segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Prazo médio de pagamentos das Câmaras

Os últimos dados divulgados pela Direção Geral das Autarquias Locais indicam que a Câmara Municipal de Lajes das Flores tinha, em Dezembro do ano passado, um prazo médio de pagamentos a fornecedores de 20 dias, muito diferente dos 87 dias que se registavam em Dezembro de 2013.

Por seu lado, a Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores registou inacreditáveis resultados do seu prazo médio de pagamentos a fornecedores nos trimestres do ano passado: zero dias (em Março), dois dias (em Junho) e um dia (em Setembro e Dezembro de 2014).

Pagar a fornecedores em poucos dias significa mais dinheiro circulando na economia da ilha das Flores, dinamizando o comércio local e contribuindo para que as empresas que fornecem bens e/ou serviços às Câmaras Municipais florentinas também possam honrar os seus compromissos a tempo e horas.

Saudações florentinas!!

30 comentários:

Anónimo disse...

Onde estão os fundamentalistas lorençianos a apregoar que foi obra do falecido?

Anónimo disse...

o grande João Loirenço pagava na véspera!

Anónimo disse...

Quem paga adiantado é sempre mal servido.

Anónimo disse...

muitos tem inveja do grande joão e estão na camara á quese 4 anos e nada feito a não ser festas.

Anónimo disse...

Se há pouco a pagar, o prazo médio tem de ser baixo! Onde andam os investimentos públicos que tanto apregoam ser a nossa salvação? Onde andam os incentivos ao investimento privado que vos pagam os ordenados e empregam a nossa gente? Cada vez temos menos população e chegamos ao absurdo de pensar que um cheque no fim do mês, irá resolver a coisa a longo prazo.
Somos todos uns fracos, de ideias, de atitutes, e pior... de vontade de as ter!

Anónimo disse...

A Câmara paga atempadamente porque encomenda poucos trabalhos.
Que histórico se reserva para futuro deste mandato?
As Festas passam levam o dinheiro e nada trazem aos munícipes,a não ser recordações.
As obras ficam e com elas fica as pessoas que as mandaram fazer.
Um bem adquirido pode ser discutível mas é sempre um bem que fica e que todos podem utilizar.
Não adianta viver toda a vida com medo de dividas controláveis. e não fazer nada por quem o elegeu e lhe deu a confiança para governar os desígnios das pessoas que vivem no município.

Anónimo disse...

A câmara paga atempadamente porque não tem encomendado trabalhos de relevância e conseguiu controlar a sua divida.
A festas passam mas as obras ficam e ficam conotadas com eleito que as mandou fazer, mas mais importante que isso é que a obra feita é um beneficio duradouro para as pessoas que vivem no Município e as festas ficam na memoria das pessoas.
Que beneficio deixa um Presidente de câmara se no final do seu mandato não apresentar trabalho e passar o tempo todo enrolado na capa do medo não tendo ideias para dar algo de duradouro aos munícipes.
A divida desde que controlada é benéfica, o fazer obra é benéfico desde que seja um impulsionador de trabalho e contribuindo para um menor numero de despregados no município.

Anónimo disse...

A criatura das 10:49:00 e das 11:23:00, é discípula confessa de um anterior presidente de Câmara e do nunca esquecido Sócrates. Ambos endividaram o erário publico até aos cabelos. Ambos dizem que os passivos são para gerir. Um era do PPD o outro do PS. Um anda por aí à solta, o outro está de cana.
Há gente que não percebe que o desenvolvimento não se faz com obras, muito menos com folclore e festa. Faz-se com gente a empreender, disposta a criar riqueza e gerar emprego. Mais do que obras, muitas vezes de manutenção insustentável, há que apostar em quem quer trabalhar, legitimamente para si e indiretamente para a sua terra.

Anónimo disse...

Dizes muito bem anonimo das 19.46 o desenvolvimento faz-se com gente a empreender mas o dinheiro que a camara gasta em festas e folclore devia ser para ajudar a incentivar essas pessoas para criarem empregos no Concelho mas eles querem e folclore pois que aproveitem porque pelo que eu ouço isto vai acabar.Uma Ilha nao vive so de festas tudo tem limite.

Anónimo disse...

É extraordinário!!! Entreguei uma factura à câmara no dia 17 de Janeiro e sei que ela foi para um cesto com vários papeis. Esta factura foi contabilizada no dia 26 de Agosto, quem me disse foi a menina da câmara, e paga no dia 26 de Agosto, assim o prazo de pagamento foi zero dias, mas fui eu que esperei 6 meses pelo dinheiro. Boa gente esta câmara ! Vem joão

Anónimo disse...

a criatura das 19:46 pelo que me parece está tudo bem na sua ilha e para si só as obras de manutenção são uma mais valia
concordo.
É porque em sua opinião satisfeito com o que tem, e as condições que lhe são oferecidas são as suficientes para que a ilha se desenvolva.
assim sendo tem um presidente de gestão.
Será que essa é a opinião de quem vive na Ilha e de quem trabalha nas terras e todos os dias tem que se deslocar.
Quanto a criação do emprego estou completamente de acordo com empreendedorismo, tendo a Câmara como instituição pública uma responsabilidade acrescida em criar condições que chame quem quer investir na ilha.
Já agora deixe lá as conotações politicas de parte sabe não lhe fica bem comparar quem não conhece e muito menos por anonimato.

Anónimo disse...

Algo duradouro como o quê? Uma piscina aquecida totalmente paga e 1/3 da obra feita? Uma pista de karting? Não me façam rir

Anónimo disse...

A criatura das 12:01 não sei em que mundo vive. pelo o seu pensamento as Lajes Não teria uma Escola, Não teria pavilhão Gimnodesportivo, não teria Campo de Futebol, etc...
Para todas as obras serem feitas tem que se garantir que é um beneficio para a população do Município e a Piscina é um beneficio que o faz rir.... porque descrimina os jovens que vivem no município, Não sei porque estes jovens não tem o direito a ter uma piscina, quando este tipo de equipamento é benéfico para a saúde das crianças, tornado as mais saudáveis e psicologicamente mais estáveis, se puder leia um pouco sobre o tema.
Em relação as contas não sei e não quero saber o que se passou.
não tenho competência para julgar ou analisar seja o que for nessa matéria.

Anónimo disse...

Muito bem anónimo das 19.36.Tenho já 71 anos e no meu tempo nada destas coisas havia, mas sinto orgulho por todas as obras feitas pelos presidentes angelo Henriques, Cristiano Gomes, e João Lourenço,são presidentes que mere-sem todo o respeito de povo deste Concelho Lajense que sempre souberam trabalhar para o Povo. Peço desculpa de alguns erros da minha idade já um pouco avançada.

Anónimo disse...

A criatura das 09:53 conhece-me porventura de algum lado?
Algum dia lhe passei cartão?
As máscaras, ainda que travestidas de um pretenso mau português, comigo duram pouco. Porque por muito que se escondam, os gatos, inteligentemente observados, deixam sempre uma ponta do rabo de fora.
Estou naturalmente satisfeito com o que tenho.
Há quem nunca esteja e passe a vida a roer na unha, a invejar o que os outros tem.
As dividas quando tocam no que é de todos, são todas iguais. Quem paga os seus impostos, na mira do seu dinheiro ser bem empregue, quer certas criaturinhas gostem quer não gostem, tem o direito de criticar.
Ponto final.

Anónimo disse...

a pessoa das 12.01 pelo seu pensamento as lajes não deveria ter nada deveria ainda estar como no tempo do salazar. haja paciencia para tanta burrice.

Anónimo disse...

As Flores devem ter.
Nas Lages e em Santa Cruz.
As coisas ou as estruturas não se fazem para enfeitar.
Não temos dinheiro para enfeites.
Fazem-se para funcionar, trazer benefícios para as pessoas e serem sustentáveis, não criando buracões financeiros que ninguém quer pagar.
Fazer uma escola sem ter alunos para a encher, é não ter juízo.
Fazer um centro de saúde numa ilha com 4000 almas e que já tem um hospital é não ter miolo.
Fazer uma marina nova noutro ponto da ilha quando já existem um que só precisa ser melhorado, é doidura.
Fazer hotéis e geri-los é coisa de privados, não é do governo nem de camaras.
Há criatura que pensa que desenvolvimento são obras ....
Desenvolvimento é iniciativa, é criar riqueza e dar emprego. E isso, quem o faz é a iniciativa das pessoas, com apoios iguais para todos.
Quem todos os dias berra e diz que quer, concorra aos programas de ajuda, e avance... faça "obra", "desenvolva" ....
Essa coisa de não querer arriscar o seu mas querer que todos arrisquem...... está muito vista.

Anónimo disse...

O que a política faz!Tal açorda aqui vai! Só falta irem a casa uns dos outros e se comerem!

Anónimo disse...

Anónimo das 8:36 estou totalmente de acordo com tudo aquilo que disse,contudo penso que para se ter investidores na Ilha ou no município tem que ter condições para que se invista e isso cabe aos políticos terem essas ideias foram eleitos para isso, é isso que quem os elegeu espera.
Quem quer arriscar um investimento seja onde for se não tiver retorno daquilo que investiu?
A ilha das Flores tem um potencial enorme de captar turismo, por a sua Beleza Natural, mas turismo que deixe dinheiro na ilha é o que tem interesse,esses turistas só aparecem se houver condições de permanecer na ilha.
Caso contrario em um dia dão a volta a ilha e no outro dia já estão a caminho de outro sitio onde ficarem.

Anónimo disse...

Realmente muitos dos investimentos são feitos não para satisfazer necessidades das populações, mas para dar dinheiro a ganhar a alguém e no concelho das lajes embora se tenham feito muitas infraestruturas necessárias foi também esbanjado muito dinheiro, o Presidente João fez muita coisa sem organização nenhuma, com interesses no mínimo duvidosos, que não trouxeram mais riqueza ao concelho, que não servem a ninguém.
Por outro lado penso que todo o investimento que é feito sem um retorno, quer seja económico, quer seja social constitui apenas desprezo pelo dinheiro dos contribuintes. E temos exemplos disso como Sócrates, ou Joao Lourenço. Agora no concelho assistimos a uma falta de quem dá qualquer coisa, porque dar era uma obrigação, e objetivamente o João nunca deu nada seu , tenham santa paciência.

Anónimo disse...

O(a) anónimo(a) das 8:36 está aflito(a)?
Típica conversa de político(a) formatado(a) por uma ideologia assente numa disciplina de voto, que em nada tem a ver com a verdadeira vontade de fazer o bem comum! Tome lá calma porque o seu está garantido, e falar assim não custa para quem leva 4000 euros para casa e nada faz em prol da nossa sociedade!
Faça lá você! Seja empreendedor(a) e invista no nosso concelho em vez de se pavonear feito(a) galináceo ressabiado(a) e talvez assim seja reconhecido(a), não por quem é, mas pelo que fez! Repense lá a sua ideologia e pense em discordar de algumas medidas que o nosso Governo implementa!
Porque não crítica a forma como se processam as ligações aéreas para a nossa ilha e os preços exorbitantes de uma simples passagem das Flores para o Porto? Porque não crítica a forma como a saúde tem sido gerida na nossa ilha, prejudicando de sobremaneira todos aqueles que necessitam (necessidade) de sair da Ilha para ter acesso a algo constitucionalmente previsto? Porque não crítica o, cada vez mais visível, centralismo praticado pelo nosso Governo? Porque não crítica as ligações marítimas de passageiros para a nossa Ilha, que antes não existissem? Não crítica porque não precisa, mas todos os outros sim!
O mais engraçado é que o Governo Regional farta-se de apregoar que o Governo da República não cumpre com as suas obrigações para com os açorianos, mas ao fim e ao cabo, faz o mesmo com os florentinos. Basta de hipocrisia!

Anónimo disse...

O autonomista de cepa terceirense que foi corrido da liderança do PSD pela micaelense Berta Cabral, será que vai concorrer desta vez por um circulo continental que só conhece pelo mapa?

Anónimo disse...

O Senhor das 11:27 não me conhece.
Primeiro - Não sou politico e não faço tensões de o ser. Não preciso, e parece-me que está tudo dito.
Segundo - Não me deixo formatar por ninguém. Nem por clubes da bola, nem pela Santa Madre Igreja, à qual pertenço, e muito menos por partidos, sejam eles de que cor forem. Era o que faltava! Penso pela minha cabecinha, enquanto Nosso Senhor me der entendimento.
Terceiro - Quem é o senhor para avaliar em que termos for o meu empenho no bem comum?
Quarto - Ganho o suor do meu trabalho. Se é muito ou pouco, não é, nem foi, roubado a ninguém. Os pulsos doem-me. Subi à minha custa sem partidos por detrás. Ganho com o meu trabalho, e com o meu trabalho tenho servido sempre os outros.
Quinto - Quem é que lhe disse que eu não empreendo e não invisto onde entendo valer a pena?
Sexto - Nunca fui de me pavonear e o que faço, naturalmente por mim mas a pensar também nos outros, não é com o propósito de ter fama nem de ser conhecido. É para estar bem com a minha consciência.
Sétimo - Discordo deste modelo de transportes aéreos, que enriquece uma ilha e empobrece as outras oito. Discordo deste modelo de transportes que gera passagens a preços escandalosos e afugenta turistas. Estou farto de apregoar isto.Tenho a minha consciência sossegada.
Mas para que ideologia quer o Senhor que eu me volte? Para a do governo regional, que implementou esta pérola com os resultados desastrosos que estamos a ver? Para os governantes da republica, que depois de congeminarem esta maravilha, mandaram cá um secretário de estado do PPD dizer que vinha um ministro do CDS dar a radiante novidade? Para quem é que nos devemos virar, explique-me.
O centralismo de S. Miguel sempre existiu e todos passivamente se calaram. Desde os primórdios autonómicos que S. Miguel faz a oito ilhas o que lisboa fez durante séculos a nove. Nunca me calei, nem agora me calo. Não tenho o rabo preso, não faço negócios com o governo, nem devo nada a ninguém.
O governo da republica, comandado pelo PPD e pelo CDS não cumpre com as suas obrigações para com os açorianos. Veja-se a vergonha da base das Lajes onde a secretária de estado com jurisdição sobre este assunto, calou e não mexeu uma palha. Talvez porque a base se localizava na Terceira e para ela os Açores resumem-se a Ponta Delgada e S. Miguel.
Esclarecido?

Anónimo disse...

se não se faz obra até se pode pagar na altura.

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que diz o anonimo do dia 25 das 10.07.As pessoas esperam algo mais dos politicos para isso e que os elegeram.

Anónimo disse...

Como é possível esperar algo da classe política?
Não merecem pisar o chão que andam e fico-me por aqui!

Anónimo disse...

Aguardo pacientemente a chegada de um político com a coragem de por algumas coisas no sítio e uma delas era acabar com a maioria das juntas de freguesia desta ilha que dão de mamar a tanta gente desde os membros da junta aos trabalhadores que fazem o que querem e passam a maior parte do tempo nos cafés

Anónimo disse...

Dizem que o maior investimento da CMLF é no fazendense...

Anónimo disse...

Todos os políticos são iguais só vão para a politica para ajudarem as suas famílias e amigos e claro está a eles próprios, nas vésperas de eleições são só sorrisos e mentiras mas depois esquecem tudo. Quanto as juntas de freguesia era suficiente uma só em cada Concelho e não era preciso tantos membros que estão la só para receberem algum e os trabalhadores foi sempre assim muitos malandros mas na camara municipal não se trabalha mais a não ser que o Facebook seja trabalho e o mexerico também. Realmente a c.m.l.f tem investido bastante no Fazendense e no clube naval mas eles la sabem porquê.

Anónimo disse...

Como não estou a viver na Ilha, pergunto ao pessoal das Lajes se a Camara já começou a Piscina no Porto, ou se já está pronta.