sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Igreja Católica começará a pagar IMI?

Dezenas de paróquias foram notificadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira para pagar o imposto municipal sobre imóveis (IMI).

As cartas das Finanças começaram a chegar no mês passado e dizem respeito a residências paroquiais, salas de catequese, conventos e largos existentes em frente às igrejas.

Em Paço de Sousa (concelho de Penafiel) até as casas mandadas construir pelo padre Américo (fundador da Casa do Gaiato) para alojar pessoas em extrema dificuldade financeira vão, pela primeira vez em 66 anos, pagar imposto. Em Braga vinte padres já se dirigiram à Diocese para contestar o pagamento de IMI em prédios com fins sociais e pastorais, isentos pela Concordata. Aveiro, Bragança, Leiria e Setúbal são outras Dioceses em que o pagamento do imposto foi solicitado.


Notícia: «Jornal de Notícias» e «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Vai tudo à frente. Quem usufrui do sol vai pagar mais imi; quem da sua casa tem vista ampla vai pagar mais imi; quem toda a vida poupa, para alguns bens amealhar, vai pagar mais imi e os bens da igreja, a maioria dos quais nobremente doados para servir os que mais precisam, vai pagar mais imi.

Esta ferocidade por dinheiro contrasta com a leveza de mão que atira milhares de milhões para bancos completamente falidos, e cria bancos novos que ninguém nos seus tinos quer comprar. Há vidas inteiras de poupança e sacrifício, desrespeitadas por esta escumalha pestilenta, que só se pensa governar.

Anónimo disse...

Num país que se quer laico, a Igreja também paga impostos: E a igualdade.

Anónimo disse...

No Brasil, a Constituição Federal veda à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, instituir impostos sobre os templos de qualquer culto. Vale enfatizar: “templos de qualquer culto”.

Anónimo disse...

A ignorãncia escorre pela face de alguns "opinion makers" abaixo. Para que asinstituições religiosas católicas passem a pagar impostos, será necessária uma revisão da concordata. Melhor seria acabar de vez com esta, mas nem Mário Soares, que se diz socialista, republicano e laico, o fez, quanto mais agora, que estamos numa era de lideres sem carisma (devo esclarecer que não sou fã de Mário Soares).

Anónimo disse...

A criaturinha das 18:14, um silo empancado de cultura como se vê, conhece as concordatas, sabe que Mario Soares era republicano e laico, e certamente conhece os escaparates democratas cristãos, que como toda a gente sabe nos Açores, de cristão só tem o nome. Para uns a ignorância escorre pela face, sendo por isso visivel, para outros esconde-se em palavras lindas, sonsas e sem sumo, que predizem sabedorias caseiras.