!!

Anónimo disse...

os socialistas andam bem acaçapados! é que nem vê-los por aí

Anónimo disse...

Esta descoordenação entre instituições públicas, que como se sabe são pagas com os nossos impostos para contribuírem para o bem estar de todos, é pura e simplesmente vergonhosa. O ridículo desta situação mostra como as instituições que criamos e pagamos funcionam.

As instituições são constituídas por pessoas, alegadamente qualificadas, e na generalidade dos casos, bem pagas. Essa gente parece que não fala entre si, numa altura onde proliferam os e-mails, os documentos electrónicos, os telemóveis e as páginas web onde figuram janelas para reclamação! É bom que pensemos no caminho que tomam certas instituições que colectivamente criámos, com propósitos bem definidos, e penosamente pagamos.

Anónimo disse...

o João Lourenço foi um grande homem para o povo do concelho das lajes fez muitas obras já que o governo não fazia, e agora vamos com 3 anos de mandato desta camara e o governo nada fez nesta vila lajense.

Anónimo disse...

É curioso como alguns comentários aqui postados,com matéria bem importante, não despertam nenhuma reacção!? No entanto,as notícias de qualquer coisa no bom sentido, vindas de outros quadrantes (institucionais), são logo arrasadas com bota abaixo. Isto é um caso de estudo, como agora se diz.Isto não tem remédio.

Anónimo disse...

Diz que há Câmaras que alegadamente pagaram obras que nunca foram feitas! Esta desvergonha, paga com os nossos esmifrados impostos, merece mão de chumbo.

Anónimo disse...

mas alguém quer estudar os deputados ó anónimo das 22:58? nem pintados essa raça escomungada que não faz outra coisa se não engordar à nossa custa!pelo menos o joão deixou obra feita, agora os outros e aoutra só mesmo nas carteiras deles!