domingo, 19 de junho de 2016

A apanha de sargaço na ilha das Flores

A par da caça à baleia, a apanha de sargaço foi durante muitos anos uma das labutas mais arriscadas e árduas por estas paragens e em muitas outras ilhas dos Açores. Foi graças a esta actividade que algumas famílias “tiraram a barriga da miséria”, tendo feito melhoramentos nas suas habitações, melhor alimentação e até melhores estudos aos mais jovens da altura.

Com recursos artesanais estes homens agarravam-se de unhas e dentes a esta “faina” e assim foi durante muitos anos. Dizem os mais conhecedores que alguns apanhadores de sargaço nem sabiam nadar mas a necessidade e a vontade era de tal ordem que mesmo assim fizeram vida na apanha de sargaço.

Por motivos vários, esta actividade acabou na ilha das Flores mas as recordações ficaram. Foi neste âmbito que, a 29 de Novembro do ano passado, o Município das Lajes promoveu uma palestra sobre esta temática, versando os diferentes aspectos desta actividade. Com os conhecimentos do conferencista José Maria Silva ficamos todos nós mais conhecedores da apanha de sargaço na ilha das Flores. Costa Ocidental esteve presente e registou o momento.

Obrigado ao presidente da Câmara Municipal das Lajes, ao conferencista José Maria Silva, ao Museu das Lajes (onde foram captadas estas imagens), a todos os presentes na palestra e a todos os que de uma forma ou de outra tornaram possíveis as imagens para este vídeo.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente iniciativa. É disto que necessitamos. Tirar as pessoas de casa alguns momentos e senta-las frente a frente,a discutir e a partilhar ideias e experiências,passadas e presentes e bem assim os projectos futuros,ideias que possam esclarecer e inspirar os nossos governantes sobre o que pensam fazer. Dar-lhes uma outra perspectiva que não a deles e a teoria dos técnicos, de modo a enriquecer as decisões e os projectos finais.