sábado, 12 de setembro de 2015

Haver preço razoável do peixe para locais

Investigador considera que os açorianos não devem pagar o mesmo preço cobrado pelo peixe exportado.

Gui Menezes defende a criação de duas lotas nos Açores: uma para os compradores locais e outra para os exportadores. Só assim diz ser possível garantir que os açorianos tenham acesso a peixe de qualidade por um preço que não esteja acima das suas possibilidades.

"Só havendo uma lota [como acontece actualmente], o comprador local está a competir com o exportador, sendo que o exportador está sempre a comprar peixe por valores exorbitantes porque sabe que vai vendê-lo num mercado com maior poder de compra", frisou o investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

Gui Menezes acredita que o peixe dos Açores tem qualidade e que deve haver uma aposta nos mercados gourmet, no entanto, salienta que os açorianos "têm direito a comer o seu peixe". Havendo duas lotas, diz que o peixe exportado poderia ser vendido por um valor alto, que garantisse a sustentabilidade das espécies, porque não seria necessário capturar muita quantidade. Por outro lado, havendo uma lota destinada aos compradores locais, haveria um preço acessível ao bolso dos açorianos, o que contribuiria para a sua saúde (já que os açorianos ainda comem pouco peixe) e para o crescimento do turismo.

"Os Açores podiam ter a atração especial de serem um dos únicos sítios do mundo onde hoje ainda se pode comer bom peixe fresquinho, acabado de capturar", salientou o investigador universitário, lamentando que os restaurantes regionais não apostem no peixe de qualidade por não poderem praticar preços elevados.


Notícia: jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Duas lotas para quê?
Enquanto houver quem pague mais, e os que exportam são os que pagam mais, os preços vão ser sempre altos.
Com duas lotas o peixe para exportação vai para uma - o de melhor qualidade - e o peixe para consumo interno vai para outra, o de menor qualidade.
A diferenciação continua.
Quem é que põe o barco ao mar e vai pescar para o ir vender na lota local onde pagam menos?

Anónimo disse...

nunca deveria ter saido das lajes a lota que teve tantos anos mas por politica socialista ela cabou por sair.

Anónimo disse...

Foi o filho do josé da macaca que levou a lota para a vila.