quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Poeira do Saara pode chegar a Ocidente

Uma nuvem de poeiras do deserto do Saara cobre os Açores durante esta semana, devendo manter-se até sexta-feira. Previa-se que o fenómeno afectasse apenas os grupos oriental e central, mas vai chegar às ilhas das Flores e Corvo. À partida, estas poeiras são inofensivas para a saúde.

"Esta situação deverá manter-se pelo menos até sexta-feira. A partir de quarta-feira (hoje) a nuvem passará a afetar mais os grupos central e ocidental e menos o grupo oriental”, disse a meteorologista Fernanda Carvalho, da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

As primeiras previsões apontavam para que as poeiras poupassem as ilhas das Flores e do Corvo, mas de acordo com o IPMA também as duas ilhas do grupo ocidental vão ser atingidas, com efeitos visíveis no céu: “Mantêm-se as condições do céu esbranquiçado, típicos destas situações. Estas poeiras condicionam a aparência do céu e, muitas vezes, confundem-se com nuvens altas”, explicou Fernanda Carvalho.

Segundo a meteorologista, agora “as poeiras encontram-se a níveis mais altos da atmosfera, superiores a mil metros”, mas para o final da semana poderão “estar mais junto à superfície” e por isso com maiores efeitos. “Estamos a avaliar a situação, mas não deverá afetar a saúde pública, o que não quer dizer que não tenha influência sobre as pessoas, sobretudo na respiração e inalação de partículas”, adiantou.

Fernanda Carvalho esclareceu que as poeiras saarianas deverão ser visíveis a olho nu ou podem ser observadas em forma de lama caso ocorram aguaceiros: “Não estamos à espera de precipitação significativa, mas por vezes há alguma precipitação de origem orográfica e então aí há uma remoção da poeira com a precipitação e temos aquele depósito de terra, de lama”.

As previsões da IPMA apontam para que no próximo fim-de-semana a nuvem de poeiras do deserto do Saara (no norte de África) já não esteja a afetar o arquipélago dos Açores.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

17 comentários:

Anónimo disse...

O Saara sempre esteve lá e os Açores cá. Nunca ninguém fez alardes. De uma hora para a outra, poeiras vão, poeiras vem, com perigos pelo meio e asmáticos em prevenção.

Quando não há noticias há quem as teça.

Anónimo disse...

E há quem deveria ficar calado quando não tem nada de interessante para dizer...

Anónimo disse...

E há quem esteja desacreditado de saber de tudo e nunca se calar.

Anónimo disse...

Eu acho que a culpa desta situação é da Câmara das Lajes...

Anónimo disse...

Esta poeira vem com a lista do PS para nos tapar os olhos

Anónimo disse...

Há poeiras e areias misteriosas que, canalizadas para as ilhas ocidentais, são demais para certas camionetas.

Anónimo disse...

ouvi que o presidente da camaradas lajes vai concorrer para deputado do ps será verdade? já estávamos mortos e então se for verdade nem ligados às maquinas do coração ninguém aguenta. 4 anos de governo e nada se fez nas lajes e quase 4 anos de camara foi só forró e mai nada, o melhor é saírem antes da derrota que o povo está revoltado.

Anónimo disse...

A maior poeira é este P S .

Anónimo disse...

Confirmo que tem sido a maior poeira este ps, nas Lajes em 4 anos não aumentou o porto para ter condições de atracar Cruzeiros não aumentou o Porto de Recreio passando a Marina, já vai com 3 anos a promessa do Posto de Socorros na Casa do Povo das Lajes e até à data Nada.

Anónimo disse...

Depois de ter gozado as minhas férias no mês de Julho é que o Governo socialista manda o Santorinho 4 vezes às Flores. Adeus votos, adeus socialista.

Anónimo disse...

O Santorinho andou com o entendido em politica das 10:48 na mesma escola.

Anónimo disse...

dou toda a razão ao anónimo das 10.48 e eles venham á minha porta pedir votos que lhes vou atender, no mês de julho é o mês de mais movimento de turistas e veio o barco às flores 1 vez haja paciencia com estes politicos.

Anónimo disse...

A melhor poeira era que sega-se todos os que votem nestes governo P S mais quatro anos sem cumprirem o que prometeram.ruaaaa

Anónimo disse...

O servo de Deus das 22:12 entrou em histeria.

Anónimo disse...

Poeira vai, poeira vem.
A poeira que rola por aí em certas cabeças de burro sorradas da politica deve pesar toneladas.

Anónimo disse...

servos são os que trabalham para encheres a barriga aos que nada fazem na vida autênticos parasitas.

Anónimo disse...

tens toda a razão anónimo das 22.12 não fizeram nada senão andar a beijar a mão ao padrinho rua e o povo é que tem a arma na mão RUA.