terça-feira, 22 de setembro de 2015

CMLF organiza Festival de Tradições

No próximo fim-de-semana realiza-se o Festival de Tradições, no Jardim Municipal das Lajes, contando com a atuação de diversos artistas locais e dos artistas terceirenses Maria e Luís Bettencourt.

Haverá ainda animação de rua com o grupo Velha Lamparina - União de Artes e Ofícios e Recriações Históricas (de Vila do Conde), uma corrida equestre com a participação de cavaleiros locais e ainda a mostra e exposição de trabalhos e materiais tradicionais, de artesãos locais.

Este conjunto de atividades insere-se nas comemorações dos 500 anos do concelho de Lajes das Flores, pretendendo a promoção e valorização da nossa cultura e das nossas tradições.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

45 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Concelho de Lajes das Flores! Quanta história nesses 500 anos! Será que em algum tempo houve emigração de gente las Lajes para o Brasil?

Anónimo disse...

mais festa está igual á terceira, obras nem vels será que para o ano vai ser do mesmo.

Anónimo disse...

Não percebo porque vem gente de santa cruz para a festa dos 500 anos das lajes. Deveria ser feita so com gente das lajes.

Anónimo disse...

Já algum tempo que não vinha às Lajes e passei de prepósito na Avenida do Emigrante para ver se já estava pronta as Obras na antiga Casa do Povo para o Posto de Socorros do Concelho das Lajes e a Rotunda que fica mais abaixo e um amigo ma disse que nada estava feito, fiquei surpreendido por nem sequer tinham começado a obra do posto de socorros anunciada o ano passado pelo Secretário, e o nosso Presidente nada diz ou esclarece a população qual é o motivo do atraso.

Anónimo disse...

este presidente não ganha mais eleições nas lajes o povo está revoltado assim como eu que pensava que seria feita muitas obras nas lajes para dar emprego já que era do mesmo partido do governo e fomos bem enganados. nunca mais vou cair na batatice de votar ps.

Anónimo disse...

Ao anonimo das 07.43 eu digo nunca ouviu dizer que com festas e bolos se enganam os tolos.Festas e mais festas 4 anos muito bom.

Anónimo disse...

A ilha das Flores tem sido muito prejudicada por este modelo de transportes aéreos que enriquece visivelmente uma ilha à custa do empobrecimento das outras. Precisamos de nos desenvolver turisticamente e temos condições naturais para isso. Mas isso só acontece com transportes decentes e minimamente acessíveis, coisa que toda a gente sabe que não acontece.
Quando quem quer vir de Lisboa às Flores, para passar uns dias de descanso, se depara com passagens a 650€ mais 150€ para duas estadias em São Miguel, não vem. Alguém duvida disso? Os digníssimos presidentes de Câmara tem dúvidas disso?
Se os deputados que livremente escolhemos, calam como ratos, o que é que podemos pensar? Calam a troco de quê? Elegemos gente para quê? Vamos votar para quê?
As Cãmaras das Flores, para além de patrocinarem festas e folguedos, com músicas e danças a toque de tambor, deviam urgentemente marcar posição. Está na hora disso. É o nosso futuro que está em causa e o dos nossos filhos.
Andam nesta região oito ilhas desencantadas enquanto uma estrebucha de tanto inchar. Mete-se pelos olhos dentro. Chegou a altura de mandar os partidos para um lugar que agente muito sabe, porque são todos feitas da mesma massa vaidosa e interesseira, e tratarmos dos nossos interesses. E as Câmaras ou alinham, libertando-se de fidelidades caninas, ou vão ser arrastadas na mesma lama.

Anónimo disse...

Os deputados não precisam de se preocupar com nada! Está bem à vista de todos que a preocupação é a barriga e o guarda roupa! Nada mais para nossa desgraça!
Quanto à nossa Câmara, a inércia é tal que são poucos os comentários a tecer acerca do desempenho do elenco camarário. Basta olharmos à nossa volta e ver no que o nosso concelho se tornou. Parou no tempo! Morreu!
Se desapontaram? A mim sim, com todas as letras estou estupefacta com o que não é feito em prol da população e do concelho. Teria sido uma época de ouro para demonstrar que realmente vieram para mudar algo, mas infelizmente, instalaram-se e governam-se sem governar quem precisa. Todos nós!

Anónimo disse...

os dois comentarios 19.54 e o das 20.49 são grandes verdades, e espero que o povo tenha aberto os olhos e que nãp torno a votar em quem nada fez por eles.

Anónimo disse...

Há uma ilha a lucrar e oito a ver o barco passar.
Isto não é de agora....
Esta autonomia serve cada vez mais uns, concentra cada vez mais numa ilha, dá peso a uns à custa do emagrecimento de outros.
Tal como o macaco imitador - a curteza de ideias não chegou para mais - faz-se a oito ilhas o que Lisboa fazia a nove antes do alvor autonómico.
Os deputados que elegemos parecem ter duas missões: calar, evitando descontentamentos quanto à ilha maior e abafar, dizendo que com estas migalhas, nunca estivemos tão bem.
A culpa é naturalmente nossa, que no lugar de escolhermos quem nos defenda e seja a nossa voz, vamos atrás de cegos, surdos e mudos que só pensam no seu tachote.
O Cana-rocha, com os seus valores de trabalho, cara lavada e sobretudo de honra, fazia mil vezes mais pela sua terra do que certos cabozes que por aí andam.
Nesta lástima, que custa aos nossos bolsos os olhos da cara, as camaras tem de assumir o seu papel.
É a elas que cabe dizer que algo anda podre neste reino e que com este modelo e com esta politica, vamos de mal a pior.
Sob pena de negligencia, que oportunamente há-de ser julgada.

Anónimo disse...

Festival de campanha politica uma semana para as eleiçoes, a camara do PS faz o Festival de tradiçoes, no fim de Setembro, tantos fins de semana houve este verão. e fica os vereadores do PSD da Camara, caladinhos há espera da chuva,,,

Anónimo disse...

mais forró nas lajes este fim de semana para tentar mais uns votos no dia 4, meus e da minha familia sei que não vão levar.

Anónimo disse...

Anda por aí um fulano, que aparenta ser chefe de uma "famiglia siciliana", que diz que votos "meus e da minha família sei que não vão levar". Este tipo de vendetta, comum até há alguns anos atrás, espelha uma mentalidade interesseira, assente numa espécie de negociação, onde o "se não me deres eu não dou" é que dita palavra. Vote o "padrinho" e a respectiva máfia em quem quiser, de acordo com os critérios que quiser e com a caneta que quiser. É com a sua consciência. Está-se tudo marimbando para isso. Dar-te? Devia ser só um manguito.

Anónimo disse...

Bora Malta, é preciso irmos todos para a Festa do PS, no Jardim Municipal das Lajes,não falte,!

Anónimo disse...

Leitores, o senhor presidente é o nosso presidente e era uma pessoa feliz desde veterinário até os Socialistas Locais e Regionais o terem afastado de Deputado Regional, estava fazendo um ótimo trabalho e exemplar, pois queriam conquistar a Câmara das Lajes, prejudicando aquele politico disciplinado e parece uma “marioneta do PS”. Como estamos em plena campanha eleitoral, não é razoável falar mal de António Costa, Vasco Cordeiro, Calos Cesar e outros. Desde há muito tempo as festas e bolos deixaram de enganar os tolos. Não parece que o timing desta festa foi feliz e acredito que não foi mais cedo para não matar outras festas na Ilha ou descuidaram-se. Sinto que o Povo está revoltado com procedimentos do PS. Uma boa festa para todos e que Santo António não castigue a Câmara.

Anónimo disse...

Gostei de ler o comentário do anónimo das 15,36 sobre o Posto de Socorros das Lajes, e a certa altura diz que o Presidente não esclarece porque motivo as Obras já não estão Prontas. Eu nem acredito em nenhum esclarecimento , só acredito se as Obras ficarem prontas e tudo montado antes do dia 4 de Outubro.

Anónimo disse...

Está confirmado senhor25 anónimo/09/2015, 19:33:00, Santa António não se zangou com a Camara nem com os seus orgãos autarquicos, até pelo contrário,!Agora Pensem!!!

Anónimo disse...

Não satisfeito com o forobodó que a Camara Municipal está fazendo no Jardim, fazendo um campanha encoberta à custa dos nossos impostos, vem agora o Srº Maciel postar no facebook altos elogios ao Sr Carlos Cesar pelo motivo de ter integrado sua lista um ilustre e conhecido florentino Ivan Castro e dando a entender ás população que embora estando em 9ºlugar tem todas as hipóteses de ser eleito.
Senhor Presidente eu presumo, pelo que vejo que na politica vale tudo, mas um bocadinho de pudor e humildade fica bem a qualquer ser humano, não passe por favor um atestado de burrice tão grande ao nosso povo, tudo tem limites

Anónimo disse...

Gostei de todo o comentário do anónimo das 19.33, mas uma frase me marcou que é a seguinte. Desde há muito tempo as Festas e Bolos deixaram de enganar os Tolos. Grande Verdade já não se amarram cais com Linguiça.

Anónimo disse...

a festa santo cristo na fazenda os santa cruz não sabem.

Anónimo disse...

A felicidade perdida por aqueles que foram para a camara pode ser recuperada, se eles saírem. A Camara é portanto um lugar abjeto, que gera infelicidade, desejável portanto para os inimigos.
Vem isto a propósito da nobreza de caracter da criatura 19:33:00, que quer colocar lá os inimigos, para serem infelizes, e retirar de lá os amigos, a quem deseja o melhor.
Inteligente!

Anónimo disse...

realmente senhor anónimo 26/09/2015, 13:43:00, Santo António sendo um santo casamenteiro, pelo que vi ontem na festa do PS, não está nada zandado com as Lajes, porque parecia haver muito amor no ar e no baile.

Anónimo disse...

Se duvidas havia da conexão politicas da festa das tradições da Camara,ficaram desfeitas ontem aquando do desfile medieval.
Alem do grupo vindo do continente, desfilaram também habilmente trajados: os nobres socialistas em poder ou vias disso
O Senhor Presidente da Camara
Senhor presidente da Assembleia
Os Senhores Vereadores da Camara
O Senhor chefe de Divisão do Desenvolvimento agrário
O senhor Chefe de Divisão da Segurança Social
O chefe de Gabinete do Srº Presidente da Camara
As adjuntas da Senhora Vereadora
Mais fazia lembrar uma arruada do António Costa.
E o PSD assiste a tudo isto impávido e sereno!Estão fiados que o D.Sebastião Lourenço vai sair do meio do nevoeiro e salva-los! fiem-se fiem-se!

Anónimo disse...

Mais uma vez os senhores da fajãzinha , usando e abusando do facto de ser a unica banda de musica das flores, intervierem nas festas concelhias.
Ora é na Festa do Emigrante, onde geralmente fazem-se muitos caros para tocar e acompanhar as marchas, recorde-se por exemplo da vez que pediram ao joão Lourenço 5 mil euros para acompanhar as marchas e o obrigou a mandar vir uma filarmonica de fora da Ilha, lembremo-nos este ano que apesar daquela mágnifica marcha que abrilhantou a festa, e que todos nos sabemos que é quase a sua principal atraçao. só puderam desfilar uma vez porque os senhores estavam cansados, agora ainda se se acrescenta o cancelamento da festa de hoje que estavam para ser realizadas no ginásio por falta de condições acusticas para os profissionais da fajãzinha tocarem
A minha opinião é que está na hora de por estes senhores no sitio de onde eles pertecem e não deixar que influenciem mais as nossas festas
O povo das Flores podia ter passado um serão bem agradável no ginásio, vendo nem fosse a actuação do grupo continental que teve mas Flores a desempenhar um trabalho bonito, mas que no jardim passou um pouco despercebido, e o nosso jovens mas mereciam mais uma vez ter mostrado o magnifico trabalho que desempenharam coma sua marcha.Assim é que incentivam pessoas!SrºMaciel passe a pensar pela sua cabeça, e os outros que governem os seus serviços que bem desgovernados estão!

Anónimo disse...

Assiste-se muito subtilmente ao lançamento de um novo socialaista e presumivel autarca nas Lajes das Flores.
E observando as palavras escritas do senhor anónimo das 27/09/2015, 13:00:00. quando se refere a um determinado senhor da segurança social tambem estar no desfile da das tradições, só me dá para pensar qual será dos vereadores do PS da camara das lajes que vai levar o chuto nas próximas autárquicas?
Quem avisa vosso amigo é!

Anónimo disse...

Espero que os nossos distintos representantes do PSD, tenham comunicado à comissão nacional de eleiões e às demais entidades. esta festa comicio encoberta, uma semana antes das eleições, quando, já não estão nas Flores a maioria dos nossos estudantes, quando a época turistica praticamente já fechou. e quando o tempo já está instável , alías como se veio a constatar-
Na minha opinião isto era uma festa para se ter feito em pleno do mês de Agosto, se possivel aproveitando uma vinda do navio de passageiros. ao meio da semana, visto que é uma altura em que está muita gente de férias, e até para não atrapalhar as festas das padroeiras das nossas freguesias, como aliás foi o caso.Tudo isto me parece muito suspeito!.Faz me lembrar à anos quando o João Lourenço lancou uma revista municipal na semana das eleições. mas nessa altura os socialistas armaram uma grande confusão!Estes amorfos do PSD é que não reagem a nada!Seja como eles quiserem.O deputado está convencido que tem lugar vitalicio na AR, espero que se engane.!

Anónimo disse...

Concordo plenamente com anonimo das 00.39.00, será que a filarmonica e a marcha vai fazer o serviço que já foi pago, ou vai ser, na festa de Nª Senhora do Rosário, é o ultimo dia de campanha do PS.

Anónimo disse...

Finalmente o PSD acordou com a campanha politica do PS esse fim de semana, reuniram essa segunda feira.
Ordem da noite:
Vamos fazer a igual:
Soluções;
Procissão de Nª Senhora do Rosário é composta pelos padroeiros da Ilha.
Presidente do PSD das Flores leva o S,Caetano ou a Cruz
Presidente do PSD das Lajes uma vela
Carlos Silva, não sei se levo Nª S, do Rosário ou S,Cristo
João Lourenço diz só levo S.Pedro do Monte
Armindo diz sou do Mosteiro levo Santa Filomena
Nelson diz se é assim meu diz para eu levar NªSª da Saude
Luis Marcelino não levo nada que estou na Tasca
Helia Lopes diz eu levo a outra Vela

E assim está composta a procissão de NªSenhora do Rosário
Será que os padres serão concordar com essa campanha politica?

Anónimo disse...

Deixam de politica e não misturam a fé se tenham com politica, juntam-se todos e peçam perdão pelos pecados que estão a fazer, venham na procissão de joelhos, que na segunda feira, uns triste e outros contentes, Deus não contentou todos.

Anónimo disse...

Senhores, não se preocupem com a filarmonica do zé da musica porque ela está dando o suspiro final, neste momento é composta por irmão, pais, irmãos, sobrinhos, tios e primos do maestro, e depois só restam crianças, e alguns professores.
é uma pena que assim seja, mas já não se ode com a arrogancia daquela gente.

Anónimo disse...

Começa a me incomodar seriamente esta ligaçao da minha Igreja à politica. Já basta de festas em conjunto, já basta de aparições publicas nas redes sociais de um antigo sacerdote,a cumprimentar o Carlos Cesar, como se tivesse mandando mensagens etc etc etc. É demais! A legítima separação entre Igreja e Estado, instituída por Cristo quando disse "dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é Deus"

Anónimo disse...

Os órgãos do Estado, das Regiões Autónomas e das autarquias locais, das demais pessoas colectivas de direito público, das sociedades de capitais públicos ou de economia mista e das sociedades concessionárias de serviços públicos, de bens do domínio público ou de obras públicas, bem como, nessa qualidade, os respectivos titulares, não podem intervir directa ou indirectamente em campanha eleitoral nem praticar quaisquer actos que favoreçam ou prejudiquem uma candidatura em detrimento ou vantagem de outra ou outras, devendo assegurar a igualdade de tratamento e a imparcialidade em qualquer intervenção nos procedimentos eleitorais.aRTº 57 da lei Eleitoral da Assembleia da Republica
Observem o que aqui está escrito e depois digam-me se não foi o que aconteceu no passado fim de semana.
Será que tenho de fazer todo o trabalho de casa do PSD.

Anónimo disse...

E uma pá de merda pela focinheira fora de certos politiqueiros tolos?

Anónimo disse...

será que os solistas aina vão fazer mais alguma festa esta semana, a meu ver não valia a pena que no concelho das lajes eles vão levar uma grande decepção, está na camara a caminho dos 4 anos e nada fizeram a não ser festa que pensam que dá emprego.

Anónimo disse...

Estou curioso para ver se os senhores deputados e os autarcas vão ao lar de idosos "arrancar" os velhos à força para irem votar. A democracia, a solidariedade e a caridade só lhes toca na veia quando é para encher os seus próprios bolsos. É lindo de se ver...

Anónimo disse...

Alguns dias depois da festa da celebração dos 500 anos Lajes das Flores e várias consultas, cheguei à conclusão tratar se duma Festa Pagã, num dos dias ou misturada com campanha eleitoral sem sucesso. O senhor vereador Meireles fez muita falta na Câmara e também para organizar cortejos, pelo amor de Deus se a intenção não era com fins políticos e como as eleições são de 4 em 4 anos e 500 anos só daqui a 500 anos, poderiam ter pedido a colaboração do ex-vereador que reside mesmo ao lado onde a festa foi realizada e ou na sua impossibilidade ainda tinham como alternativa o ex-autarca e famoso António Maria Gonçalves. Está mais do que provado que Câmara sem a colaboração dos munícipes mais experientes independentemente da cor política não vai a lado nenhum. Também a Câmara como num barco deve ter vários marinheiros, mas apenas um no leme. Os mais entendidos na política acham que os autarcas devem governar 2 mandatos, discordam de 1 ou 3 mandatos, mas se não mudar de atitudes inadmissíveis deve sair no fim do mandato, porque não merece a confiança de quem o elegeu, tratou-se de uma vitória pessoal com ajuda do povo sem necessidade de quem governa tudo e todos dentro do partido PS. Compreende-se que o Sr. Luis Maciel ex-presidente da JSD na segunda maior ilha, não foi acolhido como deveria ter sido na ilha das Flores, provavelmente por carroceiros e como ser humano e disponível naturalmente passou a colaborar com o Partido Socialista e fundou a Juventude Socialista e pensa que está entre a espada e a parede, é de lembrar que um Presidente de Câmara tem o maior peso político na ilha, os deputados e presidente do Governo são REGIONAIS. As pessoas votam na pessoa que acham o melhor para gerir a Câmara. Também estou desiludido consigo em chamar os florentinos estúpidos e mandar votar no Padrinho. Neste momento, honestamente não tenho conselho para lhe oferecer, talvez a sua colega Dr. Alice, seja a pessoa mais indicada para o encaminhar, não vejo mais ninguém sem interesse pessoal que possa colaborar consigo. Eu vou votar no esposo da senhora Laura Ferreira.
P.S. Festa pagã - Por extensão, festa imoral, mundana, a qual contraria os preceitos cristãos, promove bebidas alcoólicas, fumos, sexos, nudezes, palavrões, idolatrias, satisfaz os desejos carnais e outras coisas.

Anónimo disse...

Este Presidente da amara das Lajes deveria de estar preocupado com o Posto de Socorros das Lajes para servir seus Munícipes que ainda nem começaram as obras, preocupa-se é com festas talvez pensando que vai curar a doença de alguém. Haja paciência para aturar tanta festa.

Anónimo disse...

Há coisas maravilhosas nas Flores.
Diz que fazem festas pagãs, imorais, mundanas, que contrariam os preceitos cristãos, promovem bebidas alcoólicas e geram fumarada. Mais, diz que nessas festas se o promove sexo, a nudez, palavrões, idolatrias, e, pasme-se, se satisfazem desejos carnais e outras coisas.
Quem o conclui é o fulano das 06:05:00 depois "de várias consultas", sabe-se lá a quem.
Como não podia deixar de ser, esta salseirada toda, articula-se com campanhas eleitorais, com tramas da politica e com artimanhas nebulosas de caça ao voto.
Coisas maquiavélicas do demónio, que também envolvem "barcos" com "vários marinheiros" e um, se calhar o pior, "que vai no leme".
Que Deus Nosso Senhor nos proteja!
Este imenso apocalipse confronta-se com pensamentos profundos, inspirados nos "mais entendidos na política", onde se criticam "atitudes inadmissíveis", "vitórias pessoais", e certos "carroceiros" acoitados nalgum partido da politica.
Juro: nunca vi esta novela, nem conheço os atores desavergonhadamente apontados.
Ps: Consta que os antigos, para refinarem o tino e potenciarem a força, bebiam chá de casca de inhame cru.
Quem sabe se resulta para a esclerose?

Anónimo disse...

Estou ansioso para a procissão de Senhora do Rosário devem ter sido convidados os politicos todos do PS, vou reparar, provavel vão ir ver. alguns com o seu padroeiro às costas. ou então todos juntos no lugar de honra para parecerem muitos,

Anónimo disse...

Já ninguém pode ver um Pastor numa Festa, cheio de alegria, no Vale do Paraíso com Amor, no Ar. Junta-te a NÓS e não te arrependerás. Amor tenho um terço para ti, para tirar o Quebranto, há muito mau olhado, na tua pacata Vila das Lajes, minha mãe disse-me que essa gentinha foi sempre assim desde o tempo dos Reis. Sabias que o padre não quer assumir, disse que é a sua segunda profissão a seguir professor. Já tenho saudades de Ponta Delgada, no dia 10 talvez vamos fazer uma festa. Estou mesmo precisando de fazer um cruzeiro. No próximo verão vamos acampar, na Fajãzinha, adorava ter uma casa lá, mas são muito caras. Passado é passado, vamos reflectir na boa! FrenteX e de cabeça levantada.

Anónimo disse...

Em Outubro nunca se sabe como vai ser o tempo, aquela grande barraca que montaram, na fajã grande para o dia da Autonomia, agora poderia ser usada para a festa de Nossa Senhora do Rosário, com espaço para, as Forças Vivas da Ilha e população em geral. Meu avó pergunta se vão por o tapete vermelho da Câmara, na Estrada para os VIP, há dias fui à Câmara e não vi, alguém sabe informar se ainda existe? Meu Avó diz que o senhor José António Azevedo e Paulo Nunes é que deveriam organizar todas as festas como fazem, no dia do Agricultor e os artistas poderiam ser convidados pelas modelos Sara da ginástica e Cecília de Ponta Delgada. A senhora Gabriela das artes foi para América ou São Miguel, mas nessas alturas deveria estar cá, para aproveitar a sua experiência para melhores festas, gostamos muito dos seus versos, na marcha. Acham que o Cavaleiro também vem à festa? Vocês são um mistério, uma caixa de surpresas. Oremos para que o tempo permita SATA voar nestes dias. Sr. Rigoberto gostei de o ver BEM graças a Deus, no cortejo com seus camaradas.

Anónimo disse...

Há gente aqui com muitas dores, uns por umas razões, outros por outras razões completamente diferentes...
Mas quem aqui escrevem, são sempre as mesmas pessoas, são 2 ou 3 laranjas que comentam e voltam a comentar os seus próprios comentários porque ninguém lhes dá troco...enfim, são uns tristes que encarnam várias personagens para dar seguimento aos seus comentários...
Por outro lado, temos também 1 ou 2 rosas que parece que lhes dói um pouco alguma coisa, ainda não percebi bem o quê...
Mas uma coisa é certa, o Dom Lourenço e Exmo. Sr. Gordo, como já foram aqui chamados, nunca vão conseguir aquilo que pretendem...esqueçam lá isso e dediquem-se a outra "task"...

Anónimo disse...

estás a pensar já na derrota anónimo das 9.50, e dizes que é dois ou tres que aqui escrevem, então espera pelos outros no dia das eleições.

Anónimo disse...

começa domingo a derota do ps e muuitos vão ficar com dores de cotevelo e com medo de perder seu tacho.

Anónimo disse...

Eles dizem que o José da musisa só manda na banda filarmonica. mas afinal não é bem assim, tambem manda na senhora dos dos remédios, ou na igreja, ou em tudo sei lá!
Digo isto porque foi a unica imagem que não veio para as lajes por causa da chuva, até veio a da ponta da fajã!
Possivelmente havia uma nuvem mazinha por cima da fajãzinha. Deixá lá sempre serviu para por uma aguinha nos inhames!