sábado, 5 de setembro de 2015

A freguesia de Ponta Delgada

Aquela "ponta delgada" no Norte da ilha das Flores foi ocupada sensivelmente ao mesmo tempo das duas vilas, mas é desconhecida a data da sua elevação a paróquia, ainda dentro do século XVI.

A Igreja de São Pedro foi reedificada em 1763 sob impulso do poderoso padre Francisco de Fraga e Almeida, vigário e ouvidor das Flores e Corvo. Conforme o padre João de Jesus Lourenço, São Pedro é hoje a igreja mais rica em talha dourada na ilha das Flores, sendo toda madeira de cedro, como a armação. Por isto vale a pena uma visita. Património exclusivo da freguesia de Ponta Delgada, a lenda de Santo Amaro é tão singular e enraizada que todos os anos no primeiro domingo de Setembro celebra-se ainda a festa homónima. A lenda propriamente dita diz que uma estatueta de Santo Amaro foi encontrada no rolo além da Baixa Rasa, no sítio do Vento, proveniente talvez de um naufrágio; com certeza sabe-se só que foi há mais de trezentos anos. O rolo passou a chamar-se rolo de Santo Amaro e as terras de pastagem também.

Da Ponta do Albarnaz goza-se duma paisagem fenomenal sobre a costa oeste do concelho de Santa Cruz. Entre os séculos XIX e XX, esta fascinante orla marítima era conhecida em todos os Açores como sendo o lugar mais propício para o embarque de clandestinos, que aqui chegavam de todas as ilhas para emigrar "de salto", ou "pelo alto", rumo às Américas.

O cenário marítimo é fechado pelo sólido ilhéu do Monchique, rochedo à prova de ondas, mais longe a sudoeste. Este ilhéu, que pertence ao concelho e projecta a oeste a jurisdição de Santa Cruz, é muito famoso pelo que simboliza, a última partícula de terra europeia, mesmo se já assente sobre a placa americana.

As festas do Espírito Santo, numa freguesia que conta com quatro casas e cinco coroas dedicadas a esta entidade religiosa da Santíssima Trindade, são particularmente sentidas em Ponta Delgada, realizando-se entre Maio a Agosto. A 29 de Junho, juntamente com o Coração de Jesus, celebra-se a festa de São Pedro, testemunha das tradições piscatórias. No segundo domingo de Julho realiza-se, no cenário inspirador do Pico do Meio Dia, a festa de São João, com tasca e espaço coberto para bailes e, no primeiro domingo de Agosto, no sítio do Vento, tem lugar a festa da Senhora da Guia. Finalmente, no primeiro domingo de Setembro e carregada de todo o seu espírito lendário, a festa de Santo Amaro é o último acontecimento religioso e cultural peculiar da freguesia de Ponta Delgada, antes das recorrências religiosas universais típicas do Outono e Inverno.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Leio com uma certa frequência este blog e tenho notado pouco destaque para a Ponta Delgada que, pelo que vejo por fotos e videos, é um lugar de uma beleza exuberante. Serão muito bem-vindas as histórias e notícias sobre Ponte Delgada.

Anónimo disse...

Concordo com a beleza exuberante que algumas senhoras de Ponta Delgada exibem em Santa Cruz!