quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Evacuações médicas são extraordinário serviço prestado pela nossa Força Aérea

Desde o início do ano, a Força Aérea realizou 111 evacuações aeromédicas nos Açores, sendo que a maioria registou-se entre as ilhas da Região e 20 entre o arquipélago e o território continental.

“Neste ano na totalidade das evacuações aeromédicas estiveram envolvidos 128 doentes e a Força Aérea realizou bem mais de 200 horas de voo em todas elas”, avançou o coronel Rui Roque.

Segundo o porta-voz da Força Aérea, a maioria das evacuações médicas é feita entre ilhas dos Açores, com o transporte de doentes para o Faial, Terceira e São Miguel, únicas dotadas de unidades hospitalares. Desde Janeiro de 2016 foram ainda realizadas 20 evacuações médicas dos Açores para o Continente, duas através de uma aeronave C-295 para transportar mais do que um doente em simultâneo e 18 através do Falcon 50.

O coronel Rui Roque adiantou que no ano passado mais de metade das missões de evacuações sanitárias foram feitas nos Açores: “Estamos a falar de 183 missões das quais resultou o transporte de 217 doentes e a realização de cerca de 390 horas de voo por parte das aeronaves da Força Aérea. Nesta tipologia de missão foram feitas 406 missões a nível nacional [no ano passado], ou seja, praticamente metade foram feitas nos Açores em 2015”.

A Força Aérea Portuguesa tem sempre “em prontidão um dos três Falcon 50” cada vez que é feita a solicitação de transporte de doentes entre os Açores e o Continente por um dos três hospitais açorianos. Segundo o coronel Rui Roque, o Falcon 50 “é a aeronave que garante de forma mais rápida”, quer o transporte de doentes, quer de órgãos humanos que têm pouco tempo de vida útil.

Em 2016, a Força Aérea Portuguesa já efetuou em território nacional 19 missões de evacuação de navio e 60 missões de busca e salvamento “com a salvaguarda de 35 vidas no mar”.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e RTP Açores.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

È de Louvar o grande trabalho feito pela força aérea Portuguesa especialmente para Nós Florentinos, o meu muito obrigado.

Anónimo disse...

É um serviço público de grande importância,feito com enorme disponibilidade,coragem e abnegação.Grandes Pilotos.
Tenho muito orgulho na nossa Força Aérea,onde servi como militar.

Anónimo disse...

Senti o direito de perguntar se vai entrar em funcionamento o Posto de Socorros nas Lajes das Flores, caso não, aconselho os do concelho das Lajes a pensarem na vida e lembrar que foram mais uma vez enganados.

Anónimo disse...

É um serviço publico, mas é pago pelo orçamento regional a preço de ouro. Não é um custo para os do rectangulo. É bem pago.