sábado, 6 de agosto de 2016

Cais das Poças dinamiza economia local

José Carlos Mendes, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, destaca que o Cais das Poças é uma festa de cariz popular que pretende promover o lazer e o convívio entre as pessoas, e dar a conhecer as tradições e costumes do concelho florentino.

Como é que o município de Santa Cruz das Flores vive estas festividades?

A festa municipal Cais das Poças tem essencialmente um cariz popular e tem por objetivo promover o lazer e o convívio entre as pessoas, dando a conhecer as nossas tradições, os nossos costumes e as nossas vivências, divulgando e promovendo o concelho de Santa Cruz, em particular, e a ilha das Flores, em geral.

Como caracteriza o programa do Cais das Poças deste ano?

Este ano temos um cartaz que é bastante apelativo, resultante de um investimento significativo para a dimensão do nosso Município, mas que é plenamente justificado dado que vem dinamizar e revitalizar a economia do concelho. Pretendemos que esta festa seja uma referência no Grupo Ocidental, um ponto de encontro nas férias de Verão de todos os santacruzenses que estão espalhados pelo mundo e que queiram visitar nesta altura a sua terra, por isso tratamos sempre de ter um cartaz apelativo que vá ao encontro de todas as faixas etárias. Este ano, como habitualmente, teremos muita música, desde conjuntos e bandas locais, passando pelo folclore, as danças e as marchas, e também teremos artistas e bandas de nível nacional como é o caso da Aurea, que é a nossa cabeça de cartaz no sábado, o Boy Teddy e o DJ de renome nacional Pedro Cazanova.

Não podemos esquecer os nossos restaurantes e tasquinhas onde certamente não faltarão os nossos pratos tradicionais.

A etnografia é também um ponto alto das nossas festas com o cortejo Vivências e Tradições, que é realizado na sexta-feira, e conta com uma participação muito grande da nossa população. Outra atração é o concurso da pesca desportiva, que este ano vai contar com três equipas que vêm de São Miguel e duas equipas francesas.

Temos um programa de festas variado e a pensar em todos públicos, porque o queremos ter uma festa com muita cor, muitos sabores e muitas tradições.


De que forma as festas contribuem para a dinamização do tecido económico do concelho?

Nestes dias dezenas e dezenas de pessoas acorrem a Santa Cruz, tanto da ilha das Flores como de fora da ilha. As pessoas de fora da ilha geralmente permanecem no período da festa e ficam mais alguns dias, o que se repercute de forma muito acentuada na economia local, promovendo toda a dinamização de setores como a restauração, a hotelaria, as empresas de animação marítimo-turísticas e a animação noturna. Portanto, as festas promovem uma grande dinamização da nossa economia.

Numa altura em que se intensifica o turismo no arquipélago, as mudanças de paradigma no transporte aéreo têm contribuído para a ilha das Flores receba mais visitantes?

Nós temos sentido muito as mudanças nos transportes aéreos, com a redução do preço das passagens e o início dos voos low cost, o que garantiu um aumento do número de pessoas que nos visitam. Mas no Verão os emigrantes e os naturais da ilha das Flores que estão espalhados pelos Açores aproveitam para regressar de forma a coincidir com as festas municipais.

Da parte da AtlânticoLine quero agradecer a colaboração que tem dado ao Cais das Poças porque este ano o navio de passageiros vai estar nas Flores durante o período das festas, chega na sexta-feira e só regressa na segunda-feira, o que vai permitir que um maior número de pessoas possa visitar Santa Cruz nesta altura.


Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Anónimo disse...

A festa está a decorrer muito bem. A organização está de parabéns!

Anónimo disse...

tanto vender banha da cobra para não se perder o tacho nas lajes anda o mesmo mas o povo anda de olhos bem abertos para ser enganados bastou uma vez.

Anónimo disse...

A festa do cais das Poças está a decorrer muito bem, e o senhor presidente não estava a vender a banha da cobra, apenas a dizer o que é a realidade, quanto a mim se eles concorrerem novamente e nas Lajes também os mesmos que lá estão, penso que ganham de certeza.

Anónimo disse...

JÀ deves ter mamado bem porque obra só vejo é o pessoal a armar barracas e desarmar todo o ano.

Anónimo disse...

O que se passa com a RTP-Açores, que fala das festas todas da região menos as das Flores. Nem uma palavra !? Que boicote é esse ?
A RTPA sendo um canal regional público, é o seu dever informar e divulgar toda a região.

Anónimo disse...

Pena é ocorrerem dezenas e dezenas de pessoas a Santa Cruz quase só nestes dias.

A ampliação do Porto das Lajes e a sua transformação parcial em cais de cruzeiros é fulcral para o futuro das Flores e para a sustentabilidade populacional da ilha, que, como se vê da lua, desertifica de ano para ano. Os visitantes, deixariam de ocorrer na ilha só "nestes dias" e passavam a encher ruas, pontos turísticos e cafés com muito mais frequência. Os turistas deixavam de atulhar só as Portas do Mar, em São Miguel, e paravam noutros pontos desenvolvendo de forma harmónica e decente o turismo nos Açores.

Era bom que os que emolduram listas, deixassem de figurar como "enfeite" e se pronunciassem, como é sua obrigação, sobre este assunto.

Anónimo disse...

Desde os seus primórdios que a RTP-A se revelou um canal de uma ilha só. Basta ver no quadro de pessoal quantos pairam em S. Miguel, três quartos do pessoal, e só um quarto se distribuem pelas restantes oito ilhas. Mais provas para quê?

Anónimo disse...

Voces não a ver que a lista para as eleições é sempre os mesmos á tantos anos no mesmo e nada fazerem se tivessem vergonha desapareciam do mapa, agora o povo é que tem nas suas o poder de não ser enganado outra vez.

Anónimo disse...

Em relação à RTP-A , não basta constatar. A situação é inadmissível, é preciso agir.

Anónimo disse...

Agir como? Acaso tens controle sobre os impostos que pagas e os destinos que lhe dão? A camarilha que nos tem governado põe e dispõe, tapando com os nossos impostos bancos falidos, e, sem pinga de vergonha na cara, diz que vai tributar "as casas que apanham sol" e "tem vista", como se o astro rei não nascesse para todos e as vistas não fossem da nossa paisagem.

A RTP-A não mexe uma palha para se tornar minimamente sustentável. Com uma diáspora de mais de um milhão de pessoas e o aluguer de satélites a preço da uva não sei das quantas, porque é que esta gente não procura chegar a todos os açorianos, vivendo da publicidade gerada? Não se mexem porque é mais fácil viver à custa dos nossos impostos. Não se dispõe por todas as ilhas porque é melhor viver em Ponta Delgada e as empresas publicas fazem-se para servir quem lá trabalha e não as pessoas que as pagam.

Anónimo disse...

Temos controle sim, até certo ponto. O que expões são verdades e fatos que não nos dispensam de agir, pressionando os eleitos supostos nos representar, e que tem o dever de defender nossos interesses e direitos. Porque parte dos referidos impostos servem para sustentá-los. E é uma boa altura para isso.

Anónimo disse...

A festa do corvo foi mais comentada pela RTO-A que o cais das poças, nos Florentinos tambem pagamos os nossos impostos devemos ter os mesmos direitos o Presidente da camara de santa cruz devia ter uma palavra ou talvez fico calado para não ofender as suas raízes.