quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Do mar à mesa e da tradição ao prato... são várias as iguarias do Cais das Poças

Os mais genuínos sabores da gastronomia da ilha das Flores vão ser servidos à mesa nas festas Cais das Poças. A décima primeira edição do Concurso de Pesca Desportiva Embarcada garante o famoso caldo de peixe que será oferecido no domingo.

No Cais das Poças vão sempre desembocar os sabores e saberes gastronómicos que se cozinharam pacientemente durante gerações na ilha das Flores... São uma tentação e uma ameaça à balança, mas uma leveza e deleite para a alma. E não é preciso procurar muito pelo local do crime, uma vez que nos três dias de festa, o próprio recinto vai reunir quatro restaurantes e oito quiosques. Nesses espaços, o marisco e os pratos típicos são os suspeitos do costume, pelo que os festivaleiros poderão contar com uma ementa que contempla caranguejos, lapas, cracas e cavacos, bem como as mais variadas iguarias tradicionais: a linguiça com inhame, a caçoula, a morcela com ananás e a dobrada, estão entre os exemplos referidos pela organização.

A aposta na cozinha típica da ilha das Flores é, aliás, uma imposição dos promotores do evento. Apesar de constarem outras ofertas menos convencionais dos menus dos espaços de restauração, todos eles têm obrigatoriamente que fazer constar “pelos menos três pratos típicos” da gastronomia florentina.

Entretanto, a viagem gastronómica a que a organização convida não se esgota aí. Há ainda o afamado caldo de peixe para reconfortar o estômago dos festivaleiros mais irreverentes e de todos aqueles que o queiram provar. É gratuito, oferecido a toda a população e o peixe vem quase do anzol para a mesa.

Antes, contudo, há todo um planeamento que se faz antes do Concurso de Pesca Desportiva Embarcada, também ele um dos chamarizes do cartaz. Um pequeno almoço madrugador no sábado reúne os participantes que no seu decorrer concertam estratégias para trazer o maior número de peixe possível para terra, por entre os desafios, anedotas e provocações clubísticas que ocupam a maior parte desse briefing. Este ano na sua décima primeira edição, a organização prevê que mais de quinze embarcações de pesca desportiva façam parte do concurso e, entre elas, algumas de bandeira espanhola e francesa.

No domingo, então, são cerca de cem pessoas que se dividem nas tarefas de “aviar o peixe” - como se diz orgulhosamente na ilha das Flores -, confecionar o aguardado caldo de peixe e servi-lo às mesas, a partir das 18 horas. O ano passado, recorda a organização, “foram servidas perto de mil e quatrocentas refeições”, um número que no presente certame poderá ser superado.

No mesmo dia, mas às 14 horas, há ainda lugar a um passeio de barco à Gruta dos Enxareús para (re)descoberta da sua beleza geológica e dos seus mitos e lendas.


Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Melhor tasca de marisco e sabores é a do Marco vão lá espetáculo.