quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Furacão Gaston a caminho dos Açores

O furacão Gaston está a deslocar-se pelo Atlântico e perdendo força, estimando-se que chegue aos Açores no sábado já sob a forma de tempestade tropical.

O delegado nos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera afirmou que o furacão Gaston deverá atingir os Açores na madrugada de sábado já enfraquecido, ou seja, na categoria de tempestade tropical, afetando sobretudo os Grupos Ocidental e Central do arquipélago com ventos de 65 kilometros por hora e rajadas de 85 km/h.

O Gaston é o sétimo furação a formar-se no Atlântico neste ano de 2016. O primeiro furacão a formar-se foi o Alex, que atingiu os Açores em Janeiro e foi um fenómeno muito raro, que já não acontecia há quase 40 anos, uma vez que os furacões nesses meses são muito raros, sendo a sua época normal de formação entre Junho e Novembro.


Notícia: «Diário Insular» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com notícia do jornal «Açoriano Oriental»: "Tempestade tropical Gaston deve atingir os Açores a partir das 12 horas de amanhã (sexta-feira, dia 2)".

Para o Grupo Ocidental há um aviso laranja referente a vento, no período entre as 9 horas e as 18 horas de sexta-feira; para precipitação, entre as 12 horas de sexta-feira e as zero horas de sábado; para agitação marítima, relativo a altura significativa das ondas, no período entre as 15 horas e as 21 horas de sexta-feira.