domingo, 6 de setembro de 2015

A freguesia da Fazenda

Foi a última freguesia a ser criada na ilha das Flores, por desanexação da vila das Lajes. São poucos os cronistas açorianos que se referem à existência da localidade da Fazenda, talvez por apenas no século XX ter sido elevada a freguesia. Contudo, o padre José António Camões, quando redige uma descrição sobre a ilha das Flores, afirma que após a ribeira Funda "corre ao mar de cima de uma rocha outra ribeira chamada da Fazenda. Continuando para susueste, ainda na mesma baía e pouco distante da baixinha do Cherne está uma pequena ponta chamada a Ponta da Fazenda".

Mais adiante no seu «Roteiro exacto da costa da Ilha», o mesmo historiador florentino refere que, na época, a Fazenda contava com 72 casas, num total de 395 habitantes, sendo 198 homens e 197 mulheres. O lugar continha 35 casas de telha e apenas 5 homens calçados. A mesma fonte regista ainda que neste lugar "se fabrica a melhor telha da ilha e é onde antigamente se criavam os homens mais fortes e mais robustos, mais animosos de ambas as ilhas".

Crê-se que o povoamento desta região ter-se-á encetado na zona da Eirinha Velha, durante o século XVI.

Em termos administrativos, apesar de apenas em 1919 ter adquirido a sua autonomia, a Fazenda já havia sido elevada a curato em 1904. Já nessa altura, o senador André de Freitas lançou a ideia de elevar a povoação a freguesia, embora sem resultados práticos. Mais tarde, o senador Machado Serpa retomou esta ideia de independência e a 9 de Dezembro de 1919 foi promulgada a lei que criou uma paróquia civil na povoação da Fazenda.

Não obstante, apenas em 1959 o bispo Manuel Afonso de Carvalho erege o já curato da Fazenda a paróquia com todos os direitos e deveres previstos no Direito canónico.

Terra de gente com muita fé e muita vontade, aquando da benção da primeira pedra da sua Matriz um jornal local caracterizava a Fazenda como sendo "um lugar muito importante das Lajes pela boa índole dos seus habitantes, pela abastança de um grande número de proprietários que ali há, parecendo a sua povoação uma pequena vila".


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Alguém sabe quando é a inauguração do investimento na zona da Caldeira?

Anónimo disse...

já nem é preciso comprar o livro vem tudo aqui dos dois concelhos.

Anónimo disse...

Alguém me sabe informar o número da hospedaria da Fazenda? Aquela junto ao campo que outrora foi escola primária!

Anónimo disse...

Eu podia te dizer mas nao digo!

Anónimo disse...

Caro amigo/a das 16:16 quando puder me informar o meu contacto de Telefone é 292 593 431 ou então para o email http://www.dgci.min-financas.pt/

Fico muito agradecida!