domingo, 21 de agosto de 2016

"Requalificação" do Porto das Poças

A empreitada de requalificação do Porto das Poças, em Santa Cruz, ficará pronta em dois anos, indo custar cerca de 10 milhões de euros.

Na cerimónia de assinatura do auto de consignação da requalificação do Porto das Poças, Vítor Fraga salientou a grande importância deste empreendimento, “particularmente para a ilha das Flores e para o Grupo Ocidental”, acrescentando que se irá traduzir numa relevante melhoria para as condições de todos os seus utilizadores, seja no âmbito profissional ou de lazer.

Com prazo de execução de 24 meses, esta obra representa um investimento de cerca de 10 milhões de euros e permitirá a construção de um novo molhe de proteção para toda a bacia portuária, com 302 metros de comprimento, a remoção de diversos afloramentos rochosos, além da dragagem do canal de acesso ao cais, permitindo melhorar as condições gerais de operação e a segurança deste espaço.

A par do benefício para o transporte de passageiros, Vítor Fraga realçou que será ainda otimizada a forma de aproximação ao cais por parte de todas as embarcações marítimo-turísticas ou de pesca, com a largura mínima do canal de acesso a aumentar para 22 metros.

Serão também melhoradas as operações portuárias no cais de Santa Cruz das Flores, bem como a saída em segurança da baía interior, estando também prevista uma intervenção na melhoria da proteção da orla marítima junto ao porto, prevendo a instalação de um farolim com cinco metros de altura.

Vítor Fraga recordou algumas das empreitadas que já foram realizadas ao nível dos portos na ilha das Flores nos últimos seis anos, como a construção do núcleo de recreio náutico, a edificação da gare marítima, os melhoramentos no Porto das Lajes, incluindo o edifício de apoio, a reabilitação da cabeça do molhe, a construção de uma rampa Ro-Ro e a empreitada de prolongamento do cais do Porto das Lajes.


Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores, rádio Atlântida e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

21 comentários:

Anónimo disse...

Tretas. As Flores precisam de um porto decente, que sirva a ilha comercialmente e do ponto de vista turístico. As Flores precisam de um porto, como precisam de um aeroporto, como precisam de uma escola, como precisam de um hospital. O Porto está feito, é aumentarem-lhe as valências.

Esta "obra" que é que traz de novo? Emplastra um quebramar monstruoso, destrói a espectacularidade da orla costeira e deforma a paisagem, sem trazer mais valias que a justifiquem.

Mais uma obrazinha pré-eleitoral, congeminada pelo tal secretário que meteu as lowcost em São Miguel e escondeu enquanto pode a gratituidade dos voos entre Ponta Delgada e as restantes ilhas junto dos operadores turisticos. É por estas e por outras que no próximo governo, seguramente comandado pelo PS, vai levar um pontapé no rabo e voltar ao seu trabalho de origem. Açorianos destes, que não percebem que somos nove ilhas, não servem

CAP CRÉUS disse...

10 milhões?? AHAHAHAH!
Não se deixem dormir e encostem essa camarilha à parede.

Anónimo disse...

Este secretario Corvino apreendeu rápido a vender banha da cobra mas eu tenho idade para ser pai dele e a mim não me convence com tanta cantiga. Fala nos investimentos feitos no porto das Lajes primeiro foi uma autentica borracheira aquele porto de Recreio com espaço para fazer muito maior e melhor, diz que aumentaram o porto Comercial que na minha logica o porto continua no mesmo tamanho e só vejo que alargaram e não acabaram.

Anónimo disse...

Este trambolho costeiro nunca na vida vai ter sustentabilidade. Vai constituir um encargo para todos, vai desvalorizar a outra infraestrutura portuária da ilha e vai abrir uma ferida na nossa paisagem dificil de justificar.

As capelinhas que por aí abundam, tem normalmente olhar rasteiro e só enxergam o que está à volta. Não vêem mais do que a "sua rua". Um governo inteligente tem por obrigação ver mais alto. Não pode andar a reboque duma capela e amanhã da outra, sob pena de gastarmos dinheiro que não serve para nada.

As Flores já tem um porto. Ter juízo era valorizá-lo. Santa Cruz tem um pequeno cais, ter miolo era repará-lo e adapta-lo à animação turística sem escavacar a lindíssima paisagem. Continuamos ao sabor das circunstancias eleitorais, onde as campanhas, esta é uma clara acção de campanha, custam-nos os olhos da cara.

Democracias destas, onde as eleições se ganham à pala de estapafurdadas, ocorrem sim senhor. Na Tanzania e no Burkina Faso, que era onde este secretário devia governar.

CAP CRÉUS disse...

Mas aproveitem para falar sobre isso. Não vai haver consulta pública?
Não podem dar hipóteses a esses gajos.

Anónimo disse...

queremos ligações lajes corvo porque também temos direitos os votes estao a porta

Anónimo disse...

Deveria era mesmo sair a lancha do Corvo das Lajes para os visitantes poderem apreciar a lindas paisagens que temos e também cá temos a sala de embarque.

Anónimo disse...

Este Presidente da Camara das Lajes anda calado e nada diz sobre esta obra que vão fazer em Santa Cruz sabendo que vem prejudicar as Lajes e que é necessário nas Lajes o aumento do Porto de Recreio passando a Marina e o aumento do Porto para ter Condições de receber Cruzeiros vindos do Sul.

Anónimo disse...

Nas Lajes escavacaram a linda Baixa da Calheta para fazerem um autentico aborto num lugar com tanto espaço e que necessitava de uma Marina visto todos os anos entrarem centenas de Iates. Eu estou desiludido com este Socialismo que perdi aqui nas Lajes a vontade de votar neles.

Anónimo disse...

Uma obra deste montante, com claras implicações para uma ilha inteira, devia ser objecto de discussão publica. Será que os autóctones, provavelmente indígenas vistos com as lentes de Ponta Delgada, não tem uma palavra a dizer sobre as coisas que se fazem na sua terra?

Vem-se, anuncia-se e pronto? Se antes Lisboa punha e dispunha, e os pés descalços açorianos calavam, agora são as secretarias de São Miguel, quais quarteirões do novo Terreiro do Paço, põe e dispõe a conselho de politiqueiros locais.

Esta forma podre de agir, prospera naturalmente com a cumplicidade de Bruxelas, que, ao fazer de contas que não vê, paga para não se chatear. Depois queixem-se quando a coisa emborcar.

Anónimo disse...

Onde se pode consultar o projeto ?

Anónimo disse...

Onde foi congeminado. Presumo que na Secretaria das Obras Publicas em Ponta Delgada....

Anónimo disse...

O Partido Socialista vai levar uma grande derrota nestas eleições e eu e minha família e espero também de alguns amigos daqui das Lajes para contribuírem para esta derrota.
Vamos à luta.

Anónimo disse...

Esta obra já á muitos anos que deveria estar feita, mas finalmente saiu do papel.Penso que do lado sul deveria ter um quebra mar?

Anónimo disse...

não sei para que é uma obra dessas para menos de meia dúzia de pescadores, quanto à Lancha que faz viagem para o corvo deveria sair das lajes para o turismo ir apreciando a paisagem que temos á beira mar.

Anónimo disse...

O projecto final não prevê a construção de contra molhe, como se pode ler neste documento:
http://base.alra.pt:82/Doc_Req/Xrequeresp446.pdf
Além disso o molhe da ilustração nem chega aos 200 metros, onde vão ser construídos os 102 metros que faltam? ...

Anónimo disse...

Com um Porto nas Lajes e um de Recreio só era preciso aumento de um para cruzeiros e o outro de recreio aumentar e passar a Marina assim vão enterrar 9 milhões num porto para 3 a 4 pescadores profissionais e daqui a uns dias está Portugal virado de novo de pernas para o ar, o outro de Lisboa já diz que aumentou o rendimento dos malandros e nas próximas eleições o que entrar começa a cortar no meu ordenado para endireitar as canbetas que este deixou.

Anónimo disse...

mais metro menos metro tudo somado dá 0 metros.

Anónimo disse...

anonimo das 02/31 mais metro menos metro dá sempre certo.

Anónimo disse...

Pelo que vejo fala-se em 300 metros de molhe e Já se fala em cortes e nem a obra ainda começou vá ser como as estradas vá-se cortando aldrabando por isso é uns escassos centímetros de asfalto daqui a algum tempo andamos a remendar buracos e o dinheiro esta nos bolsos de alguns vigarista. Onde anda os fiscais das obras,ou já esta tudo corrompido.

Anónimo disse...

o homem ou mulher mas para que gastar dinheiro nas poças se já tem um porto nas lajes é só aumentar o da lajes para receber cruzeiros e também o aumento do porto de recreio para o desenvolvimento da nossa ilha.