segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Sexta-feira haverá "chuva de estrelas"

“Este ano a chuva de perseidas terá o que chamamos de 'outburst'... ou seja, a sua taxa irá dobrar”, avisa Bill Cooke, especialista da NASA em meteoros.

Por ocorrerem no Verão, as perseidas são das chuvas de meteoros mais populares, apesar de nem sempre serem as mais fortes. Esta "chuva de estrelas" decorre entre 17 de Julho e 24 de Agosto, podendo ser vistos alguns meteoros durante todo este período. No entanto é no pico desta chuva que mais meteoros se poderá ver, com a taxa máxima a poder atingir cerca de 150 "estrelas cadentes" por hora no zénite.

Este ano esperam-se dezenas de meteoros durante toda a noite da próxima sexta-feira para sábado (12 para 13 de Agosto), apesar de em Portugal a Lua em quarto crescente ofuscar alguns dos meteoros menos brilhantes.

Geralmente esta chuva de meteoros chega a gerar cerca de 80 meteoros a cada hora durante seu pico, que acontece no dia 12 de Agosto. Mas segundo o especialista da NASA, a chuva de perseidas em 2016 poderá nos surpreender ainda mais, pois neste ano são esperados cerca de 200 meteoros por hora!

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) explica que, este ano, o pico de actividade deste fenómeno acontecerá entre as 13 horas e as 15h30, altura que em Portugal o Sol brilha fortemente no céu, impedindo a observação do fenómeno. No entanto, o OAL aconselha os portugueses a “observar as estrelas à noite nos dias próximos do pico e até ao dia 24 de Agosto”, pelo que nem tudo poderá estar perdido para os aficionados da astronomia.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e portal Sapo.tek.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho informação que o máximo será de 11 (à noite) para 12 (de madrugada) de Agosto.