segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Fenomenal eclipse total de super Lua

Na madrugada desta segunda-feira ocorrerá "um dos maiores e mais esperados acontecimentos astronómicos do ano": o eclipse total de uma super Lua. E só volta a repetir-se em 2033.

Se as condições do céu ajudarem, o eclipse total da Lua será visível na Europa Ocidental, incluindo Portugal, ocorrendo nesta madrugada um dos maiores e mais esperados acontecimentos astronómicos do ano. O último eclipse total de uma super Lua ocorreu em 1982 e o próximo só está previsto para 2033.

"A Lua entra na penumbra da Terra à 1h10 desta madrugada e a partir desse instante a Lua escurece progressivamente", explica o Observatório Astronómico de Lisboa.

"Às 2h07 a Lua entra na sombra da Terra, começando a ficar com tons mais avermelhados e acastanhados" e cerca de 40 minutos mais tarde estará à menor distância da Terra (356.877 km), uma proximidade que faz com que "a Lua apareça 14% maior no céu".

O eclipse total tem início às 3h11, com a Lua ser visível mas numa cor avermelhada e acastanhada, e atinge o seu máximo às 3h47. Três minutos depois "ocorre o instante da fase de Lua Cheia" e, pelo facto de estar à menor distância da Terra, irá assistir-se a um eclipse da super Lua.

A partir das 4h24 a Lua sairá progressivamente da sombra, explica o Observatório Astronómico.


Notícia: «Jornal de Notícias» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: